Jejum mês de agosto de 2020:
„Os que esperam no Senhor“
4. Dia) Rute, a nora de Noemi – Rute 1
A história no livro de Rute nos conta que Noemi e Elimeleque viviam em Belém, Belém significa Casa do Pão. Belém foi devastada por uma grande seca, obrigando Elimeleque marido de Noemi a procurar um melhor lugar para sua família. Nada de errado nisso, pois qualquer um de nós, nas mesmas circunstâncias faríamos o mesmo.
Uma coisa que eu achei estranho nessa história foi o lugar que Elimeleque escolheu para morar com sua familia: A cidade de Moabe. Uma cidade amaldiçoada por Deus.
Essa cidade é hoje a Transjordania. Já ouviram falar?
Outra coisa que eu achei estranho foi o significado dos nomes dos filhos deles. Pois, nós sabemos que o nome tem um relacionamento espiritual profundo na vida das pessoas e prinicpalmente na vida do judeu. O nome que Elimeleque tem, tem um significado lindo: “Meu Deus é Rei” e o da sua esposa Noemi, significa “Doçura”.
Por que será que deram nomes tão sombrios a seus filhos?
Malom nome do primeiro filho significa: “Doença, enfermidade e Quiliom significa: “Quase morto, definhamento”.
alvez porque ao nascer eles foram bebês raquiticos e doentinhos. Mas a verdade é que eu teria dado nomes de força, vida e vigor.
Malom se casou com uma mulher moabita que se chamava Rute, e eles não tiveram filhos.
E Quilion se casou com Ofra também moabita e também não tiveram filhos.
A Biblia não diz quando foi que seu pai morreu e uns anos mais tarde eles também. Eram 3 mulheres que foram casadas e agora estavam viúvas e sozinhas com suas dores. Pobres e sem dinheiro. Noemi soube que “não havia mais fome em Belém”. Ela resolve voltar prá casa mas sem as noras. Rute não quis deixá-la e ela diz a sua sogra a declaração de Amor mais poderosa e mais citada em convites de casamento que está em Rute 1:16 que diz assim:
"Não insistas comigo para que te deixes, não me peça para deixá-la. Aonde você for, eu irei, onde você ficar, eu ficarei! O teu povo Noemi, será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus!“
Nós podemos perceber por estas palavras que Rute não tinha uma vida amargurada por causa das suas perdas e nem por causa da situação que ela estava vivendo naquele momento. Ela decide ficar com sua sogra Noemi e ir com ela para Belém.
Estrangeira, Rute com certeza enfrentou muitos problemas entre os israelitas sobre preconceitos. Porque todo povo tem seus preconceitos e imagina Moabe a cidade de onde ela vinha era uma terra amaldiçoada pelo Senhor.
Mas com o tempo todos foram vendo como o seu comportamento era exemplar. Seu testemunho, amor e cuidados para com sua sogra deixavam todos na cidade comentando o quanto Noemi era uma mulher de sorte, mesmo que pobre. Veja que testemunho Boaz filho de Raabe, a mulher da história de ontem. Ele era dono de terras onde ela ia colher o trigo que eram deixados pelo caminho para que os pobres pudessem colher:
„Boaz diz assim a ela no Cap. 2:11 "Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o seu marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que você não conhecia.“
O que atraiu Boaz em Rute não foi a sua beleza fisica e sim o seu caráter. Sobre isso, toda a cidade estava comentando. Rute estava bombando em Belém.
O final da história, nós já sabemos, ela se casou com todas as honras com este homem, Boaz. Mesmo ela sendo uma mulher viúva e estrangeira. Ela entrou na genealogia de Jesuscomo o Evangelho de Mateus 1 descreve.
Você deve estar se perguntando: O que essa história tem a ver com a minha história de vida? Vamos lá:
Vocês acham que deve ter sido fácil para ela? Primeiro perder o marido, deixar sua cidade e viver em um país de costumes diferentes dos dela? Com certeza, você ao longo da sua vida também perdeu pessoas, perdeu um emprego que você tanto gostava. Mas a vida não acabou amada. Deus tem promessas de vida para você, assim como Ele teve na vida de Rute e de Noemi que já era avançada em idade.
Rute poderia dizer que a vida para ela tinha acabado lá em Moabe. Mas ela preferiu dizer: O teu Deus será o meu Deus...
Talvez você já tenha uma certa idade e nunca se casou e você pode se perguntar: O que tenho eu para oferecer num relacionamento, num casamento? Já estou prá "titia", minha beleza se foi, meu corpo já não é mais o mesmo...
Eu acho que Rute pode ter pensado essas mesmas coisas que nós. É normal pensarmos assim. Mas devemos também agir como Rute:
Confiar no Deus de Israel. Obedecer em tudo o que a Palavra do Senhor nos diz para fazer: Confie em mim, diz o Senhor, pois os meus pensamentos são pensamentos de Paz, de esperança para te dar no fim tudo aquilo que deseja o teu coração. (Jeremias 29:11)
Nao diga que o tempo para você passou, mas diga que você tem um grande Deus que cuida de você e Ele sabe e conhece o desejo do teu coração. Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário