Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 13 de agosto de 2021

92. Dia de Provérbios 23:26-29

 26- Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos.
27- Porque cova profunda é a prostituta, e poço estreito a estranha.
28- Pois ela, como um salteador, se põe à espreita, e multiplica entre os homens os iníquos.
29- Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?

Parte 1

- O conselho de um pai ao seu filho. "Guarda o teu coração porque dele procedem as fontes da vida!" Provérbios 4 :23 Agora passados outros capítulos, Ele percebe a limitação do filho em ser por si só o guarda de seu próprio coração, fonte das emoções humanas, as fontes da vida começam aí.

- É no coração do homem que está a fonte dos sonhos e projetos, a fonte das alegrias e frustrações, a fonte do amor e do ódio, a fonte da confiança e preocupações. Alguns capítulos após o pai orientar o filho a guardar o coração percebe-se que mesmo tendo obedecido, guardando seu coração, ele ainda estaria lidando com esta variação de sentimentos, temores e distrações.

- Por isso Deus diz: Dá-me o teu coração. Eu mesmo vou cuidar desta Fonte pra você! Ninguém a irá turvar ou entulhar... Sempre estará fluindo, porque de Mim procedem as águas vivas disse Jesus." Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos." Provérbios 23:26

Parte 2

Deus se propõe a cuidar do coração que for entregue a Ele! E tendo feito isto você já não sentirá insegurança, temores, desconfiança... porque o coração entregue a Jesus, não vagueará em ilusões, não sofrerá medos, desconfianças porque todas as fontes da vida estarão Nele. E se por exemplo a fonte de seu amor for a que está guardada por Ele...todo o seu amor pelo esposo(a), pelos filhos e amigos estarão seguros Nele. Já não há temor! Sempre haverá perdão, compreensão, conciliação. Pois se a fonte está com Ele... Ninguém a entulhará! Ainda mesmo nestes tempos tão difíceis em meio a esta Pandemia onde os temores, as preocupações pelos seus entes queridos têm roubado a paz de muitos, pois podemos simbolizar "a prostituta" citada no texto como a permissão que damos a nossa mente de se afastar da Fonte da Vida que é Jesus e que gera a confiança em Deus! Deixando assim ser roubada até mesmo a saúde mental. Pois, no texto ela é comparada a uma cova profunda e ao salteador. Foi Ele quem deu a Sua própria vida para que pudéssemos viver em Sua confiança, em Seu AMOR. Pensem nisso. Confie a tua vida nas mãos desse Pastor que te amae me ama.

Parte 3 

 "Pois ela é, como um salteador, que se põe à espreita, e multiplica entre os homens infiéis. Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas? Para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos?" 

Assim começa os versiculos 28 e 29 desse capitulo. A depressão provocada pela insegurança do futuro é como a cova profunda mencionada, e o salteador, aquele que rouba, levando embora a paz e a esperança. Os noticiários das Tvs têm roubado das pessoas a sua paz. Mas se entregamos o coração, a fonte das emoções pra Deus cuidar, nossas emoções não sairão a flertar com a depressão e a falta de esperança no futuro. Não se constranja em lhe entregar. É o Pai, é Deus quem pede: 

- Filho meu, filha minha, dá-me o teu coração. Você pode entregar o teu coração pra Deus e confiar todas as tuas preocupações por seus entes queridos, quer por estarem distantes e você não poder cuidar ou ajudar como gostaria, quer por não ter tido a oportunidade de dar um último abraço. E ao entregar o coração para o Pai, deixe Ele cuidar por você da sua dor. Deixe Ele cuidar do vazio deixado por aqueles de quem você não teve sequer a chance de se despedir. O bom Pai vai cuidar da tua dor, da tua saudade, do teu luto!

Com Celina de Jesus Pereira

Nenhum comentário: