Você faz toda a diferenca!

domingo, 20 de junho de 2021

71. Dia de Provérbios 17:22-28

22- Um coração alegre faz o mesmo efeito dum bom remédio, mas um espírito abatido torna todo o corpo doente.
23- É pecado aceitar presentes para torcer a justiça.
24- A sabedoria vê-se no rosto das pessoas sensatas. Os loucos, quando se tornam ambiciosos, chegam a querer para si a terra inteira!
25- Um filho insensato é um desgosto para o seu pai, é a amargura para quem o deu à luz!
26- É uma coisa extremamente mal feita quando os governantes castigam os justos e punem os que agem com honestidade.
27- As pessoas entendidas, que têm conhecimento da vida, sabem quando devem calar-se.
28- Por isso até o tolo é capaz de passar por esperto, quando sabe ficar quieto; e quando cala a boca, até pode ser tomado por inteligente!

Todas ás vezes que o meu marido me vê sorrindo, ele diz que fica feliz. Ele diz que quando não me vê sorrindo isso o deixa preocupado de que eu não estou feliz e de que eu nao estou bem. Ele diz que o meu sorriso é remédio para ele. Mas quando ele me vê com aquela cara fechada, com aquela cara de trovoada, ele diz que isso o deixa sem forças, pois ele sabe que somente eu terei que sair daquele lugar onde eu estou escondida. 

Nós sabemos que existe uma relação entre o nosso comportamento e a nossa saúde. Sentimentos como rancor, raiva, amargura, vingança, maus pensamentos sobre os outros tem deixado muita gente doente do corpo e da alma. 

Por 14 anos eu sofri de enxaqueca. E as medicações já não faziam mais efeito. Um dia eu estava muito desesperada pela dor eu clamei ao Senhor lhe perguntando se não havia cura para a minha enfermidade e ai eu ouvi a palavra „perdão“. Eu precisava delegar perdão para as pessoas que haviam me magoado e eu precisava pedir perdão para as pessoas que eu havia magoado. Hoje, raramente eu tenho dor de cabeça. Eu fui até as pessoas que me magoaram e pedi a elas o seu perdão e também deleguei perdão em meu coração.

O verso 23 fala de algo bem desagradável. Deus, deixou claro em vários lugares em Sua Palavra que aceitar suborno é pecado. Quantas vezes nós estamos aceitando os presentes de pessoas que sabemos que elas estão esperando que a gente resolva alguma coisa para elas que nós sabemos que não deveríamos fazer. Quantas vezes nós estamos aceitando as bajulacoes de uma amizade que nao é amizade?

Quantas vezes nós falamos para os nossos filhos assim: Olha, vai lá pega aquilo prá mamãe que eu depois te dou algo. Isso, é suborno. E nós ao agirmos assim com nossos filhos, já o estamos treinando a achar isso normal. 

O verso 24 diz que os loucos quando se tornam ambiciosos chegam a querer a terra para si. Quer dizer, eles já agiam com loucura, não é que eles se tornaram, eles já eram, e agora eles querem o mundo, não têm mais limites. Agir com sabedoria, com verdade, com firmeza, nos traz resultados satisfatórios de um agir correto. 

E para terminar o verso 28 diz que até o tolo parece ser sábio quando ele refreia a sua lingua, ele até se passa por uma pessoa inteligente quando ele sabe a hora de se calar. Eu penso que este versiculo é a parte mais dificil para nós mulheres. A hora de nos calarmos e de nao darmos margem para que a situacao piore. Mas nós estamos aprendendo com o Senhor a darmos um passo de cada vez. Quando eu li a Carta aos Romanos eu aprendi que a justificação da nossa salvação essa é imediata, pois ela é através da aceitação do sacrificio e ressusrreição de Jesus, mas a santificação, é um processo ao longo das nossas vidas.

Com Georgia

Nenhum comentário: