Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

36° Dia de Proverbios 9:8-12

8- Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
9- Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em entendimento.
10- O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
11- Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão.
12- Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.

Esse capítulo 9 é chamado de o banquete da sabedoria. Mas nem todas as pessoas são convidadas para este banquete. Somente aquelas que desejam agir com sabedoria em suas vidas.

Há um versiculo no Novo Testamento que diz que nós não devemos dar pérolas aos porcos. Isso quer dizer que se a pessoa não quer ouvir os teus conselhos de vida e saúde para ela, que nós a devemos deixar em paz com a vida dela. O mesmo é dito para as pessoas que não querem saber de ouvir de Deus. Nós não devemos insistir com elas, mas orar por elas, para que Deus na situação em que ela vive, que ela possa ver Deus cuidando dela e sermos testemunhas de que Deus vive em nós. A nossa maneira de viver fala muito mais do que as nossas palavras. Mas infelizmente fazemos o contrário. Falamos muito e o nosso viver diário é um fracasso.

Já a pessoa que anda em sabedoria de vida, ela quer aprender, ela está disposta a ouvir outras opinões que não sejam as suas. Ela peneira o que ouve e vai aplicar aquilo que é bom para si mesma.
A pessoa mais afetada pela falta de sabedoria em nosso viver, somos nós próprios e depois todas as pessoas com quem convivemos. E quando agimos com sabedoria, os primeiros a receber os frutos somos nós, assim como a nossa familia e as outras pessoas que vivem conosco.

Salomão diz que quando respeitamos a vida, isso é ter temor no Senhor. Nós já falamos aqui que temor no Senhor não é ter medo dEle, mas viver de forma que agrada a Ele.


Com Vilma Correia e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: