Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 5 de maio de 2009

Como viver em outro país?

Parte 3 - Fazer comparacoes é um erro

A avó do Christian precisou operar a coluna. Ela estava na época com 75 anos e eu me ofereci para ficar com o esposo dela que tinha 80 anos. Vi nisso a minha chance de aprender na prática o alemao. Eu estaria sozinha com o avô, um tio solteirao e mais a tia divorciada. Prato perfeito, rs. Christian iria me ver no final de semana, já que morávamos umas 2 horas e meia distante de toda a família. Aprendi muita coisa com eles. Batia papo todos os dias, conversávamos muito e eu me desinibi. Fiquei com eles uns 4 meses ou mais. Finalzinho do inverno e toda a primavera. Foi quando a família do Christian também teve a oportunidade de me conhecer melhor. Eu aproveitava o entardecer para caminhar com a mae dele pelas montanhas e ela ia me falando sobre as plantacoes de uvas...

O ruim da coisa é que eu vivia fazendo comparacoes e achava aqui uma porcaria.
O Brasil era o meu espelho mágico e se nao fosse a criminalidade, seria perfeito.
Eu reclamava que nao tínhamos como comer feijao preto. Feijoada!!! Nem pensar...abóbora com carne seca? Isso nao existe. Abóbora é comida para os porcos;((
Os legumes eram sem sabor, as frutas duras, sem cheiro. E peixe? Era só para rico e fora disso há 15 anos, só existia para esses lados o peixe de lago, de água doce, o que para mim era sem sabor. E o peixe do mar? Afinal, o norte da Alemanha tem mar. Qual seria a diferenca de se transportar os peixes de lá? A Alemanha nao transportava, ai, ai, ai.
Eu simplesmente odiava a comida. O alemao come muita batata, até porque o pós guerra isso era tudo o que eles tinham e os molhos carregados em manteiga e leite? Nossa!!! Eu passava mal, só de ver o brilho dos molhos, meu estômago embrulhava.

Aos poucos e com jeito fui colocando muuuuitos legumes no prato no nosso dia a dia. Christian, percebeu na pele dele a mudanca: Menos espinhas nas costas, menos cansaco, sono leve...menos gordura no corpo.

Eu continuava chorando viu gente, sempre que pensava nas delícias que nós temos no Brasil.
Mas isso nao é bom. O melhor, é tentar se adaptar, sem ficar se fazendo de vítima quando se vai às compras. Aprender novas receitas, novas possibilidades e aproveitar a chance que você está tendo do local para aprender a cultura. Isso é um legado que você adquiri no cotidiano.

Saí da casca de onde tinha me metido!!! Fui em busca das receitas das estacoes e descobri uma cozinha nova, com sabores diferentes do nosso brasileiro. Parei de ficar me lamentando e fazendo comparacoes, eu toquei o barco prá frente...uma bicicleta...uma moto...e por ai...

Mudando de cidade, será o nosso próximo post.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Um comentário:

Sandra disse...

Estou lendo seu diário. Muito interessante. Não é fácil. Você é uma guerreira.
Parabéns.
Sandra