Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador importante. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador importante. Mostrar todas as postagens

sábado, 4 de setembro de 2021

103. Dia de Provérbios 26:1-9

 1- Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra.
2- Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.
3- O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.
4- Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
5- Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
6- Os pés corta, e o dano sorve, aquele que manda mensagem pela mão dum tolo.
7- Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos.
8- Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.
9- Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos.

Uma vez eu me peguei pensando como seria se caísse neve em pleno verão? Creio que seria desastroso para a natureza. Da mesma forma se chovesse torrencialmente quando as pessoas estivessem nos campos colhendo todo o plantio. E essa situação encaixa exatamente com o que os verso de hoje diz que a gente não pode dar crédito e nem empolgarmos as pessoas que têm idéias insanas. Que nós não devemos apoiá-las. Porque senão ele vai pensar que está fazendo algo de bom e útil e continuará agindo com loucura.

O verso 3 diz que "O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas do tolo." Assim como o cavalo não obedece a menos que seja punido com chicote, e da mesma forma o burro não obedece a menos que seja punido com cabresto, o tolo também não obedece se não for punido com uma vara nas costas. Nós estamos vendo isso todos os dias. Pessoas que não conseguem sair do buraco onde elas estão porque querem tomar caminhos errados. Quebram a cara, quebram o nariz mas não estão aprendendo, insistem no erro.

Agora os verso 4 e 5, ele diz pra gente não ficar batendo boca com gente sem noção, com pessoas que perderam o equilíbrio da realidade. A Biblia diz: não perca o teu tempo com isso. Deixa essa pessoa latir o quanto ela quiser, você não precisa revidar, você não precisa ser igual a essa pessoa e nem agir no mesmo nível que ela. Seja superior ou então você será chamada de louca assim como ela.

O verso 6 nos aconselha a não enviarmos uma mensagem importante por uma pessoa irresponsável. Isso é a mesma coisa que dizer: Não coloque coisa que te são importantes como gerenciar a tua casa nas mãos de pessoas incompetentes, irresponsáveis. Cuide do que é teu, cuida você mesma daquilo que lhe é importante.

Com Georgia

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

102. Dia de Provérbios 25:21-28

 21- Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;

22- Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o Senhor to retribuirá.
23- O vento norte afugenta a chuva, e a face irada, a língua fingida.
24- Melhor é morar só num canto de telhado do que com a mulher briguenta numa casa ampla.
25- Como água fresca para a alma cansada, tais são as boas novas vindas da terra distante.
26- Como fonte turvada, e manancial poluído, assim é o justo que cede diante do ímpio.
27- Comer mel demais não é bom; assim, a busca da própria glória não é glória.
28- Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

O verso 21  é um dos princípios mais importantes ao lidar com o próximo, seja ele nosso amigo ou nosso inimigo como aqui o verso diz. Jesus repetiu esse princípio importante no Sermão da Montanha. Mateus 5:44 diz: “Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, abençoai os que vos maldizem. Vamos dar mão a palmatória: como é dificil isso não é? A gente estender a nossa mão de ajuda para alguém que nos fez ou nos faz mal. Como é dificil esquecer a ingratidão de uma pessoa que ajudamos a sair do buraco, fomos o seu socorro e depois ela ainda sai por ai falando mal da gente ou falando dos nossos defeitos. A primeira vontade que dá é de pegar essa pessoa pelo pescoço e sacudir até que ela peça chorando para pararmos. Mas não foi isso que Jesus nos ensinou. Ele disse: dá de comer, dá de beber e ore por essa pessoa. Orar por essa pessoa? Mas prá quê tudo isso Jesus? Foi a minha pergunta a Ele há alguns anos atrás e ai um belo dia eu entendi. Orando pela pessoa que fala mal de mim, ela não terá forças em suas palavras de convencer as outras pessoas do que ela está falando. Orando por ela, as outras pessoas verão que quem está equivocada e sendo ingrata é ela. Orando por ela eu enfraqueço o lado mal dela. Orando pelo nosso inimigo nós progredimos diante de seus olhos. E quem sabe com o tempo ela vai reconhecer que não foi leal contigo e nem comigo e vem nos pedir desculpas, quem sabe...eu creio!

Com Georgia