Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

116. Dia de Provérbios 30:1-9

1- Palavras de Agur, filho de Jaque, o masaíta, que proferiu este homem a Itiel, a Itiel e a Ucal:
2- Na verdade eu sou o mais bruto dos homens, nem mesmo tenho o conhecimento de homem.
3- Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do santo.
4- Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos nos seus punhos? Quem amarrou as águas numa roupa? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome? E qual é o nome de seu filho, se é que o sabes?
5- Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele.
6- Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.
7- Duas coisas te pedi; não mas negues, antes que morra:
8- Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;
9- Para que, porventura, estando farto não te negue, e venha a dizer: Quem é o Senhor? ou que, empobrecendo, não venha a furtar, e tome o nome de Deus em vão.

Provérbios 30 começa falando de uma pessoa que nada se sabe sobre ele. O significado do seu nome é:
"aquele que reúne "

Agur fala sobre a sabedoria. Ele profetiza sobre a genuína sabedoria que provém do Senhor em contraste com a sabedoria humana que é pequena. Agur também destaca a suficiência e o caráter imutável da Palavra de Deus. Deus não tem duas palavras. Ele é responsável pela Sua Palavra. Ele começa falando da incapacidade do homem de compreender por si mesmo este Deus que é infinito. A mente humana não consegue entender isso em sua totalidade. Agur, que bem poderia ser eu e você, não conseguia entender Deus por suas próprias forças. Ele se sentia um ignorante, assim como eu e você muitas das vezes. Deus é santo e nós habitantes do século 21 não temos a capacidade de entender o que é realmente ser santo. Precisamos da ajuda divina de Deus para isso. Agur faz 5 perguntas, as quais muito me lembraram as perguntas no livro de Jó. E ele chega a conclusão que somente Deus pode nos dar entendimento sobre a Sua Palavra e ninguém mais. Deus é um escudo para os que nEle esperam. O Senhor protege aqueles que nEle confiam. Onde você tem depositado a tua confiança? Nós temos vivido dias difíceis e temos comparado com as profecias na Biblia e elas têm se cumprido. Porque nada deixará de acontecer. Tudo o que está neste livro chamado Biblia. Tudo vai se cumprir, por isso é importante que você e eu saibamos o que está escrito ali.

Com Georgia

Nenhum comentário: