Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador nariz. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador nariz. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 14 de outubro de 2021

120. Dia de Provérbios 30:29-33

 29- Estes três têm um bom andar, e quatro passeiam airosamente;
30- O leão, o mais forte entre os animais, que não foge de nada;
31- O pavão; o bode também; e o rei a quem não se pode resistir.
32- Se procedeste loucamente, exaltando-te, e se planejaste o mal, leva a mão à boca;
33- Porque o mexer do leite produz manteiga, o espremer do nariz produz sangue; assim o forçar da ira produz contenda.

Agur está observando a natureza no reino animal. E ele observa que o leão é o mais forte de todos os animais. O leão não teme a nada, não desiste da sua presa e observa tudo com sua cabeça altiva como um verdadeiro rei.

- O pavão é um animal que chama a atenção pela beleza impressionante da sua cauda e o bode nos chama a atenção pela força do seu chifre. Vocês sabiam que um bode luta até a morte para proteger a sua família, a sua cria?

- Agur finalmente fala do homem, sobre o seu orgulho de ter um belo exército, uma bela casa, um belo carro e esse orgulho encheu o coração de muitas pessoas. Também fala da pessoa que age loucamente planejando fazer o que é mal.

- Se formos comparar estes 3 animais com a nossa vida cristã, eu diria: O cristão deve ter um caminhar limpo em sua vida. Andar com firmeza com Cristo mas ao mesmo tempo com atitudes humildes e de amor ao próximo.

- Agur chama a atenção da atitude insensata de quem vive provocando as pessoas ao seu redor. Pessoas que vivem jogando indiretas. Ele aconselha: - não bata tanto o leite senão ele vai virar manteiga e também PARE de torcer o nariz, senão vai sair sangue. O que ele está querendo dizer com isso?

- Pare de fazer problemas, pare de ser um problema na vida das pessoas. Viva a sua vida, deixa os outros viverem as suas.

Que o Senhor que fez os céus e a terra nos ajude a sermos melhores a cada dia.

Com Georgia

sábado, 4 de setembro de 2021

103. Dia de Provérbios 26:1-9

 1- Como a neve no verão, e como a chuva na sega, assim não fica bem para o tolo a honra.
2- Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá.
3- O açoite é para o cavalo, o freio é para o jumento, e a vara é para as costas dos tolos.
4- Não respondas ao tolo segundo a sua estultícia; para que também não te faças semelhante a ele.
5- Responde ao tolo segundo a sua estultícia, para que não seja sábio aos seus próprios olhos.
6- Os pés corta, e o dano sorve, aquele que manda mensagem pela mão dum tolo.
7- Como as pernas do coxo, que pendem flácidas, assim é o provérbio na boca dos tolos.
8- Como o que arma a funda com pedra preciosa, assim é aquele que concede honra ao tolo.
9- Como o espinho que entra na mão do bêbado, assim é o provérbio na boca dos tolos.

Uma vez eu me peguei pensando como seria se caísse neve em pleno verão? Creio que seria desastroso para a natureza. Da mesma forma se chovesse torrencialmente quando as pessoas estivessem nos campos colhendo todo o plantio. E essa situação encaixa exatamente com o que os verso de hoje diz que a gente não pode dar crédito e nem empolgarmos as pessoas que têm idéias insanas. Que nós não devemos apoiá-las. Porque senão ele vai pensar que está fazendo algo de bom e útil e continuará agindo com loucura.

O verso 3 diz que "O açoite é para o cavalo, o freio para o jumento, e a vara para as costas do tolo." Assim como o cavalo não obedece a menos que seja punido com chicote, e da mesma forma o burro não obedece a menos que seja punido com cabresto, o tolo também não obedece se não for punido com uma vara nas costas. Nós estamos vendo isso todos os dias. Pessoas que não conseguem sair do buraco onde elas estão porque querem tomar caminhos errados. Quebram a cara, quebram o nariz mas não estão aprendendo, insistem no erro.

Agora os verso 4 e 5, ele diz pra gente não ficar batendo boca com gente sem noção, com pessoas que perderam o equilíbrio da realidade. A Biblia diz: não perca o teu tempo com isso. Deixa essa pessoa latir o quanto ela quiser, você não precisa revidar, você não precisa ser igual a essa pessoa e nem agir no mesmo nível que ela. Seja superior ou então você será chamada de louca assim como ela.

O verso 6 nos aconselha a não enviarmos uma mensagem importante por uma pessoa irresponsável. Isso é a mesma coisa que dizer: Não coloque coisa que te são importantes como gerenciar a tua casa nas mãos de pessoas incompetentes, irresponsáveis. Cuide do que é teu, cuida você mesma daquilo que lhe é importante.

Com Georgia