Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Como viver em outro país?

Minha amiga francesa que conheci no curso de alemao em Villingen, Florence.

Parte 4 - Mudando de cidade, gracas a Deus!!!

Eu cheguei na Alemanha no dia 9 de maio de 1994. Portanto amanha estarei fazendo 15 anos de Alemanha. Acho que vou fazer uma festa, rs.
Nos casamos no dia 24 de novembro de 1995, nós nos demos um bom tempo para nos conhecermos. Primeiro recebi um ano de visto onde Christian assumiu todas as despesas e responsabilidades financeiras sobre mim. Imagina!!! Eu, com 32 anos, que nunca dependi de algo assim, tive que aceitar essa condicao... e depois para as entradas dos papéis recebi outros.

Christian chegou em casa em outubro de 1995 todo empolgado e me perguntou:

- O que você acha de mudarmos de cidade?
- Que tipo de cidade? Uma menor que essa? É, porque essa só tem duas ruas principais. A do mercado e a da igreja. Tem uma outra onde os alemaes sabiamente colocaram tudo isso em uma rua só? (falei ironicamente) Vocês podem imaginar como eu estava com relacao a este lugar? Mesmo que na minha cabeca eu já tinha feito a minha decisao eu estava amarga com aquela cidade. Nao é que ela fosse feia, nao. Só nao tinha vida. Tudo fechava às 18:30, aos sábados às 13 horas e os domingos era tudo morto e nós também...

- Nao, recebi uma oferta da firma de ir para Düsseldorf. Vamos???

A única coisa que me doeu foi a despedida da minha única amiga francesa. Nós nos conhecemos no cursinho de alemao, foi triste. Eu iria para uma cidade grande e ela ficaria ali sozinha. Florence, a minha amiga, vive em Villingen até hoje.
Mantemos contato sempre. Nos nossos aniversários, emails, cartas, telefonemas, eles já vieram aqui em casa para uma semana de férias e nós lá por alguns dias e assim, já se vao 13 anos de amizade. Já escrevi aqui várias vezes no quanto eu me orgulho que as minhas amizades fazem "Bodas"... e essa é uma delas.

Düsseldorf, rio Reno, vida noturna como no Rio de janeiro.
Me senti quaaaaaaaaase que em casa, embora estivéssemos só novamente, sem nenhuma amizade. Hilden sempre foi a nossa cidade desde que chegamos aqui. Eu sempre dizia assim:

- Mae, minha cidade se chama: Hilden de Janeiro, rs. (pronunciando: riuden de Janeiro)

Depois que me familiarizei com a cidade, logo soube que morava um monte de brasileiras. Que tínhamos o clube dos portugueses e com festa anual de rua, tínhamos o clube dos espanhóis e dos gregos com as mesmas festas de rua e o melhor de tudo: Aqui todo mundo falava o tal do Hochdeutsch. O que é isso? Aqui ninguém falava em dialetos. Imagine você que a Alemanha tao pequena, tem vários dialetos onde ninguém se entende. É preciso falar o tal do alemao popular, porque o alemao considerado puro vem do norte da Alemanha. Mas o alemao que se fala aqui, é o alemao que se ouve na TV. Entao, quis aprender a lingua e fui de cabeca...


Fui para Düsseldorf fazer um curso intensivo de alemao de duracao de 10 semanas e 4 horas por dia.
Esse é o melhor tipo de curso para se fazer. Você entra num ritmo frenético, todos os dias sem pausa e você embala. Neste curso conheci duas brasileira. Somos amigas até hoje com uma delas vamos uma vez no ano a Nittel, pertinho de Trier, (clique Aqui se quiser ver o post do ano passado), e a outra vocês a conhecem, eu fui madrinha dela no ano passado quando ela se casou, clique Aqui se vc quiser ler o post). Também sao amizades de loooongas datas.
Düsseldorf é a minha cidade. Ela é linda e maravilhosa e eu procuro aproveitar o que ela nos oferece.

Indo ao Brasil depois de 4 anos é o nosso próximo assunto.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: