Você faz toda a diferenca!

domingo, 16 de maio de 2021

55. Dia de Provérbios 14: 1-7

1- Uma mulher sabedora compreende como deve construir a sua casa, mas uma louca é capaz até de a destruir toda, à custa do seu desvario.
2- A honestidade é coisa que honra o Senhor. O pecador que se desvia do seu caminho está a desprezá-lo.
3- Nas palavras do louco germina o orgulho! Mas a fala do entendido é respeitada.
4- Um estábulo vazio de animais permanece limpo. Mas o certo é que também com um estábulo limpo não há ganhos.
5- Uma testemunha digna de confiança não mentirá. Uma falsa testemunha respira mentira!
6- O escarnecedor nunca chega a encontrar a sabedoria de que diz andar à procura, ainda que esta chegue facilmente até às pessoas de bom senso.
7- Se procuras conselhos, afasta-te da gente insensata.


O texto fala de sabedoria.
No 1° verso ele fala da mulher que vive com sabedoria e fala dos resultados dessa mulher sábia. Que a sua familia ficará bem mas também fala da mulher tola, louca, que destrói a sua própria vida e das pessoas com quem ela convive.
- Nós temos visto nesses tempos tanta gente andando e agindo sem juízo. No verso 2 ele fala que quando uma pessoa é honesta na vida, Deus lhe honrará. No verso 3, ele fala daquele que tem falta de sabedoria, ele fala do tolo, aquele que age sem pensar, sem refletir sobre as coisas, aquele que nunca aprende, aquele que está sempre teimando com tudo e todas as coisas.
- No 4 verso ele fala algo muito interessante ele diz assim: „Não havendo bois, significa que o estábulo está limpo e sendo assim não há lucro.“ Nenhum sonho funciona, a não ser que você o faça funcionar. As coisas não vão cair do céu se a gente ficar somente olhando prá ele. Se a gente ficar deitado pregüiçosamente na cama. É isso que Salomão está querendo dizer com este versiculo.
- O verso 6 nos alerta sobre a mentira. Que a pessoa que mente, não é digna de confiança em hipótese alguma, ela não tem credibilidade. Há também aqueles que riem de Deus, zombam e dizem que Ele não existe. Salomão os chama de insensatos, pois basta olhar toda a natureza, o céu, as estrelas, as árvores, os animais para saber que o homem nunca construiu nada parecido. Muito pelo contrário, estamos vendo e vivendo dias de destruição na natureza por causa da ganância do homem. O homem tem sido o maior predador do mundo que Deus criou. Que o sol amanhece todos os dias e a chuva cai sem que o homem possa fazer qualquer coisa para que isso aconteça. Tudo isso já foi determinado por Deus em Gênesis 1, leiam lá.
- É hora de retornarmos ao Criador e aceitarmos o sacrificio do Seu Filho Jesus na Cruz. Até quando você vai continuar assim querendo não ver a realidade de Deus? Se cremos que Ele veio como menino numa majedoura e festejamos todos os anos o Seu nascimento, você também precisa crer que Ele em breve vai voltar para buscar o Seu povo.

Com Simone de Lima e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: