Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador alegria. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador alegria. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de junho de 2021

74. Dia de Provérbios 18:17-24 - Parte 1

17- Quando há um debate, o primeiro a falar parece ter toda a razão. Mas depois aparecem os outros a contestá-lo, e a rebater os seus argumentos.
18- Tirar à sorte é capaz de decidir o fim de uma discussão, e a posição de gente poderosa.
19- Um irmão ofendido torna-se mais impenetrável do que uma fortificação militar. As querelas fecham-no como se fossem ferrolhos dum velho castelo.
20- Para uma pessoa que sabe dar bons conselhos, isso dá-lhe satisfação como se comesse um bom prato quando está com fome.
21- Frequentemente a morte e a vida dependem da força da linguagem. Por isso quem usa dela terá de pensar bem no alcance e nas consequências do que diz.
22- Um homem que encontra uma esposa acha uma boa coisa. Ela é uma bênção da parte do Senhor.
23- O pobre fala suplicando, mas quantas vezes o rico lhe responde duramente!
24- Quem tem muitos amigos pode dar-se por muito satisfeito. Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão!

Vocês já notaram que tem pessoas que numa discussão está sempre apreensiva para falar primeiro? Eu já fui assim amadas. Tinha uma ansiedade enorme para falar logo o que eu pensava.
A vida foi me ensinando que Deus me deu um par de ouvidos já significando que eu deveria ouvir mais e falar menos. Eu fui aprendendo que a realidade era um pouco diferente do que pensava, eu fui aprendendo a ouvir mais e a separar as versões que me eram contadas. E com isso fui descobrindo as mentiras que as outras pessoas relatavam nas entrelinhas. Ouvir mais é muito melhor do que falar.
O verso 19 é muito forte. Um irmão ofendido ele se torna uma muralha. Vamos nos imaginar nessa situação. Procure se ver criando um muro todo em sua volta, sabe aquele muro tipo uma torre, arredondado? Esse mesmo. Uma torre sem porta e sem janela. E você bem no meio dessa torre totalmente fechada e alguém do lado de fora tentando falar com você. Este provérbio trata da dolorosa realidade da briga entre irmãos. Essas disputas são as mais difíceis de se resolver. Eu me lembrei de Caim e Abel, de Isaque e Ismael, de Esaú e Jacó. É por isso que o provérbio diz que o irmão ofendido resiste mais do que uma cidade bem fortificada. As disputas entre irmãos são tão fortes que Proverbios as compara às fechaduras de uma fortaleza ou às grades de um palácio.
O verso 20 diz que uma pessoa que sabe dar bons conselhos ela pode ter muita satisfação. Ele usa o exemplo da fome fazendo uma comparação. Quando alguém está com fome e lhe trazem um prato de comida a satisfação é tao grande, mais tão grande que lhe dá alegria.

Com Georgia

segunda-feira, 10 de maio de 2021

52. Dia de Provérbios 13: 7-12 - Parte 2

 7- Há quem se faça passar por rico e nada tem. Outros há que passam por pobres e têm grandes riquezas!
8- Os raptos e os pedidos de milhões para resgate nunca foi coisa que preocupasse os pobres.
9- A vida dos justos está cheia de luz. O caminho dos pecadores é escuro; e até a luzinha que o ilumina virá a apagar-se.
10- O orgulho leva sempre a discussões, mas os que admitem os conselhos são verdadeiros sábios.
11- A riqueza obtida à pressa por especulação virá a desaparecer, mas aquela que se obtém pelo trabalho virá a aumentar.
12- Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.

2. Parte

O verso 12 diz: „Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.“ Esse versiculo me toca tremendamente. Eu não sei se acontece contigo o mesmo que comigo. Quando eu espero muito tempo por alguma coisa ou quando eu tenho que me esforçar por algum tempo por alguma coisa, quando eu a consigo eu não sinto toda aquela alegria que eu gostaria de ter sentido, pois o tempo de espera e de luta foram tão longos que eu não sinto mais prazer pela conquista. 

Quando alguém espera muito tempo por uma promoção, por um reconhecimento em seu local de trabalho e a promoção não vem, o coração vai ficando triste, sem esperança. Tem gente que até fica doente quando a espera é longa demais e às vezes pelo caminho há muita injustiça. A pessoa precisa lutar com muita garra para conseguir aquilo que lhe é de direito.

O versiculo também diz que quando realizamos o sonho tão almejado essa realização traz vida e alegria quando essa espera não é longa demais a ponto de deixar a pessoa sem esperança de dias melhores. Quando o reconhecimento chega, nós queremos celebrar de tanta alegria. 

Vamos pensar agora em algumas famílias. Eu penso em algumas mães e pais que estão muitas das vezes prometendo algo aos seus filhos e nunca cumprem o que prometeu. Isso gera uma angustia nos corações dos filhos, gera tristeza, insegurança, e o pior: gera falta de confiança porque não aconteceu o que eles queriam. 

A criança sabe que seus pais, não são pessoas de palavra, prometem e não cumprem. Isso acontece muito com pais separados. A mãe diz que o pai vem visitá-lo e ai o pai não vem. Ou o pai diz que vai dar um presente e não dá.  Essa criança cresce com um coração doente de promessas não cumpridas. 

Meus pais, eram pés no chão. Não podiam, diziam logo que não podiam. Às vezes  eles nos faziam uma surpresa, nos trazendo algo delicioso da rua, mas eles logo diziam: Não contem com isso sempre.

Firmeza, sinceridade, geram confiança.

- Com Simone de Lima e Georgia

quinta-feira, 22 de abril de 2021

44. Dia de Provérbios 11: 8-14

8- O justo é libertado, salvo da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar.
9- O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.
10- No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo.
11- Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada.
12- O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado.
13- O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
14- Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

Ninguém é sem pecado diante de Deus. Mas através de Jesus, podemos chegar em oração diante do Senhor que fez todas as coisas. É assim que Salomão começa essa segunda parte do capítulo 11 de Provérbios.

Ele afirma que a pessoa justificada por Jesus, ela será liberta desse dia de juizo e angústia. Que Deus se alegra quando nos achegamos a Ele. Da mesma forma como nos alegramos quando alguém chega para nos agradecer por algo de bom que lhe fizemos.

Deus, é bom. Ele quer que saibamos disso e Ele quer que você e eu vivamos nessa bondade com todas as pessoas.

Quando vivemos sem Deus, sem Jesus no nosso dia a dia, Salomão diz que vivemos com o nosso coração sempre angustiado, com medo sobre de como será o nosso amanha.

Deus, é nossa garantia de vida e de paz interior. Essa paz que o mundo procura em tantos lugares e coisas e com falsos deuses e falsas religiões.

Jesus disse que a religião verdadeira é aquela que nos aproxima de Deus, que nos liga a Ele. Tudo o que nos afasta da presença de Deus, é falso.

- Com Claudia Lima

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

7° dia: Proverbios 2:7-14

7- Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade,

8- Para que guardem as veredas do juízo. Ele preservará o caminho dos seus santos.
9- Então entenderás a justiça, o juízo, a eqüidade e todas as boas veredas.
10- Pois quando a sabedoria entrar no teu coração, e o conhecimento for agradável à tua alma,
11- O bom siso te guardará e a inteligência te conservará;
12- Para te afastar do mau caminho, e do homem que fala coisas perversas;
13- Dos que deixam as veredas da retidão, para andarem pelos caminhos escusos;
14- Que se alegram de fazer mal, e folgam com as perversidades dos maus.

-      O Senhor quer nos dar ânimo para que busquemos a Sua presenca, a Sua sabedoria, a Sua face. Ele quer que sejamos intimos dEle. Nós sabemos que  é muito difícil nosso coração alcançar esse nível de entendimento de vida, mas o Senhor nos promete que Ele dá se O buscarmos.

-      Que  Ele reserva para nós porções da Sua Palavra que ainda nao conhecemos. Deixa-me dizer algo aqui: Deus ama quando Ele vê que estamos querendo mais dEle e das coisas que se referem a Ele.

-      Se na primeira parte do versiculo nós lemos que se nós buscarmos, se clamarmos, se, se, se, aqui o Senhor está nos dizendo que é Ele a fonte de toda a Sabedoria e que Ele quer e tem alegria em nos dar a Sua Sabedoria.  

-      O Senhor nos diz aqui amadas que partindo do ponto da nossa decisao de segui-Lo em honestidade de vida, Ele nos ajudará a cumprirmos essas coisas no nosso viver diário que nós achamos tao dificil.

-      O Senhor diz no verso 11 que se tivermos entendimento em Sua Palavra, por isso é importante lermos a Sua Palavra nem que seja um versiculo todos os dias, a palavra dEle nos protegerá e ela nos guardará.

-      Por que? Porque em posse da Sua Palavra nós estamos aprendendo a ter um viver diário diferente de tudo o que a gente pensa que deveríamos fazer. Nós comecamos a pensar mais no Senhor e comecamos a nos fazer algumas perguntas dentro de nós: Será que isso vai agradar ao Senhor? Será que eu fiz certo em responder assim?

-      „A semente é algo fascinante: você a enterra e ela cria vida. 

E Jesus nos diz: a Palavra de Deus é uma semente. Pode não parecer muito, mas os projetos da vida estão nela, na semente. Tudo o que ela precisa é de uma boa terra, o teu coração.

-      O nosso coracao para Deus é essa terra. E como está a terra do nosso coracao?

-      Quando a Palavra do Senhor em nós habita, nós passamos a saber com melhor clareza se o que fizemos foi certo ou nao, pois se temos a Palavra em nós como nosso manual de vida, o Espirito Santo nos lembrará em nosso interior se estamos fazendo a coisa certa  ou nao.

-      O verso 12 nos diz que se atentarmos para a meditacao na Palavra do Senhor, as pessoas mentirosas que temos no nosso viver que elas acabarao nos deixando, nós também a deixaremos de lado, pois veremos que esse tipo de relacionamento nao tem como fazer parte de nossa convivencia.

-      Deus NAO está falando aqui que nós somos melhores que elas e nem tao pouco diz que elas estao perdidas, para isso nós devemos ser a Luz de Cristo na vida delas com o nosso viver correto.

-      O que nós realmente estamos construindo amadas no nosso viver diario?

O que queremos realmente com a nossa vida?

-      Vamos orar?

Senhor Jesus, muito obrigada pela Tua Palavra que é eficaz em nosso coracao. Quantas riquezas Senhor e quanta coisa valiosa nós encontramos na Tua Palavra para nós. Que a semente que é a Tua Palavra caia nos nossos coracoes e encontre lugar para germinar com raízes profundas, Senhor e dar bons frutos para Ti. Ah, Senhor como seria tao bom que o mundo pudesse entender o Teu querer para a vida delas, quanto refrigério, quanto consolo a Tua Palavra trás para nós.Caminhos de paz e esperanca. Muito obrigada Pai por Teu cuidado para conosco. Obrigada Pai por este Teu Amor. Em nome de Jesus , Amém