Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador cidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador cidade. Mostrar todas as postagens

sábado, 26 de junho de 2021

74. Dia de Provérbios 18:17-24 - Parte 1

17- Quando há um debate, o primeiro a falar parece ter toda a razão. Mas depois aparecem os outros a contestá-lo, e a rebater os seus argumentos.
18- Tirar à sorte é capaz de decidir o fim de uma discussão, e a posição de gente poderosa.
19- Um irmão ofendido torna-se mais impenetrável do que uma fortificação militar. As querelas fecham-no como se fossem ferrolhos dum velho castelo.
20- Para uma pessoa que sabe dar bons conselhos, isso dá-lhe satisfação como se comesse um bom prato quando está com fome.
21- Frequentemente a morte e a vida dependem da força da linguagem. Por isso quem usa dela terá de pensar bem no alcance e nas consequências do que diz.
22- Um homem que encontra uma esposa acha uma boa coisa. Ela é uma bênção da parte do Senhor.
23- O pobre fala suplicando, mas quantas vezes o rico lhe responde duramente!
24- Quem tem muitos amigos pode dar-se por muito satisfeito. Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão!

Vocês já notaram que tem pessoas que numa discussão está sempre apreensiva para falar primeiro? Eu já fui assim amadas. Tinha uma ansiedade enorme para falar logo o que eu pensava.
A vida foi me ensinando que Deus me deu um par de ouvidos já significando que eu deveria ouvir mais e falar menos. Eu fui aprendendo que a realidade era um pouco diferente do que pensava, eu fui aprendendo a ouvir mais e a separar as versões que me eram contadas. E com isso fui descobrindo as mentiras que as outras pessoas relatavam nas entrelinhas. Ouvir mais é muito melhor do que falar.
O verso 19 é muito forte. Um irmão ofendido ele se torna uma muralha. Vamos nos imaginar nessa situação. Procure se ver criando um muro todo em sua volta, sabe aquele muro tipo uma torre, arredondado? Esse mesmo. Uma torre sem porta e sem janela. E você bem no meio dessa torre totalmente fechada e alguém do lado de fora tentando falar com você. Este provérbio trata da dolorosa realidade da briga entre irmãos. Essas disputas são as mais difíceis de se resolver. Eu me lembrei de Caim e Abel, de Isaque e Ismael, de Esaú e Jacó. É por isso que o provérbio diz que o irmão ofendido resiste mais do que uma cidade bem fortificada. As disputas entre irmãos são tão fortes que Proverbios as compara às fechaduras de uma fortaleza ou às grades de um palácio.
O verso 20 diz que uma pessoa que sabe dar bons conselhos ela pode ter muita satisfação. Ele usa o exemplo da fome fazendo uma comparação. Quando alguém está com fome e lhe trazem um prato de comida a satisfação é tao grande, mais tão grande que lhe dá alegria.

Com Georgia

quinta-feira, 22 de abril de 2021

44. Dia de Provérbios 11: 8-14

8- O justo é libertado, salvo da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar.
9- O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.
10- No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo.
11- Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada.
12- O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado.
13- O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
14- Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.

Ninguém é sem pecado diante de Deus. Mas através de Jesus, podemos chegar em oração diante do Senhor que fez todas as coisas. É assim que Salomão começa essa segunda parte do capítulo 11 de Provérbios.

Ele afirma que a pessoa justificada por Jesus, ela será liberta desse dia de juizo e angústia. Que Deus se alegra quando nos achegamos a Ele. Da mesma forma como nos alegramos quando alguém chega para nos agradecer por algo de bom que lhe fizemos.

Deus, é bom. Ele quer que saibamos disso e Ele quer que você e eu vivamos nessa bondade com todas as pessoas.

Quando vivemos sem Deus, sem Jesus no nosso dia a dia, Salomão diz que vivemos com o nosso coração sempre angustiado, com medo sobre de como será o nosso amanha.

Deus, é nossa garantia de vida e de paz interior. Essa paz que o mundo procura em tantos lugares e coisas e com falsos deuses e falsas religiões.

Jesus disse que a religião verdadeira é aquela que nos aproxima de Deus, que nos liga a Ele. Tudo o que nos afasta da presença de Deus, é falso.

- Com Claudia Lima

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Mudando ou não o coração, remorso ou arrependimento?

Uma das coisas mais difíceis de se mudar são as nossas opiniões depois que nós nos tornamos adultos. A Biblia diz que os nossos pensamentos são os nossos corações para Deus. Ai, ai, ai, que meu coração em muitas situações ainda é muito rebelde.

Alguém me perguntou certo dia como eu poderia saber a diferença entre remorso e arrependimento. 
Essa pessoa notou que a Biblia inteira não fala uma única vez de remorso e sim de arrependimento. 
Eu disse pra ela que eu poderia sentir remorso de ter feito alguma coisa e que o remorso me traz um peso em meus pensamentos. Que sentir remorso faz muita gente ficar doente, ter depressão, sem conseguir viver em paz. 
Enquanto que o arrependimento lhe traz paz. 
Eu disse a ela que eu não sinto remorso, acho que nunca senti esse tipo de sentimento. 
Mas que eu me arrependo muitas vezes de coisas que eu falei ou fiz. E que o ato de arrepender-me me dá forças para não mais fazer pois, sei que esse é um caminho de muita dor. 
Eu no momento só consigo pensar na história de Jonas, Pedro e Judas para exemplificar isso. Judas nós sabemos que se enforcou, pois o que ele sentiu o levou a morte. Pedro, se arrependeu, e isso gerou um novo caminho na vida dele.
E, o que foi com  Jonas? 
Ele se arrependeu de não ter obedecido a Deus na missão que o Senhor lhe dera, mas ele não se arrependeu do que ele trazia em seu coração em relação ao ódio que ele sentia por aquela cidade. Leiam Jonas capitulos3 e 4. E também outras coisas na vida de Jonas. Já contei aqui, no texto de número 15. 
Jonas obedeceu mas o seu coração continuava o mesmo.
- Eu fiquei pensando se conosco não acontece o mesmo. Nós falamos assim: Sim, eu o perdoo, sim eu a perdoo, mas ele lá e eu cá. Se ela cruzar o meu caminho mudo de calçada.
- Sindrome de Jonas eu chamo a isso. 
Nós falamos que perdoamos pois, sabemos que o Senhor diz que devemos perdoar, mas no fundo no fundo não perdoamos. Pois perdoar te dá um alivio tão grande, mais tão grande que se você tiver que sentar numa mesma mesa para almoçar com aquela pessoa, você vai se sentar, você vai almoçar com ela ou com ele, você vai colocar água em seu copo e vai lhe passar a melhor parte do bife com batata frita, me acreditem.
Que o Senhor nos abençoe nessa caminhada sincera com Ele.