Você faz toda a diferenca!

sábado, 26 de junho de 2021

74. Dia de Provérbios 18:17-24 - Parte 1

17- Quando há um debate, o primeiro a falar parece ter toda a razão. Mas depois aparecem os outros a contestá-lo, e a rebater os seus argumentos.
18- Tirar à sorte é capaz de decidir o fim de uma discussão, e a posição de gente poderosa.
19- Um irmão ofendido torna-se mais impenetrável do que uma fortificação militar. As querelas fecham-no como se fossem ferrolhos dum velho castelo.
20- Para uma pessoa que sabe dar bons conselhos, isso dá-lhe satisfação como se comesse um bom prato quando está com fome.
21- Frequentemente a morte e a vida dependem da força da linguagem. Por isso quem usa dela terá de pensar bem no alcance e nas consequências do que diz.
22- Um homem que encontra uma esposa acha uma boa coisa. Ela é uma bênção da parte do Senhor.
23- O pobre fala suplicando, mas quantas vezes o rico lhe responde duramente!
24- Quem tem muitos amigos pode dar-se por muito satisfeito. Mas há um amigo que é mais chegado do que um irmão!

Vocês já notaram que tem pessoas que numa discussão está sempre apreensiva para falar primeiro? Eu já fui assim amadas. Tinha uma ansiedade enorme para falar logo o que eu pensava.
A vida foi me ensinando que Deus me deu um par de ouvidos já significando que eu deveria ouvir mais e falar menos. Eu fui aprendendo que a realidade era um pouco diferente do que pensava, eu fui aprendendo a ouvir mais e a separar as versões que me eram contadas. E com isso fui descobrindo as mentiras que as outras pessoas relatavam nas entrelinhas. Ouvir mais é muito melhor do que falar.
O verso 19 é muito forte. Um irmão ofendido ele se torna uma muralha. Vamos nos imaginar nessa situação. Procure se ver criando um muro todo em sua volta, sabe aquele muro tipo uma torre, arredondado? Esse mesmo. Uma torre sem porta e sem janela. E você bem no meio dessa torre totalmente fechada e alguém do lado de fora tentando falar com você. Este provérbio trata da dolorosa realidade da briga entre irmãos. Essas disputas são as mais difíceis de se resolver. Eu me lembrei de Caim e Abel, de Isaque e Ismael, de Esaú e Jacó. É por isso que o provérbio diz que o irmão ofendido resiste mais do que uma cidade bem fortificada. As disputas entre irmãos são tão fortes que Proverbios as compara às fechaduras de uma fortaleza ou às grades de um palácio.
O verso 20 diz que uma pessoa que sabe dar bons conselhos ela pode ter muita satisfação. Ele usa o exemplo da fome fazendo uma comparação. Quando alguém está com fome e lhe trazem um prato de comida a satisfação é tao grande, mais tão grande que lhe dá alegria.

Com Georgia

Nenhum comentário: