Você faz toda a diferenca!

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Jejum, Abigail, uma mulher sensata

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

5. Dia) Abigail, uma mulher sensata – 1. Samuel 25

Seu marido se chamava Nabal e ele era um homem colérico, insensato, sem nenhuma sabedoria e uma pessoa difícil de se conviver. Vocês conhecem pessoas assim?
A Biblia conta que Abgail sua mulher era inteligente, bonita e sensata.
Davi estava fugindo do ciumento Rei Saul, e ele estava morando numa região de deserto com seus 600 guerreiros. Certo dia Davi enviou dez mensageiros a Nabal, pedindo ajuda. A cidade onde Nabal vivia estava em festa pois, eles haviam retirado a lã das ovelhas para ser vendida. Davi, foi bem educado com suas palavras, usando termos respeitosos a Nabal. Ele se dirigiu a ele como se ele fosse seu pai. E para surpresa dos homens de Davi, Nabal deu a eles uma resposta furiosa! Ele zombou de Davi, dando a entender que Davi era insignificante, e o comparou a um servo fugitivo e que ele não o reconhecia como futuro rei de Israel. Quando os homens voltaram com a resposta de Nabal, Davi ficou furioso. E ordenou aos seus homens: “ Coloquem suas espadas agora na cintura!”.
Todos armados, Davi e 400 de seus homens saíram para lutar. Ele jurou que eliminaria todos os homens da casa de Nabal.
Enquanto isso um dos jovens de Nabal que ouviu toda a conversa,
correu até Abigail. Ele sabia que ela era diferente. Ao receber a notícia Abigail agiu rápido. A Biblia diz que ela “apressou-se imediatamente”. Esse relato usa 4 vezes o verbo “apressar” se referindo a Abigail. Imaginem a pressa com que ela estava fazendo todas as coisas. Ela preparou um presente generoso para Davi e seus homens. Incluía pão, vinho, carne de ovelha, grãos torrados, tortas de passas e de figos. Ela também contou com o apoio das outras mulheres e homens da sua cidade, pois suas vidas estavam em risco. Ela mandou seus servos ir na frente com as provisões, e depois ela seguiu sozinha. Ela sabia que ela precisava ir até Davi. “Nós lemos nesta passagem”, que “ela não contou nada a seu esposo”. E eu fiquei pensando será que isso significa que Abigail se rebelou contra a chefia que Nabal tinha sendo seu marido?
Nada disso, lembre-se que Nabal havia agido impulsionado por seu mal humor, por sua cólera contra um servo ungido de Deus.
Essa ação poderia resultar na morte de muitos membros inocentes da casa de Nabal e inclusive ela como sua esposa. No caso em questão, ela tinha de colocar a submissão a Deus à frente da submissão ao marido. Ela estava salvando vidas.
Pouco depois, Abigail se encontrou com Davi e seus homens. Novamente ela se apressou, em se curvar diante de Davi. Então abriu seu coração, fazendo uma forte súplica por misericórdia em favor de seu marido e os de sua casa. Ela pediu a Davi que ele não fizesse nada que pudesse trazer culpa de sangue sobre ele. Sem dúvida, ela não falou somente palavras gentis e tocantes mas cheia de sabedoria e sensatez levando Davi a repensar no que ele iria fazer. Como vocês acham que Davi reagiu? Será que ele continuava colérico querendo matar a familia de Nabal?
Nada disso. Ele aceitou o presente de Abigail e reconheceu que
neste dia ela o conteve de sujar suas mãos com sangue matando pessoas inocentes nessa história. ”Davi a elogiou por ter tido coragem de ir imediatamente ao encontro dele. Vejam só a resposta de Davi a Abigail: “Sobe em paz para a tua casa”, e humildemente acrescentou: “Escutei a tua voz.”
Amadas o que essa história me ensina com o tema "Os que esperam no Senhor?"
- Que nós precisamos orar para que o Senhor envie para os nossos filhos que ainda não se casaram homens e mulheres com um coração quebrantado como o de Abigail e como o de David.
Pois, o mundo está cheio de pessoas como Nabal.
- Que homens e mulheres coléricos/as não tenham a coragem de se aproximar de vocês e nem das nossas filhas e nem dos nossos filhos.
- Que nossas filhas sejam mulheres como Abigail que foi uma mulher de extrema sabedoria e sensatez e de um amor profundo pelo seu povo, o povo da cidade onde ela morava.
- Que o Senhor nos dê sabedoria para liderarmos as nossas vidas no nosso dia a dia. Permitindo agirmos no amor de Cristo e esse cuidado que ela teve com a vida de Davi afim de que o nome dele não fosse desmoralizado tomando uma atitude mal pensada.
Que o Senhor também nos conceda atos deste valor, de não nos fazermos de vítimas, mas de enfrentarmos com coragem os problemas que precisamos resolver.
- Que tudo que fizermos possamos glorificar o nome que carregamos em nossas vidas, o nome de Jesus.
- E que o Senhor, abençoe a nossa vida conjugal, o futuro marido de nossas filhas, a futura esposa dos nossos filhos. Que a poderosa mãodo Senhor esteja estendida sobre nós. Em Teu nome Jesus te oramos já agradecidas. Amém.

Nenhum comentário: