Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 15 de setembro de 2020

Jejum, Maria a escolhida para ser a mãe do Messias

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

19.) Maria, a escolhida para ser a mãe do Messias – Lucas 1:46-55

Vamos aprender um pouco sobre ela aos olhos da Biblia, pois as nossas igrejas não falam muito sobre Maria por causa da igreja católica.

 

  • Quem era Maria?
    O nome de Maria era muito comum em seu tempo. Deriva do nome hebraico Miriã. Ela era da linhagem real, descendente do rei Davi. Mateus registra a genealogia de Jesus, Mt 1.1.

  • Quais eram suas qualidades e seu caráter.
    Maria foi escolhida para ser mãe do Salvador, antes de tudo, por decisão divina. Mas também por suas qualidades espirituais e morais.
    a) Ela era virgem.

  • Naqueles tempos, a virgindade física de uma jovem era um valor de grande significado espiritual e moral. José não teve relações com ela até que Jesus nasceu. Deus enviou através do seu anjo o Espirito de Jesus.

  • Sua virgindade era indispensável para o cumprimento da profecia de Isaías 7.14a virgem ficará grávida, dará à luz um filho e o chamará Emanuel. Ele profetizou isso 760 anos antes de Cristo.

  • Maria, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. „

  • Vocês lembram da história de Ester onde diz que as moças ficavam um ano aprendendo tudo sobre como ser uma rainha? Esse tempo não é só para isso, esse tempo é também para ver se elas não estariam grávidas.

  • No tempo de Maria era assim também. O casamento era anunciado, o noivado era feito, mas ela tinha que ficar um ano separada e só depois de um ano de espera é que eles deveriam ficar juntos na mesma casa e dormir como marido e mulher. E foi exatamente nesse tempo de prova que o anjo Gabriel apareceu para Maria.

  • Maria perguntou ao anjo como isso seria porque ela não sabia como essas coisas se davam.

  • O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que há de nascer será chamado Santo, Filho de Deus.”

  • Já estava pronto amadas quando foi “colocado” em Maria.

  • A Biblia não diz quantos anos tinha Maria, mas livros historicos da época diz que Maria deveria ter uns 14 anos.

  • Ela era agraciada. Diz Lucas: “E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada ” O termo quer dizer que ela foi honrada por Deus, ou “muito favorecida”, e recebeu a graça divina em sua vida, não apenas naquele momento, mas por toda a sua vida.

  • O anjo disse: “o Senhor é contigo” (Lc 1.28). Ao dizer que o Senhor era com ela, o anjo declarou o que talvez ela não tivesse consciência de forma tão clara: Deus estava com ela.
    Ela era bendita entre as mulheres.

  • No meio de tantas jovens de sua época, em Israel, ela foi a escolhida.

  1. Deus a escolheu para ser a mãe do Salvador.
    Ao ouvir tal saudação do anjo, Maria ficou perplexa: “Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, e eis que em teu ventre conceberás, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus [...]” (Lc 1.30,31).

  2. Quando o anjo diz a ela para ela não temer, é porque ele viu que ela ficou com medo de tudo isso. Imagina uma adolescente de 14 anos ser visitada por um anjo. Eu iria cair dura só de ouvir uma voz no meu quarto.

  3. Fora disso naquela época uma jovem que engravidasse antes do casamento, ela seria apedrejada até a morte, mas mesmo assim diante do anjo ela disse que sim. Maria foi muito corajosa em aceitar esse desafio.

  4. Quando José ouviu a história de Maria que ela tinha recebido a visita de um anjo da parte do Senhor, ele pensou em fugir para que os outros pensassem que ele foi um covarde fugindo do seu compromisso com Maria.

  5. Pois, José não creu nisso, foi preciso que Deus enviasse o Seu anjo a ele em sonhos e conversasse com ele sobre isso.

  6. José, filho de Davi, não tema receber Maria como sua esposa, pois o que nela foi gerado procede do Espírito Santo.

  7. Observe o verbo nesta palavra do anjo:GERADO“. Mateus 1:18-25

  8. Outra coisa linda no caráter de Maria é a sua submissão à vontade do Senhor: “Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua Palavra.

  9. Quantas vezes amadas, muitas de nós em nossas orações ao invés de falarmos assim de forma submissa ao Senhor, estamos dando ordens a Deus. Estamos dizendo coisas para que Ele faça porque Ele é Deus, e no entando a nossa oração deve ter a humildade de Maria.

  10. Maria, mulher e mãe.
    Maria teve de se deslocar de Nazaré a Belém, para alistar-se com o esposo num censo decretado pelo governo (Lc 2.1-5).

  11. O Filho de Deus nasceu numa manjedoura onde os animais viviam, bebiam, comiam e dormiam. O local deveria feder a mijo e a cocô de animais. Mas ela cuidou do bebezinho ali. José preparou um lugarzinho para pôr o bebê.

    - Talvez, seu filho ao nascer não recebeu muitas coisas. Quem sabe quando teu filho nasceu, você tinha falta de dinheiro, estava desempregada ou o teu marido, a criança chegou e você não tinha muita coisa para oferecer.

  12. Mas veja Jesus, o Filho de Deus nasceu num lugar bem simples. Por isso não se envergonhe do lugar onde você mora, onde você vive.

  13. Outro ponto nesta história amadas é que , Jesus era o filho adotivo de Maria e José. Eles sabiam que Jesus havia nascido de um milagre de Deus. E você que tem filhos adotivos como Vilma e Simone, vejam que Jesus também nasceu por adoção e nós todas que recebemos a Cristo somos filhos adotivos de Deus por causa de Jesus.

  1. Maria deu à luz “a semente da mulher”.
    Após a tragédia do pecado, por amor e misericórdia, Deus declarou, na repreensão a Satanás: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” (Gn 3.15).

  2. Maria não é redentora. E isso é muito importante que aprendamos. Maria em seu cântico canta assim: „e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, isso está em Lucas 1:47. Se ela fosse salvadora de alguma coisa ela não iria cantar assim chamando o que estava no ventre dela de SEU SALVADOR.

  3. Ela confessa ali que ela mesma precisava das misericórdias desse Salvador para ela ter a vida eterna. Maria sabia muito bem o seu papel em tudo isso mesmo sendo ainda tão jovem. Maria teve um papel fundamental em todo esse processo de salvação ela não pode salvar ninguém de seus pecados, ela não pode interceder diante de Deus por ninguém.

  4. Nos ensinos do Novo Testamento não existe nenhuma base para considerar Maria como redentora, ou mediadora entre Jesus e os homens. Este posicionamento é perigoso, pois a Bíblia diz que não devemos ir além do que está escrito (1.Cor 4.6).

    Deus é eterno, Ele é o Criador. Maria, não é mãe de Deus. Uma criatura humana não pode ser mãe de Deus. Isso é pecado, Maria era mãe do Filho de Deus encarnado (encarnado quer dizer que tomou forma, tomou corpo)

  5. Maria não é mediadora.
    Não se pode negar a honra e os privilégios que Deus concedeu a Maria de Nazaré, para ser a mãe do Filho de Deus, encarnado em seu ventre. Mas a ela, não se deve render culto ou adoração. Jesus disse: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”

  6. Maria morreu e foi sepultada e, agora, aguarda a ressurreição, no arrebatamento da igreja. Assim como todos os que morreram e morrerão antes da volta de Cristo.

  7. Maria não intercede por ninguém. A Bíblia diz claramente: “Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem” (1Tm 2.5). “... o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm 8.34).

  8. Só Jesus pode interceder por nós diante de Deus, pois foi Ele quem por nós morreu na cruz.
    O que deve ficar bem claro na história biblica de hoje?
    Maria merece todo o respeito, a honra e o reconhecimento de seu papel, no plano de Deus em relação à humanidade. Ela foi a única mulher que concebeu pelo Espírito Santo. Mas não há qualquer base bíblica para que lhe rendamos culto, adoração, ou a considerarmos mediadora entre Deus e os homens, pois esse papel é exclusivo de Jesus Cristo, Nosso Senhor.

  • Oremos:

    Jesus amado Salvador, que essa verdade que aprendemos hoje aqui fique escrita nas tábias do nosso coração para não pecarmos contra Ti.

  • Que nossos filhos também tenham isso bem claro em seus corações que somente Jesus Salva.

  • Que nossos maridos também tenham essa convicção e para aquelas que desejam conhecer um varão vindo de Ti Senhor que ele também tenha essa convicção de que só Jesus é o Senhor. Em Teu nome Jesus amém.

    *Algumas informações da internet

     

Nenhum comentário: