Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

jejum, a mulher que procurou o que ela perdeu dentro da sua própria casa

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

18.) A mulher que procurou o que ela perdeu dentro da sua própria casa

Lucas 15

  • A mulher na história tinha dez dracmas, isso é dez moedas, mas perdeu uma. Por isso, ela acendeu uma lamparina e procurou pela casa toda até encontrar a moeda perdida.

  • Lucas conta três parábolas todas têm um tema em comum: falam sobre algo ou fala sobre alguém que fica perdido, e que depois é recebido de volta e depois fazem uma grande festa.

  • Alguns dizem que as dez dracmas eram toda a economia daquela mulher. Outros dizem que as dez dracmas faziam parte de seu dote. E ela as usava orgulhosa penduradas na testa ou na cabeça ou no pescoço.

  • Quero focar aqui três temas dentro dessa única história da mulher que perdeu a moeda e a procura com muita precisão:

  • 1. O perdido

  • A dracma perdida representa o pecador, que está perdido em seu pecado. O pecador não tem idéia de que está perdido. Eu mesma não sabia que estava perdida.

  • A não ser que o Espirito Santo lhe fale. E prá isso, nós que somos salvos precisamos falar da salvação e quanto mais falamos que Jesus é o único caminho para aquela pessoa, mais a Palavra de Deus vai penetrando em sua alma.

  • Para isso precisamos falar. Se não falarmos quem falará?

  • Eu costumo usar essa frase aqui: Existe um Deus que ama você. Amadas, essa frase, dói na alma do perdido porque a maioria sente falta de AMOR. Experimentem dizer isso em sua casa pro seu marido, pro seu pai, pro seus filhos, pro seus irmaos, pro seus amigos. O valor que Deus dá a cada pessoa é incalculável, custou o sangue do Seu próprio Filho.

  • 2. Perdido dentro da própria Casa do Senhor.

  • Com a parábola da moeda perdida, a Palavra de Deus nos ensina que começamos a perder o noivo (Jesus) dentro da Casa do Senhor, dentro das nossas igrejas. Nos dias em que esta história foi contada, havia um costume que funcionava como uma aliança entre os noivos.

  • O noivo dava de presente um colar contendo dez moedas para a noiva, o que atestava para a sociedade que eles viviam que aquela mulher, que deixava à mostra o colar quando andava pelas ruas, estava comprometida com alguém, que ela havia feito uma aliança com uma pessoa que seria seu futuro marido.

  • A noiva, enquanto espera o noivo, vai se arrumando, vai se preparando, vai se adornando para encontrar-se com o noivo.

  • E como conseguimos enfeitar esse vestido?

  • Ajudando o nosso próximo, aprendendo as coisas que o Senhor se agrada, deixando a nossa vida de pecado. Deixando o Senhor fazer em nós tudo novo.

  • O nosso noivo é Jesus e é Ele quem vai nos embelezando a medida que LHE obedecemos.

  • Eu fiquei me perguntando, como têm sido o nosso adorno como noivas do Cordeiro diante da sociedade em que vivemos? Diante da nossa familia, amigos, igreja, vizinhos, local de trabalho?

  • Na história a mulher não perdeu a sua moeda na rua, mas em sua própria casa.

  • Amadas isso aqui é sério e profundo. Para as irmãs que já estão servindo ao Senhor há muitos anos em suas igrejas. Como eu ou para aquelas que nasceram num lar cristão, esse texto nos leva a refletirmos que não é pelo tempo de estarmos na casa do Senhor que nos garante a nossa salvação e nem que estamos fazendo aquilo que o Senhor quer que façamos.

  • Por estarmos há tantos anos na casa do Senhor, caimos no erro das coisas virarem rotinas. Perdemos com o tempo a essência do perfume de Cristo.

  • Passamos a fazer as coisas para o Senhor como se trabalhássemos em uma firma, as vezes fazemos as coisas para o Senhor relaxadamente, ou tudo muito bem planejado e arrumado, não sobrando espaço para o Espirito Santo.

  • Cristãos assim já perderam a sua dracma na casa do Senhor faz é tempo e o pior, ainda não perceberam que a perderam.

  • Ou se perceberam, pois o Espirito Santo nos fala, mas elas continuam insistindo no mesmo caminho ao invés de parar e falar: Querido, Espirito Santo de Deus por favor, me conduz de volta ao Caminho, eu fiquei tão envolvida com tantas coisas na igreja que não escuto mais a Tua preciosa voz.

  • Nossas igrejas estão lotadas de cristãos que estão correndo, fazendo mil e uma coisa ao mesmo tempo, mas na verdade, só estão se cansando, o Senhor há muito tempo se retirou.

  • Quando eu leio sobre Jesus eu vejo que Jesus tinha tempo para as pessoas. Ele viu o homem na árvore, Ele sentia quando alguém lhe havia tocado, Ele tinha tempo para ir as festas.

  • Sabem aquelas pessoas em nossas igrejas que você encontra e começa a conversar com ela e você conta o que te dói na alma e aquela pessoa sequer ficou sensivel a tua dor?

  • Sabe aquele tipo de pessoa que você conta pra ela as coisas e você tem a impressão que ela está olhando pra tudo que é canto menos nos teus olhos?

  • Sabe aquele tipo de pessoa que você fala com ela e você tem a impressão que ela não te ouviu? Não é impressão não amadas, elas realmente não estão te ouvindo. Essas pessoas estão na casa do Senhor, usando o nome do Senhor, mas o Senhor já não está mais ali com essa pessoa, pois pelo caminho essa pessoa passou a fazer o que ela acha que deve ser e não mais perguntou ao Senhor: Como é que Ele gostaria que fosse feito.

  • Sabem aquelas pessoas que não aceitam conselho de ninguém, pois

    elas não são humildes, elas são soberbas, estão cheias de si mesmas em seus próprios pensamentos, suas opiniões sao as mais corretas. Elas nem te deixam falar, porque elas sempre falam primeiro.

  • Sabem aquelas pessoas que sentam lá na frente? Lembre-se do que Jesus disse sobre isso?

  • Sabem aquelas que ficam incomodadas se alguém começa a crescer espiritualmente? Elas não se alegram se outras pessoas começam a sobressair na causa do Senhor.

  • Têm o espirito de inveja e ciúmes como o rei Saul que procurou matar Davi, porque pensam que seus ministérios estão correndo risco.

  • Sabem aquelas irmaos que sentam la na frente com seus celulares nas maos e andam no culto o tempo todo mas nao ficam nos seus lugares?

  • Nossas igrejas estão cheias dessas pessoas que parecem ser, mas por dentro Jesus diz que elas estão ocas e vazias procurando fazer barulho para ninguém perceber o quanto elas estão perdidas dentro da própria Casa do Senhor.

  • 3. e último ponto. Valores que se perdem dentro da nossa familia.

  • Este 3. ponto é muito importante. Muitas de nós ao longo do caminho de casadas também vamos deixando nos cantos dos nossos relacionamentos as nossas moedas perdidas.

  • Relacionamentos com marido e com nossos filhos têm sido desafiadores para nós nos dias de hoje.

  • Nós temos tido tantos problemas particulares que eu as vezes penso como pode termos ficado tão doentes nas relações familiares.

  • Nunca se ouviu tanto a Palavra do Senhor como nos dias de hoje, mas parece que quanto mais ouvimos a Palavra menos ela faz efeito em nós.

  • O nosso coração ficou tão duro e tão soberbo ao longo do caminho que não há mudanças em nós. A gente prefere voltar a fazer e a agir de maneira errada mesmo que já tenhamos aprendido o modo certo de fazer e agir.

  • Se nós aprendemos que aquele caminho não é certo diante de Deus, precisamos também fazer a nossa parte para que as coisas dêm certo.

  • Precisamos comer alimentos sólidos e deixarmos de beber leite como se ainda fôssemos bebezinhos.

  • O que eu aprendi com a história biblica de hoje?

  • Que devemos acender a nossa lamparina, varrer a nossa vida e sair à procura da moeda que perdemos com todas as nossas forças até encontrá-la.

  • Precisamos esquadrinhar o nosso coração, como fez o rei Davi. E como é isso esquadrinhar o nosso coraçã?

  • É reconhecermos os nossos erros e não falarmos aos outros que fizemos algo porque ela ou ele nos falaram assim e assim.

  • Reconhecer os nossos erros não é acusar o outro para se defender e depois forjar um pedido de desculpas.

  • Mas é dizer, foi eu quem errou. Obrigada por falr comigo sobre o meu erro. Assumir e posicionar, parar de ficar jogando a culpa no outro. Davi esquadrinhou seu coração e ele disse:

  • Eu, eu somente pequei contra o Senhor.

  • Deus nos convida a acender uma lamparina dentro da nossa casa.

  • A varremos os cantos no nosso coração.

    De sermos Sua Luz na nossa familia, mesmo que tenhamos que pagar um preço muito alto.

  • O preço de nos humilharmos. Enquanto não descermos do ponto mais alta das nossa escada, o Senhor não poderá agir.

  • Se nossa casa não estiver em ordem, dificilmente a igreja estará. Porque a boa obra começa em nós.

  • A oração de hoje amadas, você mesma vai fazê-la em teu favor.

    Veja aonde você perdeu a sua moeda ou as suas moedas.

  • Também o louvor não escolherei, pois penso que você mesma deve ter um louvor dentro de você para louvar ao Senhor. Amém.

Nenhum comentário: