Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Jejum, a vúva de Serepta, a mulher que tinha azeite

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

21.) A viúva de Serepta, a mulher que tinha azeite – 2. Reis 4:1-7


  • Hoje chegamos ao final do nosso jejum e neste mês nós aprendemos muito sobre o povo do nosso Deus.

  • Nós fizemos nos últimos dias um passeio pela Palavra do Senhor aprendendo e conhecendo muitas coisas.

  • Prá dizer a verdade tudo começou quando eu estava lendo a história dessa viúva e a aflição pela qual ela estava passando naquele momento. E o Senhor foi ministrando em meu coração me dizendo que aquela mulher embora tivesse sido casada, ela estava vivendo momentos de solidão, desespero e muita incerteza sobre o seu futuro e foi aí, que em meu coração espiritual, senti a dor das minhas irmãs que queriam se casar e estavam sozinhas orando por isso.

  • Que a solidão delas e suas lágrimas estavam chegando ao trono, do Senhor, mas para isso nós precisaríamos orar por elas.

  • Eu pensei no começo que esta seria a história de abertura mas logo descobri que não, que o Senhor queria que ela fosse a de encerramento do nosso jejum „Os que esperam no Senhor.“

  • Hoje vamos conhecer um pouco da vida desta mulher, ela era viúva de um Sacerdote, portanto nos dias de hoje viúva de um Pastor e mãe de 2 filhos. Morava em Serepta, hoje é a cidade do Libano.

  • Ele morreu deixando a familia com dívidas para pagar e ela não tinha dinheiro.

  • A lei daquela época dizia que tanto ela quanto seus filhos trabalhariam para pagar a dívida até o próximo jubileu quando se festejavam 50 anos e onde eram perdoadas as dividas.

  • Aquela viúva estava desesperada, pois os credores iriam levar seus filhos ainda pequenos para serem escravos. Eles perderiam toda a sua vida e depois não seriam mais ninguém.

  • Vejam amadas a preocupação dessa mãe. Não é a mesma preocupação que temos hoje em dia?

  • Por isso nos matamos de trabalhar para que nossos filhos possam estudar para serem alguém na vida?

  • O preço dos escravos variava muito (Ex 21,32; Lv 27,3-7) e podia ser calculado segundo o número de anos que ainda lhe restavam até o Ano de Jubileu, 50 anos.

  • Havendo desacordo, apelava-se ao sacerdote (Lv 27,8). Quarenta siclos era o preço médio que se pagava por um escravo e aquela mulher viúva de um sacerdote não tinha dinheiro. Ela estava apavorada pois iriam levar seus filhos ainda pequenos como escravos. Eu acredito que pelo desespero dela, o ano do jubileu havia acontecido há pouco tempo. Eu não sei, pois a Biblia não fala sobre isso nessa história.

  • Mas para entendermos bem o que estava acontecendo vamos fazer um exemplo. Vamos supor que o ano do jubileu tenha sido no ano passado e que seu filho maior tivesse 10 anos, então ele teria que trabalhar sem nada receber durante 50 anos para pagar a divida do pai. Nesse caso ele só sairia da esravidão com 60 anos e vocês acham que alguém daria algum emprego para uma pessoa de 60 anos? Vocês entenderam agora o desespero dessa viúva?

  • Ela chamou o profeta Eliseu.

  • Ela tomou a primeira atitude certa. Foi a pessoa que representava Deus na terra para ouvir seus conselhos.

  • O profeta lhe faz uma pergunta: Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?"

  • Aqui eu aprendi que a solução estava em sua própria casa.

  • Muitas das vezes a gente corre pra tantas direções e no entando a solução está dentro da nossa casa.

  • A viúva responde: "Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite". Quer dizer era tão pouco o que ela tinha que não tinha significado algum. Mas o pouco nas mão do Senhor se torna muito.

  • Eu ouvi uma pregação certa vez do Pastor Felipe Seabra que essa viúva e seus filhos deveriam ter um ótimo relacionamento com os seus vizinhos. Pois, eles conseguiram muitas vasilhas.

  • Gente, não foram poucas não, pois eles precisariam vender o azeite para pagar suas dividas.

  • Aquela mulher era uma pessoa tão simples, mas tão simples, que ela ao ver que as vasilhas acabaram, ela vai até ao profeta para lhe perguntar o que ela deveria fazer com todas aquelas vasilhas cheias de óleo.

  • O profeta teve que orientá-la. Vejam o Verso 7.

  • O profeta responde: Minha filha, pegue tudo e venda e pague a sua divida. E do que sobrar, ainda negocie para vocês terem do que viver e com esse dinheirinho começar alguma coisa, algum negócio pra manter vocês.

  • Amadas, eu vi aqui que essa mulher não sabia nada de como administrar a renda da sua casa. Ela não sabia fazer imposto de renda, ela não sabia se seu marido tinha uma conta bancária, ela só sabia da dívida do seu marido e que colocava em risco tudo o que lhe tinha restado: os seus filhos.

  • Isso acontece ainda hoje em dia. Mulheres que são casadas e não sabem dos negocios do seu marido, casais que não conversam sobre isso, até parece que a pessoa nunca vai morrer nesse mundo.

  • E se morre como ficam as finanças da casa? Como fica a tua situação como mulher e a situação dos teus filhos?

  • Eu alguns anos atrás tive que encostar o Christian na parede sobre este assunto. Eu disse a ele que eu não sabia e nem entendia direito os negocios que ele fazia e que eu queria entender.

  • No começo ele estranhou, relutou, mas me preparou uma folha explicando pra quem e onde eu deveria telefonar e me deu um caminho de como fazer nos bancos.

  • Não é possivel que a gente viva tantos anos ao lado de um homem que dorme com a gente, que faz filhos na gente e não nos prepara se caso ele parte antes de nós. Isso é puro egoismo, falta de responsabilidade de deixar a sua familia despreparada e tendo que enfrentar a dor da perda.

  • Amadas, nós precisamos conversar sobre isso com nossos maridos, vejam a história de hoje o que ela nos ensina. Essa mulher, era tão

    despreparada que o profeta teve que lhe aconselhar até sobre o que fazer com o azeite que o Senhor lhe deu.

  • Mas vejam também que ela obedeceu em tudo o que o profeta lhe disse. Obediencia é tudo de bom.

  • Por isso, aproveitem essa palavra aqui de hoje, e ouçam a voz do Senhor para colocar as finanças da familia em ordem. Aqui em casa, nós temos conta conjuta e assim eu também posso me envolver nos negocios que andam aqui em casa. Eu posso não entender muito sobre isso, mas pelo menos estou no meio do processo. E você? Você fica com medo de conversar sobre isso com teu marido? Minha irmã sempre diz assim: se tem uma coisa que ninguém vai escapar é da morte, a não ser que Jesus venha.

  • E é isso mesmo, você precisa preparar um jantar romantico assim como a rainha Ester fez, e nesse jantar explicar os medos do teu coração. Eu fiz isso com o Christian, eu disse a ele, que eu não desejo a morte dele, mas que eu não gostaria de ficar louca e descabelada sem saber o que fazer.

  • Amadas, chegamos ao final das meditações sobre os que esperam no Senhor.

  • Vocês viram como tantas pessoas na Palavra de Deus passaram por problemas iguais aos nossos?

  • Foram muitas situações diferentes, umas mais difíceis que a outra e assim como acontece nas nossas vidas também.

  • Eu espero em Deus que todas nós tenhamos aprendido alguma coisa

    nessa caminhada juntas. A Palavra do nosso Deus é perfeita e nela está contida todas as respostas para as nossas vidas, para as nossas situações de vida. Que o Senhor nos abençoe nesse aprendizado, que Ele nos dê forças para colocarmos em prática o que aprendemos.

Nenhum comentário: