Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 17 de agosto de 2021

94. Dia de Provérbios 24:1-7

1- Não tenhas inveja dos homens malignos, nem desejes estar com eles.
2- Porque o seu coração medita a rapina, e os seus lábios falam a malícia.
3- Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;
4- E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis.
5- O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.
6- Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.
7- A sabedoria é demasiadamente alta para o tolo, na porta não abrirá a sua boca.

Parte 1

Este capítulo 24 de Provérbios, tem como subtítulo: Palavras do SÁBIO. Neste primeiro conselho do capítulo, o sábio evidencia seu discurso com uma clara advertência: "Não tenhas inveja..." Nesta situação o alerta é para não ter inveja dos maus! Nem procurar ter amizade com eles. E revela exatamente onde está o problema nessa amizade: Está no que eles pensam e no que eles falam.

- Fuja deles! "Eles só pensam em violências e, quando falam, é para ferir alguém."

Precisamos estar atentas às nossas palavras e também no que pensamos. Nossas amizades precisam saber que certas palavras não fazem parte de nosso vocábulo. Nós também não precisamos invejar o homem mau e nem admirá-lo. Por mais que queiram nos convencer de que falar "a nossa" verdade para a outra pessoa possa ser libertador nem sempre esse é o melhor caminho.

- A Biblia diz que há tempo para tudo e principalmente precisamos ajudar as outras pessoas a amadurecerem. Eu tive que aprender a amadurecer.

Nós sabemos que nem todo mundo está pronto para receber o puxão de orelhas, até para isso, precisamos puxá-las no momento certo. O melhor é que eu e você tenhamos uma vida tão transparente, mas tão transparente que a outra pessoa possa aprender com o nosso viver.

Parte 2

O versículo 3 traz a chave do bom relacionamento.

"Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece;"

- A sabedoria! Sim, é com sabedoria que se constrói a família. Tomando boas decisões, agindo com firmeza. Com entendimento! Sobre a prudência a familia se estabelece! Devemos com sabedoria manter o diálogo na familia, sem xingamentos e palavras agressivas.

- Quando uma das partes que está dialogando se exaltar, começar a falar mais alto a outra parte deve se manter calma e falar até mais baixo para que a outra pessoa perceba que ela está falando alto.

Procure se valorizar quando o diálogo começar a ficar quente.

- O valor é algo que o dinheiro não pode comprar.

O companheirismo, o respeito, a dedicação, sua família, sua casa, seus cômodos, seu quarto se inundará destas riquezas! Assim cabe a nós escolhermos o segredo da verdadeira vitória ainda que para isto nos caiba estar em uma aparente derrota assumindo a submissão em nome da paz...

- Para vivermos posteriormente a vitória...ou escolheremos uma aparente sensação da vitória, em um grito com palavras que emudecem com quem estamos discutindo? Seja ele marido, ou esposa, filho ou amigo. A real vitória está à mão de quem recorre à sabedoria.

E ela está a nosso dispor! O Senhor a oferece gratuitamente...

É só pedir! Peça com fé, crendo que você vai receber.

Parte 3

Precisamos valorizar os conselhos que nos dao. Se o que eu preciso são de conselhos médicos, eu devo ir ao médico e não a um advogado! Precisamos estar perceptivos de a quem recorremos para o aconselhamento. Por certo que não deve vir de uma multidão que não sabe do que se trata. Mas de pessoas experientes e que dominem o assunto. Com bons conselhos, assim se tornará fácil vencer a guerra ou mesmo uma batalha interna que possamos estar passando no momento.

Encerrando o estudo de hoje com o verso 7 que diz:

"Os provérbios dos sábios são profundos demais para serem entendidos pelos tolos; quando são discutidos assuntos importantes, os tolos não têm nada para dizer." Precisamos buscar o conhecimento e a sabedoria, ela nos servirá de adorno. Debruçar sobre Provérbios e aprender a profundidade de seus conhecimentos nos dará ciência em assuntos importantes. Nos dará voz. Nos fará ter ciência da melhor maneira de como nos conduzir...de como decidir. Assim como descrito no verso 7, os Provérbios são profundos demais! Lições para a vida! Nos ensinam, nos abençoam e nos dirigem a abençoar!

Com Celina de Jesus Pereira e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: