Você faz toda a diferenca!

domingo, 15 de agosto de 2021

93. Dia de Provérbios 23:30-35

30- Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando vinho misturado.
31- Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32- No fim, picará como a cobra, e como o basilisco morderá.
33- Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
34- E serás como o que se deita no meio do mar, e como o que jaz no topo do mastro.
35- E dirás: Espancaram-me e não me doeu; bateram-me e nem senti; quando despertarei? aí então beberei outra vez.

Parte 1

- O livro de Provérbios traz ensinamentos para todas as situações da nossa vida! Vale a pena lê-lo com calma e sem pressa.

O versiculo 29 encerrou ontem assim: "para quem são os ais?, os pesares?, as pelejas?, as queixas?, as feridas sem causa? e os olhos vermelhos?"

- Quantos pesares temos carregado em nosso peito. Ou pela depressão, ou pelo medo, ou pela angústia que temos vivido.

- Para quem são as lutas? Famílias inteiras no mundo inteiro têm enfrentado lutas além de suas forças. E a quem nos queixarmos?

- Quantos amanheceram hoje com os seus olhos vermelhos por causa do choro da noite? O versículo 30 traz a resposta para quem serão todas essas indagações:

- "Para os que se demoram perto do vinho e da bebida misturada". Os conselhos que se seguem vêm como advertências contra o DESCONTROLE sobre o uso do vinho. Neste caso inserido da palavra VINHO, podemos acrescentar: drogas, pregüiça de trabalhar, gravidez fora de tempo, ódio, vingança...

- Neste conselho está definido que o vinho deixou de ser apenas para degustar ou acompanhar uma refeição...assim como as outras coisas em nossas vidas, onde nós não temos seguido um padrão de valores que poderiam nos livrar de situações embaraçosas.

- Aqui o uso do vinho tira os sentidos, leva a resultados de pesares e até feridas.

- Mas Jesus diz: Venham a mim, todos vocês que estão cansados de tudo isso. Eu vou lhes dar alívio. Comecem uma nova vida comigo.

Parte 2

- Tem gente que anda se excedendo na bebida e as consequências desse ato é que temos tido famílias feridas. Filhos desorientados e casamentos desfeitos. O uso não só da bebida em excesso mas tantas outras coisas que temos feito em excesso em nossas vidas e que não tem sido bom. Temos ferido as pessoas que convivem conosco com a nossa maneira de agir.

- O verso 34 diz: "E serás como o que dorme no topo do mastro". Gente quem é que em sã consciência dorme no topo do mastro de um navio? Somente aquele que perdeu o controle de si mesmo. Isto acontece porque seus sentidos não estão "acordados. O topo do mastro é a posição do vigia. É dali que o bom marinheiro observa e repassa a informação que traz segurança à tripulação.

Se ele adormece ou não pode confiar em seus sentidos pelo uso do vinho a segurança do seu barco estará a mercê de imprevistos. O barco neste caso é a FAMILIA. Os pais não podem dormir na direção da sua familia. Precisam ser responsáveis.

Com seu sentido de alerta inebriado pelo vinho ou pela bebiba misturada a pessoa acaba cometendo excessos e traz sobre si uma vergonha que poderia ser evitada.

O mais lamentável de toda a experiência desagradável da embriaguez é que como a presença do vinho adormece os sentidos, aquele que se excede em seu uso não percebe o mal que causa nem a si, nem os que vivem ao seu redor. Da mesma forma as pessoas que usam drogas.

Me responda sinceramente: - Você acha que Deus criou o homem para viver assim? Deus é AMOR e ELE tem o melhor para nós.

Parte 3

- No verso 35 pode-se perceber o estado em que a pessoa se permite chegar. - "E dirás Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez".

- A pessoa que vive inebriada pela sua situação de vida seja ela pelo álcool, pelas drogas, pelos jogos ou até mesmo pelo próprio celular que ela carrega nas mãos 24 horas.

- Mães que se esquecem dos seus filhos porque o celular tem sido mais importante que tudo.

- Profissionais que têm dado mais atenção ao Whatsapp no seu dia a dia do que aquilo que ele deveria fazer. Estamos vivendo a cegueira de tantas coisas.

As pessoas já não escutam mais a voz da razão, estão adormecidas e têm se tornado irrepreensíveis. Não gostam de ser chamadas atenção.

- Mas em nossa esperança de fé, temos a confiança de que Deus em sua misericórdia ouve nossas orações. Talvez você tenha alguém na família assim dependende de alguma coisa. Ame-o, ore por ele, diga a ele ou a ela que você o ama, que você a ama e que Deus tem uma vida livre desses tormentos para ela ou para ele.

Nós temos acompanhado testemunhos de vidas que ao seguir os conselhos bíblicos tiveram suas vidas transformadas. Por isso, insistam em orar por essa pessoa que está presa nessa situação.

Podemos confiar que o Senhor é Deus para nos ouvir e socorrer a quem amamos!

Com Celina de Jesus Pereira e Georgia Aegerter

 

Nenhum comentário: