Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 18 de maio de 2021

56. Dia de Provérbios 14: 8-15

8- A sabedoria duma pessoa sensata manifesta-se preparando o futuro. O louco revela a sua insensatez enganando-se a si mesmo.
9- Os loucos fazem pouco do pecado. Os que respeitam Deus conhecem-se pela sua vontade em fazer o bem.
10- Só a própria pessoa sabe medir a amargura ou a alegria que lhe vai na alma.  Os outros nunca poderão realmente compartilhar dos seus sentimentos.
11- A casa dos que recusam Deus virá a ser destruída; enquanto que a habitação da gente recta florescerá.
12- Diante de cada ser humano abre-se um caminho que parece ser uma via segura, mas que acaba por levar à morte.
13- O riso pode esconder um coração amargurado. Acabada a alegria, a tristeza torna a vir ao de cima.
14- O traidor acabará por ter nojo da sua falsidade; mas a vida dos rectos é cheia de interesse.
15- Só os simplórios acreditam em tudo quanto se lhes diz. Um indivíduo sensato procura certificar-se das situações.

Uma pessoa que é prudente, ela consegue entender as coisas que vão acontecendo em sua vida. Mas uma pessoa que vive uma vida de imprudência ou ela leva muito tempo para aprender o sentido da vida dela ou ela nunca vai aprender.

Salomão fala também daqueles momentos em nossa vida onde estamos passando por uma situação de grande tristeza, que por dentro, o nosso coração está acabado, mas mantemos um sorriso no rosto pois, não queremos que as pessoas ao nosso redor saibam da nossa tristeza. 

Às vezes para proteger o marido para que ele não se entristeça ou com os nossos filhos ou até mesmo com os nossos pais, pois não queremos que eles fiquem preocupados com as nossas apreenções. Mas quando ficamos sozinhas nós deixamos a máscara de toda aquela alegria e choramos as nossas dores e as nossas preocupações. 

Dois versiculos muito me chamaram a atenção foi o 12. „Há caminhos que para nós „parecem“ ser bons, com uma vida segura, mas eles nos levam à morte.“ 

E o 15. „A pessoa sem noção, dá crédito a tudo mas o prudente avalia, fica atento a todas as coisas a seu redor.“ Os dois versículos se completam. Há coisas que nos acontecem que no momento parece ser bom, mas nós precisamos nos certificar se realmente a longo prazo isso é bom para nós. Por isso, a Biblia também nos ensina a apresentarmos tudo a Deus. Qualquer decisão nossa, nós devemos apresentá-la a Ele, pois Ele se alegra quando queremos saber o que Ele pensa a respeito de todas as coisas que se referem a nossa vida.Assim como os nossos filhos chegam e nos contam os seus planos.

Com Simone de Lima e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: