Jejum mês de agosto de 2020:
„Os que esperam no Senhor“
8. Dia) A serva de Naamã
2. Reis 5
A história conta que uma menina estava a serviço da mulher de Naamã. Naamã era um general de guerra da Síria. Ele a trouxe para servir em sua casa. Ela deveria ter perdido os seus pais na guerra e toda a sua familia. Sua vida foi bruscamente mudada com esse episódio. E sua vida? Já foi também bruscamente mudada por alguma situação que você viveu??
A Biblia não diz a sua idade mas a trata por menina. Talvez 8 ou 9 anos não sei. Ela estava num lugar desconhecido, numa casa desconhecida, numa familia desconhecida. Quanta dor deveria ter essa menina. Ela havia perdido tudo que lhe era importante e que lhe dava segurança. Essa menina tinha tudo para odiar essa familia e esse lugar. Eu fiquei me perguntando quantos pesadelos ela deve ter tido durante a noite por causa de tantas perdas em sua vida e quantas vezes essa mulher, a esposa de Naamã deve ter ido até essa menina para colocá-la no colo durante à noite e consolá-la. A esposa de Naamã deveria tratá-la com muito carinho, pois a menina fala do profeta da sua terra com muita confiança para ela.
Eu vi neste texto que mesmo tendo vivido dias terríveis, a sua fé não foi abalada, permanecia firme. Ela confiava no profeta da sua terra e a figura do profeta antigamente representava Deus no meio do seu povo. Outra coisa que vi foi que seus pais deveriam tê-la ensinado da importancia de se confiar no Senhor todo poderoso e com certeza seus pais falaram que tudo o que Israel estava passando era o castigo da parte do Senhor por causa da sua desobediencia como povo de Deus.
O texto bíblico não nos mostra que ela vivia revoltada com sua nova situação de vida. Mas ela se compadeceu de ver seu senhor (Naamã) naquelas circunstancias, com aquela enfermidade. Naamã deveria também ser um homem bom em sua casa. Ele deveria ser um bom marido e a menina tinha observado isso. Ela fala com sua senhora que seu marido poderia ser curado. E diz como isso seria possível falando do profeta de Deus, Eliseu, que vivia em Samaria, em Israel.
- Amadas, eu fiquei pensando como nós muitas das vezes nos deixamos ser levadas pelas circunstâncias que vivemos no momento e que nós não podemos permitir que as circunstâncias das nossas vidas alterem a nossa fé e confiança no Senhor. Neste mundo teremos aflições, Jesus nos orientou quanto a isso, mas devemos ter bom ânimo, pois Ele é tudo o que temos. Imagina passar por tudo isso que passamos no nosso dia a dia sem a confiança de que o Senhor está ao nosso lado nos ajudando?
Ele é a nossa força, o nosso motivo de vida. Cada uma de nós tem sua vida para viver e eu acredito que muitas aqui já passaram por grandes perdas em suas vidas. Mas o Senhor não é culpado por essas perdas e essa menina na história de Naamã, sabia disso. Nós não podemos deixar que raízes de amarguras se instalem em nossos corações por causa das dificuldades e tristezas de vida que vivemos. Quero aqui, destacar também, três qualidades dessa menina que nos ajuda a entender o quanto especial ela foi e como testemunhou do Senhor, apesar da situação em que ela se encontrava:
1) Ela estava cheia do amor de Deus. Diferentemente do profeta Jonas, que se revoltou contra Deus, achando que Deus estava sendo injusto em querer salvar aqueles que eram considerados inimigos de Israel, ela tomou uma posição completamente diferente. Ela cria em um Deus cheio de amor e misericórdia. Ela demonstrou seu amor ao próximo ao pregar sobre o Deus de Israel para Naamã e sua esposa ( v.3).
2) Era uma menina de Fé. Esta jovem mostrou quão firme era sua fé no Senhor. Ela possuía convicção e certeza de que o Deus de Israel tinha poder para curar a Naamã: “... Ele o restauraria da sua lepra” (v.3b). Deus não decepcionou a menina. Naamã foi curado e Deus honrou a fé da menina. Sua fé foi posta a prova e ela foi aprovada, pois “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:1).
3) Era uma menina cheia de ousadia, coisa que tem nos faltado nestes tempos. Aos escravos, geralmente, era limitado o falar com seus senhores, mas o versículo 3 nos mostra a ousadia da menina em pronunciar a Palavra de Deus. Ela não se intimidou, mas falou sobre seu Deus com autoridade.
Que o Senhor através dessa história da menina de Naamã, mesmo que sem nome nos ensine a amarmos ao próximo, mesmo que esse próximo seja o nosso inimigo, aquele que nos tem feito mal e nos perseguido. Amar quem nos ama é muito fácil, amar, servir e orar por quem nos faz mau é muito mais dificil. Que possamos aprender hoje com essa menina. Era uma menina sem nome e mesmo assim sua generosidade foi citada na Biblia. Não importa se as pessoas não sabem do teu nome, o Senhor sabe perfeitamente como você se chama. Que o Senhor abençoe este dia em nossas vidas. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário