Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 7 de abril de 2021

37° Dia de Proverbios 9:13-18

13- A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.
14- Assenta-se à porta da sua casa numa cadeira, nas alturas da cidade,
15- E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo:
16- Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz:
17- As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável.
18- Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno.

Assim como a sabedoria faz o seu convite, a insensatez também faz o seu convite para os sem juizo. Segundo a tradição judaica, a sabedoria está alicercada em 7 colunas que representam os 7 dias da criação incluindo o descanso. Que representam a estrutura do Universo criado por Deus.
A sabedoria já estava lá, antes dos fundamentos. O simbolo da estrutura de Deus em toda a criação. E a fundação central do universo é a relação entre Deus e a sua criação. Deus é o Anfitrião de toda a criação, vocês já pararam pra pensar nisso?
Nós somos chamados a escolher entre o banquete da sabedoria que inclui Deus ou o convite da insensatez sustentado na fantasia e na ilusão.
Ou aceitamos a sabedoria e comemos o pão da vida na mesa com Deus ou aceitamos o convite da insensatez e comemos o pão roubado na mesa da ilusão, da amargura e da tristeza. Um dos argumentos da insensatez usado aqui nesta passagem biblica é que „as águas roubadas são mais frescas e o pão comido às escondidas é mais saboroso.“
Quando nós fazemos algo que queremos esconder porque sabemos que se formos descobertos seremos envergonhados diante das outras pessoas, então sabemos que agimos com insensatez. O verso 18 nos aconselha assim: „Saia desse banquete agora, esse banquete te levará a morte.

Com Vilma Correia e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: