Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 6 de maio de 2021

51. Dia de Provérbios 13: 1-6

 1- O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão. 

2- Do fruto da boca cada um comerá o bem, mas a alma dos prevaricadores comerá a violência. 

3- O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói. 

4- A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta. 

5- O justo odeia a palavra de mentira, mas o ímpio faz vergonha e se confunde. 

6- A justiça guarda ao que é de caminho certo, mas a impiedade transtornará o pecador.


Quando você tem um assunto pra conversar com alguém ou seja entre marido e mulher, ou com alguém da familia, ou em questões de trabalho o bom seria antes você preparar de antemão os tópicos para essa conversa. Por que? Porque assim, nós não vamos despejar tudo de uma só vez na cara da outra pessoa, nós não vamos agredir com nossas palavras a outra pessoa. Quando fazemos anotacões sobre o que vamos falar, mostra que pensamos sobre o assunto, mostra que temos domínio sobre o que vamos falar. 

O verso 3 diz assim: „O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que abre muito os seus lábios se destrói“. Quando vamos conversar com as outras pessoas sobre qualquer assunto, precisamos ter o cuidado de não destruir as nossas vidas e a vida da outra pessoa. Eu mesma já disse pra vocês aqui no quanto eu preciso me policiar e no quanto eu sou grata a Deus por colocar amigas no meu caminho que me ajudam, que me alertam no quanto às vezes eu me expressei mal quando falei com elas. Sabe, nem sempre eu gostei do puxão de orelhas que levei delas, mas quando coloquei minha cabeça no travesseiro e refleti sobre o que eu ouvi dela ou delas, eu pude ver que mesmo que eu estava cheia de bons pensamentos a respeito, a maneira como agi, falei e reagi, não foi legal. E amados nós só aprendemos se abrimos o nosso coração para aprender.

Quantas vezes a gente deixa se levar pela emoção do momento e estragamos tudo. Muitas das vezes por uma coisa boba, sem importancia, mas por causa da emoção a coisa desandou e a gente se mete numa enrrascada que nos faz amargar. Muitas das vezes a gente tinha até razão mas o modo como a gente se dirige ao outro é que azeda toda a situação. E o 6. versiculo é lindo demais:

„A justiça guarda, protege ao que anda no caminho certo.“


- Com Simone Lima e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: