Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

A mulher que procurou o que ela perdeu dentro da sua própria casa - Lucas 15 - 1° parte

A mulher na história tinha dez dracmas, isso é dez moedas, mas perdeu uma. Por isso, ela acendeu uma lamparina e procurou pela casa toda até encontrar a moeda perdida. Lucas conta três parábolas, isto é, três histórias ilustrativas e todas têm um tema em comum: falam sobre algo perdido ou fala sobre alguém que fica perdido, e que depois é achado ou recebido de volta e fazem uma grande festa para comemorar o que se achou. Alguns dizem que as dez dracmas (talvez 10 mil Reais) eram toda a economia daquela mulher. Outros dizem que as dez dracmas faziam parte de seu dote de casamento. E ela as usava orgulhosa penduradas na testa ou na cabeça ou no pescoço.

Quero focar aqui três temas dentro dessa única história da mulher que perdeu a moeda e a procura com muita precisão:
 
O perdido:
A dracma perdida representa o pecador, você e eu. Eu andava perdida em meu pecado. Eu, não fazia idéia que era pecadora. Eu achava que tudo o que eu fazia era certo. Eu achava que minha maneira de pensar era a mais certa, mas eu estava errada. Não é do meu ponto de educação ensinados por meus pais que partem o que é certo e errado. Partem da parte de Deus. E é ai, que mora o perigo em nós. Nós temos o costume de dizer assim:
- Eu nunca roubei um banco, (pois coisas pequenas todo mundo já roubou em alguma circunstancia da nossa vida).
- Eu nunca matei ninguém com um tiro ou uma facada, mas já matei muitos com a minha maneira de falar. Já matei sonhos das pessoas, já matei pessoas com minhas criticas voltadas para o meu umbigo, já matei tanta gente com a minha maneira de pensar que nem sei viu. Eu não tinha idéia de que as coisas não partiam do meu ponto de vista para estarem certas ou erradas, mas partiam da Palavra de Deus. Eu precisei de um longo caminho para aprender isso e ainda estou aprendendo, me acreditem.
O pecador não tem idéia de que está perdido. Eu mesma não sabia que estava perdida como já escrevi. Eu aos 20 anos de idade, ouvi pela primeira vez falar que Jesus era o Filho de Deus e que Ele mora num país chamado céu. E o Pastor perguntou quem queria morar neste lugar lindo. Eu seria besta se não quissesse. Mas eu não tinha idéia do que isso tudo verdadeiramente significava na minha vida. Quando o culto acabou e as pessoas vieram me cumprimentar elas começaram a me informar o que era andar com Jesus. Pois, viver no céu estava começando na minha vida naquele instante. - Como é que é? Como é isso? E ai as pessoas me informaram. Olha, Deus agora mora dentro de você, dentro do teu coração e as coisas erradas que você fazia, você não deve mais fazer. Mas ninguém me disse o que eram essas coisas erradas. Eu continuava achando que minha vida era sem essas coisas erradas. E eu comecei a correr atrás do que seriam essas coisas erradas. Me lembro que recebi uma Biblia de presente de uma irmãzinha bem jovem assim como eu. Ela já está no céu com o Senhor. Ela se chamava Léa.
Mas ninguém me disse como eu deveria ler a Biblia. Como ler um livro grosso daqueles? Como entendê-la? Me lembro que eu a abri aleatoriamente e dei de cara com "As Bem Aventuranças", que está em Mateus 5: 3-16 no Novo Testamento, rs. Eu simplesmente amei, que coisa linda, a Biblia era um poema. Me lembro que passei aquela tarde recitando esses versos e dizendo pra minha mãe que Jesus era um socialista querendo o bem de todos. ahahaha! Claro que eu estava vendo as Escrituras do meu olho, e não do ponto espiritual de Deus. Mas sabem o que é mais surpreendente em todo esse caminho com Deus na minha vida? E certamente também na tua vida.
- É que Ele é paciente, é misericordioso e embora nesses 39 anos de caminhada juntos, entre altos e baixos, Ele estava sempre me trazendo de volta.
Eu não sabia que precisava do Espirito Santo para entender as coisas que estavam me acontecendo. Aliás o que é isso? Espirito Santo? Foi como a irmãzinha me explicou: É que agora Deus estava morando em meu coração e Ele iria arrumar a minha casa espiritual.
Mesmo que eu não estava entendendo nada sobre isso. Ele estava morando comigo. Pensei que eu fosse sentir uns arrepios, pensei que eu fosse andar meio estranha, mas nada disso aconteceu. Alguém me informou que por eu ser agora um corpo onde Deus morava, eu não deveria continuar fumando, pois Deus morava em mim e certas coisas Deus ficava entristecido. Que Deus me queria saudável. Que legal pensei, pois eu já queria mesmo parar de fumar então seria ótimo parar. Mas eu já havia tentado antes e não tinha conseguido. Fui informada que Deus que morava agora comigo me dava uma força especial e que eu iria conseguir. Que eu deveria falar com o Espirito Santo e pedir a Ele essa força.
E ai eu perguntei: e como Ele faz para se apresentar, Ele vai se manifestar no meu corpo? Pois foi assim que eu vi a minha vida toda minha mãe fazer: ela emprestava o corpo dela para satanás se manifestar nela e ele falava através dela para as outras pessoas.
Léa, me explicou que eu falava com o Espirito Santo quietinha no meu quarto, que Ele iria me ajudar. Então fui fazer como ela me disse: Entrei no meu quarto e falei curta e grossa com o "tal" Espirito Santo. - Olha, você está sabendo que eu tô querendo parar de fumar, né? Então, dá uma mãozinha ai pra eu conseguir.
Esta foi a minha primeira oração. Curta, grossa e muito sincera. E sabem qual foi a minha surpresa? Pela primeira vez eu ouvi uma voz suave do que eu deveria fazer. Eu, uma cabeça oca, estava ouvindo uma voz terna e suave me dizendo que para cada cigarro que eu fumasse, eu deveria jogar um fora e que quando a carteira acabasse, acabaria também a minha vontade de fumar. Pensa ai numa pessoa mega feliz depois de duas semanas sem fumar mais. Sim, essa pessoa era eu. Amada, eu amo dizer isso as pessoas: 
 
- Existe um Deus que AMA VOCÊ.
Essa frase, dói na alma do perdido quando ele a ouve.
Um grande número de pessoas neste mundo caótico sente falta de AMOR, vivem sem AMOR, não se sentem amados por ninguém. Experimentem dizer isso para você mesma: Existe um Deus que me AMA. Diga isso em tua casa pro teu marido, ora tua esposa, pro teu pai, pra tua mãe, pro teus filhos, pro teus irmãos, pro teus amigos.
O valor que Deus dá a cada pessoa é in-cal-cu-lá-vel, isso não tem preço, custou o sangue do Seu próprio Filho. Pensem a respeito disso com calma.
Tópico 2 continua numa nova postagem sobre este mesmo assunto.

Nenhum comentário: