Você faz toda a diferenca!

sábado, 5 de setembro de 2020

Jejum, Jacó e a sua solidão no campo no meio da noite

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

9. Dia) Jacó e a sua solidão no campo no meio da noite

Gênesis 31: 22 - 44

A primeira fuga de Jacó aconteceu quando ele enganou a seu pai e a seu irmão Esaú e seu irmão jurou matá-lo. Sua mãe Rebeca que em tudo o ajudou e orientou-o a fugir para a casa de seu irmão Labão. Jacó, virou um fugitivo. A segunda fuga dele aconteceu mais de 20 anos depois. Ele fugiu do seu tio, sogro e chefe Labão. Labão era pai de Léa e Raquel. Lembram das duas irmãs que se casaram com o mesmo homem?
- Pois é, hoje vamos falar desse homem: Jacó. Antes que Jacó nascesse Deus deu uma promessa a Rebeca de que o maior no caso Esaú serviria a Jacó, o menor, mas ela resolveu dar um jeitinho nessa historia para que tudo acontecesse mais rápido e gerou uma confunsão. Depois que Jacó serviu a seu tio e sogro, ele cansado de ser passado para trás resolveu fugir com sua familia. O que ele não contava era que Labão viria em seu encalço. Imagina que Labão perderia uma boca dessa de ter uma mão de obra quase escrava que era o que ele fazia com Jacó. Enquanto Jacó fugia, Deus estava trabalhando no que Labão estaria sonhando e o que ele sonhou naquela noite não foi nada bom. O Senhor falou com muita firmeza de que ele não fizesse nenhum mal a Jacó.
Eu vi nisso amadas, que o Senhor mesmo que eu não saiba, está cuidando de mim. Que o inimigo não pode me tocar a não ser com a aprovação do Senhor. Vamos continuar?
Labão se faz de coitadinho para Jacó dizendo que se ele soubesse que Jacó queria partir teria tido tempo de preparar uma festa e se despedir das filhas e dos netos. Ele diz a Jacó que ele tem ou teria poder de fazer qualquer coisa contra ele, mas que o Senhor falou com ele uma noite antes. Amadas, veja o que ele confessa. O mesmo acontece conosco quando o Senhor nos defende dos nossos inimigos. Eles mesmos confessam que somos filhas de Deus. Labão acusa Jacó de ter roubado seus deuses, mas isso é uma outra historia... Agora a partir do versiculo 37 começa a parte da história que eu amo. Jacó começa a dizer algo ao seu sogro e tio enganador. A primeira coisa que ele informa é:
- Você já vasculhou tudo o que me pertence. Encontrou algo que lhe pertença? Então coloque tudo aqui na frente dos meus parentes e dos seus, e que eles julguem entre nós dois. Jacó sabia que ele não tinha roubado absolutamente nada de Labão. E ele queria mostrar isso na frente de todos.
- A segunda coisa foi: "Vinte anos estive com você. Suas ovelhas e cabras nunca abortaram, e jamais comi um só carneiro do seu rebanho. Que coisa dolorida isso que Jacó fala a seu sogro. As ovelhas que Labão deu a Jacó para cuidar não podiam morrer nas mãos dele, senão ele teria que pagar cada uma com seu suor. Vejamos mais o que ele diz ao seu sogrinho e tio:
- Eu nunca levava a você os animais despedaçados por feras; eu mesmo assumia o prejuízo. E você pedia contas de todo animal roubado de dia ou de noite. Você se vê em alguma parte dessa história? Onde as pessoas que convivem com você geralmente lhe culpam de tudo? Ou seria você que pede conta de tudo mesmo sabendo que pelo caminho ambos os lados tiveram prejuizo mas mesmo assim você insiste em requerer tudo o que lhe devem?
Assim era Labão, queria que Jacó pagasse até se um acidente acontecesse com suas ovelhas, Jacó tinha que dar conta de cada uma pagando por elas. O versiculo 40 é algo que me tocou a alma há uns anos quando li com muita atenção essa história. Jacó diz assim: „O calor me consumia de dia, e o frio de noite, e o sono fugia dos meus olhos. „ Eu acredito que suas lágrimas à noite eram amargas e solitárias. Vocês podem se imaginar perdendo o sono da noite por causa das tuas preocupações de como será o amanhã? Quantas vezes ele se sentiu sozinho mesmo que ele tinha uma familia enorme. Sozinho como eu e você muitas das vezes nos sentimos. Jacó não tinha paz. Vocês já pensaram nisso? O calor do deserto durante o dia que chega a 60 graus e o frio da noite que vai a menos graus. Fiquei pensando quais pensamentos tinha Jacó nessas ocasiães onde ele por 3-4 meses tinha que ficar fora com o rebanho sem poder ver suas mulheres e seus filhos.
Quantas vezes olhando o céu no deserto que deveria ser lindo ele chorou amargurado por sua vida e o quanto ele se arrependeu de ter enganado seu pai e seu irmão. Amadas, essa é uma história semelhante em muitas familias. Mentiras, enganos, trapaças, desobediencia. Jacó viu o seu pecado. Jacó se arrependeu, se tornou um novo homem a tal ponto que o Senhor trocou o seu nome por Israel e Israel se tornou ali um país.
Jacó agora estava voltando pra casa, não mais como Jacó o enganador. Ele tinha se tornado um homem responsável por seus erros. Ninguém pode começar uma nova vida, sem antes se arrepender do seu passado. Hoje, a nossa convocação será para verificarmos com muita precisão onde magoamos pessoas em nossa familia. Eu já tive ocasião de pedir desculpas a minha familia, por eles estarem mais perto de nós no nosso dia a dia, são eles quem mais nos conhecem e sabem dos nossos limites e são eles também quem mais exigem de nós e são deles também que mais exigimos solidariedade.
Se você não tiver coragem de pedir desculpas ou perdão escreva-lhe um cartão bem bonito. Ore antes de enviá-lo. Conserte as coisas que estão pendentes no teu trabalho ou com a tua vizinha, seja lá com quem for.
O Senhor hoje quer te dar um novo nome, uma nova vida, uma nova identidade de vida. Assim como deu a Jacó. Ele recebeu um novo nome da parte do Senhor que significa: „Homem que luta com Deus” ou "Homem que vê Deus". Ao invés do antigo significado do seu nome "aquele que segura pelo calcanhar", "aquele que fica no pé dos outros".
Que o Senhor nos abençoe, amém.

Nenhum comentário: