Você faz toda a diferenca!

Mostrando postagens com marcador Proverbios 4. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Proverbios 4. Mostrar todas as postagens

sábado, 20 de fevereiro de 2021

19° Dia Proverbios 5:1-6

1- Filho meu, atende à minha sabedoria; à minha inteligência inclina o teu ouvido;
2- Para que guardes os meus conselhos e os teus lábios observem o conhecimento.
3- Porque os lábios da mulher estranha destilam favos de mel, e o seu paladar é mais suave do que o azeite.
4- Mas o seu fim é amargoso como o absinto, agudo como a espada de dois gumes.
5- Os seus pés descem para a morte; os seus passos estão impregnados do inferno.
6- Para que não ponderes os caminhos da vida, as suas andanças são errantes: jamais os conhecerás.

Quanto AMOR de Deus está no livro de Provérbios para nós. Quantos cuidados com a nossa vida.

- Quem seria essa mulher estranha que Salomão se refere? Com certeza ele estava falando do envolvimento com uma outra mulher que não seja a tua. Seria aquela mulher com quem você talvez trabalha, talvez uma vizinha pela qual você se deixa ser atraido.

- Salomão diz que ela tem lábios de mel, isso quer dizer que o que ela fala é tudo o que você gosta de ouvir, tudo lhe cai doce aos ouvidos e por isso você lhe dá atenção.

- Salomão diz que o fim de tudo isso, o fim de todo adultério é amargo e que a gente não deve se deixar envolver com essas coisas. Que o fim é de morte e morte como se fosse por uma facada.

- Nós sabemos o quanto a separação de uma familia dói na alma. Salomão diz que os teus pés te levam para a morte, te levam para o inferno. E embora ele tenha se referido a mulher, porque ele estava dando conselhos ao seu filho, não vamos esquecer que nós mulheres também estamos incluidas a não nos envolvermos num adultério.

- Uma vez ouvi alguém dizer assim: pegue duas folhas de um caderno grande e cole uma folha na outra bem coladinho, deixe somente um cantinho numa das pontas sem ser colada. Deixe-a secando até o dia seguinte e no dia seguinte tente descolar uma folha da outra, tente, e veja qual é o resultado.

O resultado é que você jamais obterá as duas folhas por inteiro, elas vão se rasgar. Do mesmo jeito é o resultado do adultério, todos os lados nessa história vão sair rasgados, machucados e os filhos mais ainda. 

Com Isabel Branco e Georgia Aegerter

terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

18° Dia Proverbios 4:21-27

21- Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22- Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23- Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24- Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25- Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26- Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27- Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.

- A Palavra de Deus é vida para aqueles que dedicam tempo em lê-la e principalmente em fazer o que ali está escrito. Salomão diz que tudo isso é saúde para o nosso coração.

- O Verso 24 me chamou atenção. Se antes Salomão nos dizia para nos afastarmos das pessoas más, que ficam tramando fazer tudo o que é de ruim. Aqui ele fala diretamente conosco e não mais com os outros. „Desvia“ a falsidade da TUA boca. Quantas vezes nós sabemos que o que estamos dizendo não é verdade?

Quantas vezes estamos bajulando alguém e deixando aquela pessoa ir por um caminho de vida totalmente falso, mas por causa da amizade que você tem com aquela pessoa e quer mantê-la, você não diz que ela está ridicula, ou você não diz que ela precisa lutar por sua vida.

- Salomão diz mais, ele diz: „afasta“ de você essas palavras perversas. Se  você não pode ser sincera, então não diga nada. Jesus mantinha sempre o foco na Palavra de Deus e segir a Palavra é andar no caminho estreito como disse Jesus. o que isso significa: Não é seguir a grande multidão do mundo, mas uma pequena multidão que tem se dedicado a ler este livro cheio de sabedoria para as nossas vidas: A Biblia.

Com Isabel Branco e Georgia Aegerter

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

17° Dia Proverbios 4:14-20

14- Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
15- Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16- Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
17- Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
18- Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19- O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
20- Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.

- Salomão, orientado por Deus nos diz que NAO devemos tomar decisões pelas circunstancias do momento. Ás vezes as injustiças nas nossas vidas são tão grandes que nos deixamos levar pela nossa indignação, nós perdemos a esperança e passamos a ter pensamentos até de morte. Outros pensam que ninguém o ama ou a ama, então a vida não faz mais sentido, ou então pensam que suas vidas não têm valor. Hey, é uma fase, é um momento. Vai passar. Todos nós passamos por fases ruins em  nossas vidas. Pode até parecer que não vai passar, mas vai. Em nome de Jesus, vai passar. Tenha esperança, tenha fé mesmo que você pense que sua fé seja pequena.

- Nós sabemos que existem  pessoas que são  infelizes com elas mesmas. E elas  nos afetam, mesmo quando queremos fazer alguma coisa boa para a vida dela. Esse tipo de pessoa com certeza sofreu muito em sua infancia ou na sua adolescencia ou ela sofreu uma forte amargura pelo caminho. Elas são pessoas que precisam de muito amor e muitos cuidados.

- Mas Salomão não está aqui falando sobre elas ele fala sobre um outro grupo de pessoas: Ele fala de pessoas que vivem fazendo intrigas, fofocas e que são venenosas em suas palavras debochadas. Ele diz que nós devemos fugir desse tipo de pessoa.

- E ele fala algo maravilhoso sobre as pessoas que buscam a Deus nesses momentos dificeis em suas vidas. Que a Luz de Cristo começa a brilhar como a luz da aurora, e como é a luz da aurora? Ela vai raiando bem devagarinho no céu até que tudo fica claro. A luz da aurora, não chega de uma só vez como um sol forte, mas ela vai chegando devagarinho nos mostrando o caminho que devemos seguir. Amém.

Com Isabel Branco e Georgia Aegerter

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

16° Dia: Provérbios 4:7-13

7- A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
8- Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9- Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
10- Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
11- No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
12- Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
13- Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.


- Mais uma vez Salomão ressalta a importancia de nos dedicarmos a leitura desse livro, chamado Biblia. Ele diz: "esses ensinos são bons" e que devemos investir nosso tempo em adquirir esse entendimento sobre o que Deus ali escreveu para nós.
- No Verso 12 há um grande conselho. O que será que Salomão quis dizer com: „não se embaraçarão os meus passos e se eu correr não cairei“?
- Eu penso que na vida há tantos caminhos que nos parecem ser bons, mas depois a gente vê que não valeu a pena segui-lo. Quantas vezes por causa da minha preguiça, eu deixei uma boa oportunidade na minha vida passar? Quantos começaram a dar só um "tapinha" nas drogas, e depois precisaram de algo mais forte? Quantos dias de tristeza e frustração e ansiedade e melancolia e dias de depressão porque tomamos o caminho mais curto e mais fácil?
- Salomão, nos convida a estarmos firmes nessa Palavra. Que nela eu terei forças para decidir o melhor para mim.
- Eu fiquei pensando no convite que Jesus fez aos discipulos e também fez e faz a nós de segui-Lo.
- A chave para alcançar o Reino de Deus está nessas duas pequenas palavras: seguir a Jesus. Como?
- Se colocarmos Deus em primeiro lugar na nossa vida.

Com Isabel Branco e Georgia Aegerter