Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Como viver em outro país?

Parte 6
A Heloisa, é uma brasileira vinda do Sul do Brasil. Trabalhava como ajudante de dentista e me perguntou se eu nao queria fazer alguma coisa. Falei com ela que nao tinha o menor jeito para ver boca de pessoas abertas. Ela riu, e me disse que nao, que seria um bico no mercado de bebibas e refrigerantes que ela trabalhava fazendo um extra. Ali ela trabalhava como caixa e como iria sair por 2 semanas de férias com o marido, ela precisava de alguém para substituí-la. Gente, eu tremi de medo. Nao me garantia de jeito nenhum, os números alemaes eram um pesadelo para mim. Para quem nao sabe, os alemaes o falam ao contrário do nosso.
Nós falamos "dezenove", eles falam: "novedez".
Nós falamos "cento e trinta e cinco" eles falam: "cem e cinco e trinta"

Você fala os números quase que automático a vida inteira e de repente tinha que pensar ao contrário??? A Heloisa me acalmou e disse que seria ótimo para que eu treinasse, assim eu iria aprender mais rápido. Me apresentou a dona do mercado. Ela era uma alema super gente fina. Nós nos demos bem na primeira olhada. Ela tinha sido casada com um português que havia falecido de câncer há uns 5 anos e deixado 7 filhos. Ela precisava trabalhar, mas que firma iria empregá-la tendo 7 filhos? Entao ela resolveu abrir um mercado de bebidas, pois beber água todo mundo precisa, e cerveja também, rs.
Petra, a minha chefe morria de rir ao me ouvir falar os números em alemao. Falava para os clientes na fila para esperar eu dizer o valor, pois eu estava a treinar os números. Nunca me esqueco da forca que ela me deu... Depois, quando o mercado ficava vazio, nós caíamos na risada juntas das minhas burrices. Quando a Heloisa voltou, ela resolveu ficar com as duas brasileiras na loja, pois ela dizia que o astral era ótimo e que lhe fazia um bem enorme na alma.

Compramos água e refrigerantes lá até hoje. O filho dela mais velho, é o nosso elétrico e como já contei aqui várias vezes, minhas amizades duram muito tempo, uma ou outra é que se vao, pois com a tempo a gente vai vendo que nao se encaixa mais. Petra, foi a primeira alema que fizemos amizade aqui na nossa cidade.
A Heloísa, é mae de 3 filhos, continua trabalhando como assistente de dentista. Meus dias ficaram mais alegres indo trabalhar lá na Petra, aprendi de vez a falar os números alemaes neste lugar. Com o dinheiro que recebi, fiz a minha carteira de motorista, ah, mas isso é assunto para uma próxima vez...

E hoje as inscricoes lá na Tertúlia Virtual estao abertas. Clique AQUI para fazer sua inscricao.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: