1- Quem é frequentemente repreendido e continua na
sua teimosia virá inesperadamente a sofrer a derrota, sem mais remédio.
2- Quando são os justos que acedem ao poder, então toda a população se alegra;
mas quando é um homem corrupto quem domina o povo, este só pode gemer.
3- Um filho que ama e segue a sabedoria é uma alegria para os seus pais, mas o
que anda atrás de mulheres levianas é como se andasse dissipando os bens que
seu pai honradamente lhe deixou.
4- É pela execução do direito e da justiça que um governante dá estabilidade à
sua nação. Mas aquele que se deixa levar por interesses pessoais, ou pelo
simples desejo do poder, leva o povo à ruína.
5- A pessoa que lisonjeia o seu próximo é como se lhe estendesse uma cilada.
6- Os que são desonestos facilmente caem nela, mas
os rectos ficam de longe e cantam de alegria.
7- Os rectos conhecem bem os direitos dos pobres. Os maus não se preocupam com
isso.
8- Os malfeitores armam brigas por toda a parte, mas aqueles que são sensatos
procuram conservar a paz.
9- É inútil discutir com um imbecil; este só sabe exaltar-se ou zombar, sem
nunca se chegar a um entendimento.
Este Provérbio fala sobre o perigo de pecar e de fechar os ouvidos à correção. Nós estamos vivendo dias assim onde há tantos cristãos tão cheios de si mesmos, e eu em algumas ocasiões me enquandrei nisso.
- Às vezes fica difícil ver os meus próprios erros e também de ouvir a correção. Quantas vezes nós estamos com os nossos corações lacrados. Pensamos que por sermos cristãs e por irmos à Igreja ou por lermos à Biblia, nós não precisamos ser chamadas atenção.
Ninguém gosta, não é mesmo?
- E quando alguém nos corrige a nossa reação muitas das vezes não é nada boa, nós sabemos lidar quando alguém aponta os nossos erros. Nossa reação é: Quem ela pensa que é? Quem ele pensa que é?
- Se uma amiga ou colega no trabalho ou na igreja discorda de nós, nós procuramos nos afastar daquela pessoa. Às vezes a coisa fica mais séria, a tal ponto que alguém coloca em dúvida se aquela pessoa é realmente uma pessoa que vive com Jesus de tão estranha que é a sua reação nas situações de confronto.
- A verdade é que nós não estamos preparadas para recebermos a repreensão de ninguém.
- A Biblia diz assim: “Se alguém diz que ama a Deus e não gosta de seu irmão, é mentiroso. Pois, ninguém pode amar a Deus, a quem NAO vê, se não amar a seu irmão a quem VÊ.” 1. João 4;20,21.
- Infelizmente as nossas Igrejas estão cheias de pessoas que não agüentam a correção de um irmão ou de irmã, também em nossas familias. Nos tornamos pessoas teimosas, soberbas, nosso estômago está amargo.
- Precisamos aprender a AMAR novamente.
Com Georgia
Nenhum comentário:
Postar um comentário