Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Jejum, Raquel a amada de Jacó

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

7. Dia) Raquel – a amada de Jacó - Gênesis 30

A Biblia diz que Raquel era uma mulher de uma beleza extraordinária. Nós sabemos pela Biblia que Jacó amou Raquel à primeira vista. Ele não via outra mulher além dela. Como contei ontem ela e sua irmã Léa casaram-se com o mesmo homem e a partir dai essa familia se quebrou. A grande dor de Raquel foi ver a sua irmã dando filhos a seu marido e ela não conseguia engravidar. Amadas, só quem passou por isso sabe que dor é em esperar todos os meses e desejar que a sua menstruação não venha. Raquel viveu isso e se desesperou. Na região onde eles viviam existia um costume de que se uma mulher de poder aquisitivo fosse alta e ela fosse estéril, ela poderia ter uma serva (uma escrava) que daria à luz filhos que seriam legalmente seus. Raquel se aproveitou de tal costume e obrigou Jacó a ter filhos com sua serva Bila (Gn 30:3)
Estava ali a primeira mãe de aluguel da história.
Apesar de seu plano ter funcionado bem, Raquel ainda buscava desesperadamente a possibilidade de ter um filho seu. A Bíblia diz que depois de um bom tempo, suas orações foram ouvidas e ela concebeu José (Gn 30:22-24).
Raquel tinha o amor de seu marido, mas ela se sentia incompleta, ela era uma mulher insatisfeita, ela também era invejosa e ela tinha uma grande dor dentro de si, ela via que sua irmã dava filhos e mais filhos ao homem que ela amava.
Por outro lado, Jacó era louco por Raquel. Imaginem que esse homem trabalhou sem salário para seu pai por 14 anos, tudo por amor a esta mulher. Mas Raquel em sua dor não conseguia mais ver este amor.
Sua irmã Lea, vendo que sua irmã deu a Jacó a sua serva , resolveu fazer a mesma coisa com a sua criada. Nessa atitude podemos constatar a grande disputa que havia entre as duas irmãs. Imagina o inferno que Jacó vivia no meio dessas duas mulheres e agora mais duas criadas. Eu fiquei pensando se Jacó em algum momento não se sentiu usado, humilhado, manipulado pela disputa entre essas duas.
E mesmo em meio a toda essa confusão, o Senhor não deixou de abençoar este homem chamado Jacó. Ele abençoou esta familia e fez dela a nação de Israel. Muitas vezes em minha vida eu pensei que a Biblia só contava histórias bem bonitinhas de final feliz, mas com o tempo fui aprendendo a ver o quanto o povo de Deus passou por situações absurdas como esta e como essas situações existem ainda hoje em dia. Talvez você vá pensar que então você possa viver em seu pecado já que esta familia era caótica e mesmo assim Deus a abençou. Nada disso. Esse não é o propósito do Senhor para as nossas vidas. Fora disso, Jacó viveu numa época onde ainda o Senhor não havia estipulado a Sua Lei que foram os 10 Mandamentos. Então, Jacó não estava vivendo em pecado de adultério. Como acontece nos dias de hoje.
E agora, como é comigo? Eu já tive outros amores em minha vida e o homem que tenho agora nem é meu marido. Foi assim que a Samaritana respondeu a Jesus no livro de João capitulo 4. O Senhor continua te amando mas quer que você corrija a sua vida.
Então coloque o desejo do teu coração diante do Senhor e comece uma nova história de vida com Deus.
- O que eu aprendi com a historia de Raquel?
A primeira coisa que aprendi é que ela não sabia confiar em Deus na sua vida. Ela foi arrumando caminhos para conseguir o fim que ela queria.
- Que beleza não é tudo. Ela tinha uma beleza extraordinária mas não era feliz e não sabia confiar em Deus plenamente.
- Que Raquel não soube esperar no Senhor e tomou a decisão por ela mesma. Que decisões precipitadas podem trazer sérias conseqüencias.
- Que mesmo que o Senhor não concorde com minha decisão, Ele me dará oportunidade de repensar e de ver onde errei e Ele a todo o momento está disposto a me ajudar se eu verdadeiramente quero ter um novo começo. Que o Senhor nos abençoe.

Nenhum comentário: