Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador Provérbios 13. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Provérbios 13. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 14 de maio de 2021

54. Dia de Provérbios 13: 19-25

19- Um sonho que se realiza é coisa que faz bem à alma. Os loucos recusam abandonar os seus desejos quando são condenáveis.
20- Se fores companheiro de pessoas sensatas, ganharás entendimento; mas, se andares com gente tola, ver-te-ás em apuros.
21- O mal persegue os pecadores, enquanto que bênçãos seguem os passos dos justos.
22- Uma pessoa de entendimento procura deixar uma herança para os seus filhos e netos. Os pecadores, quando morrem, aquilo que têm é como um depósito a favor dos justos.
23- A terra que o pobre cultiva pode ser muito rica, mas frequentemente são as injustiças que o tornam pobre.
24- Se recusares disciplinar o teu filho, dás provas de que não o amas devidamente. Porque se o amasses saberias castigá-lo sempre que é preciso.
25- O justo come e fica satisfeito; no entanto os maus andam sempre com fome.
 

O livro de Provérbios é riquissimo em seus ensinamentos e eu a cada dia que estudo mais fascinada vou ficando com este aprendizado. O verso 25 é uma paulada na cabeça. „O justo come e fica satisfeito; no entanto os maus andam sempre com fome.“ 

Quando a gente olha ao nosso redor,  nós vemos tanta gente fazendo tanta coisa errada e nós achamos que essa pessoa tá numa boa, né? 

É casa boa, é carro bom, seus negócios dão sempre certos, mesmo que a gente saiba que muitas das vezes a riqueza daquela pessoa é de tráfico de drogas, é de furto, é de corrupção, é vida de sexo, mas às vezes a gente fica indignada se perguntando do que adianta a gente fazer tudo direitinho, andar na linha da vida, sendo bom exemplo para os nossos filhos enquanto que esse tipo de pessoa que só vive enganando as pessoas estão se dando bem. 

E ai uma voz gritou aqui dentro dos meus pensamentos me perguntando assim: você toma remédio para dormir? Você toma remédio para viver o teu dia a dia, para conseguir ficar de pé? Você precisa se esconder quando alguém bate a tua porta? 

E eu fui respondendo que não. E então eu comecei a ver que esse tipo de vida que eu estava achando legal, não tem nada a ver comigo. Que eu me deito e me levanto em paz que não preciso ficar dando explicações de nada que eu faço, porque tudo o que eu faço é visivel. Que eu não sou estressada, uma pessoa nervosinha dando ataques com as pessoas ao meu redor,  que eu sou uma pessoa de confiança, que eu tenho amigos, minha familia e as pessoas acreditam em mim. Eu sou uma pessoa feliz e essas pessoas que eu estava dando tanto valor, elas são pessoas vazias, sem nada que as façam realmente felizes. 

São infelizes, precisam buscar tantas coisas para preencher o vazio que elas têm. Que a Pessoa de Jesus lhes falta em suas vidas. 

- Com Simone de Lima e Georgia Aegerter

quarta-feira, 12 de maio de 2021

53. Dia de Provérbios 13: 13-18

13- O que despreza a palavra de Deus virá a perder-se, mas o que respeita os seus mandamentos será bem sucedido.
14- O ensino dos sábios é uma fonte de vida, capaz de desviar das armadilhas da morte.
15- O bom senso é coisa sempre apreciada. O caminho da gente corrupta é duro de trilhar.
16- Um indivíduo prudente age com conhecimento de causa; o insensato até faz gala da sua cretinice.
17- Um mensageiro que não é de confiança pode provocar muito transtorno. O embaixador digno de crédito saneia as situações.
18- Quando se rejeita a repreensão, virá a cair-se na pobreza e na desgraça. Contudo se se sabe aceitar a crítica sã, está-se no caminho da honra.

Os versiculos de hoje falam de bom senso. 

Eita coisinha dificil da gente achar. Tem tanta gente que não tem senso nenhum. 

Eu vou falar por mim. Às vezes o meu senso parece que sai de férias.  Eu me pego fazendo e  falando umas coisas que não tem senso, brincadeira. 

Quando a gente tem bom senso, a gente pode ser o embaixador dentro da nossa casa. Tem gente que no meio de uma confusão em familia ou no trabalho ou entre amigos, chega com uma palavra apaziguadora, enquanto outras pessoas parece que chegam com óleo quente perto do fogo. 

Aquele que tem bom senso, sabe utilizar das palavras em seu favor. Essa pessoa tem sempre uma palavra que traz conforto e acalma a situação. Vocês conhecem alguém assim? Pessoas que têm bom senso sabem o que dizer na hora certa, pois tem coisa que não pode ser deixada prá lá e precisa ser dita mas a pessoa de bom senso ela também sabe a hora de se calar. Eu admiro muito esse tipo de pessoa. Eu acho que ela já nasceu assim.

E finalizando os versiculos de hoje, Salomão diz que há um grupo de pessoas que não sabem fazer nenhuma critica construtiva e que a gente não deve dar ouvidos a ela, senão a gente cai em desgraça. Sabe aquele tipo de pessoa que só abre a boca pra falar bananas? Fuja delas.

- Com Simone de Lima e Georgia Aegerter

segunda-feira, 10 de maio de 2021

52. Dia de Provérbios 13: 7-12 - Parte 2

 7- Há quem se faça passar por rico e nada tem. Outros há que passam por pobres e têm grandes riquezas!
8- Os raptos e os pedidos de milhões para resgate nunca foi coisa que preocupasse os pobres.
9- A vida dos justos está cheia de luz. O caminho dos pecadores é escuro; e até a luzinha que o ilumina virá a apagar-se.
10- O orgulho leva sempre a discussões, mas os que admitem os conselhos são verdadeiros sábios.
11- A riqueza obtida à pressa por especulação virá a desaparecer, mas aquela que se obtém pelo trabalho virá a aumentar.
12- Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.

2. Parte

O verso 12 diz: „Uma esperança muito demorada faz o coração doente; mas quando os sonhos se realizam trazem vida e alegria.“ Esse versiculo me toca tremendamente. Eu não sei se acontece contigo o mesmo que comigo. Quando eu espero muito tempo por alguma coisa ou quando eu tenho que me esforçar por algum tempo por alguma coisa, quando eu a consigo eu não sinto toda aquela alegria que eu gostaria de ter sentido, pois o tempo de espera e de luta foram tão longos que eu não sinto mais prazer pela conquista. 

Quando alguém espera muito tempo por uma promoção, por um reconhecimento em seu local de trabalho e a promoção não vem, o coração vai ficando triste, sem esperança. Tem gente que até fica doente quando a espera é longa demais e às vezes pelo caminho há muita injustiça. A pessoa precisa lutar com muita garra para conseguir aquilo que lhe é de direito.

O versiculo também diz que quando realizamos o sonho tão almejado essa realização traz vida e alegria quando essa espera não é longa demais a ponto de deixar a pessoa sem esperança de dias melhores. Quando o reconhecimento chega, nós queremos celebrar de tanta alegria. 

Vamos pensar agora em algumas famílias. Eu penso em algumas mães e pais que estão muitas das vezes prometendo algo aos seus filhos e nunca cumprem o que prometeu. Isso gera uma angustia nos corações dos filhos, gera tristeza, insegurança, e o pior: gera falta de confiança porque não aconteceu o que eles queriam. 

A criança sabe que seus pais, não são pessoas de palavra, prometem e não cumprem. Isso acontece muito com pais separados. A mãe diz que o pai vem visitá-lo e ai o pai não vem. Ou o pai diz que vai dar um presente e não dá.  Essa criança cresce com um coração doente de promessas não cumpridas. 

Meus pais, eram pés no chão. Não podiam, diziam logo que não podiam. Às vezes  eles nos faziam uma surpresa, nos trazendo algo delicioso da rua, mas eles logo diziam: Não contem com isso sempre.

Firmeza, sinceridade, geram confiança.

- Com Simone de Lima e Georgia

quinta-feira, 6 de maio de 2021

51. Dia de Provérbios 13: 1-6

 1- O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. 

2- Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência. 

3- O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. 

4- A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. 

5- O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. 

6- A justiça guarda ao que é de caminho certo, mas a impiedade transtornará o pecador.


Quando você tem um assunto pra conversar com alguém ou seja entre marido e mulher, ou com alguém da familia, ou em questões de trabalho o bom seria antes você preparar de antemão os tópicos para essa conversa. Por que? Porque assim, nós não vamos despejar tudo de uma só vez na cara da outra pessoa, nós não vamos agredir com nossas palavras a outra pessoa. Quando fazemos anotacões sobre o que vamos falar, mostra que pensamos sobre o assunto, mostra que temos domínio sobre o que vamos falar. 

O verso 3 diz assim: „O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói“. Quando vamos conversar com as outras pessoas sobre qualquer assunto, precisamos ter o cuidado de não destruir as nossas vidas e a vida da outra pessoa. Eu mesma já disse pra vocês aqui no quanto eu preciso me policiar e no quanto eu sou grata a Deus por colocar amigas no meu caminho que me ajudam, que me alertam no quanto às vezes eu me expressei mal quando falei com elas. Sabe, nem sempre eu gostei do puxão de orelhas que levei delas, mas quando coloquei minha cabeça no travesseiro e refleti sobre o que eu ouvi dela ou delas, eu pude ver que mesmo que eu estava cheia de bons pensamentos a respeito, a maneira como agi, falei e reagi, não foi legal. E amados nós só aprendemos se abrimos o nosso coração para aprender.

Quantas vezes a gente deixa se levar pela emoção do momento e estragamos tudo. Muitas das vezes por uma coisa boba, sem importancia, mas por causa da emoção a coisa desandou e a gente se mete numa enrrascada que nos faz amargar. Muitas das vezes a gente tinha até razão mas o modo como a gente se dirige ao outro é que azeda toda a situação. E o 6. versiculo é lindo demais:

„A justiça guarda, protege ao que anda no caminho certo.“


- Com Simone Lima e Georgia Aegerter