Você faz toda a diferenca!

domingo, 18 de abril de 2021

42. Dia de Provérbios 10: 28-32

28- A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá.
29- O caminho do Senhor é fortaleza para os retos, mas ruína para os que praticam a iniqüidade.
30- O justo nunca jamais será abalado, mas os perversos não habitarão a terra.
31- A boca do justo jorra sabedoria, mas a língua da perversidade será cortada.
32- Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, só perversidades.

O livro de Provérbios fala muitas vezes para termos cuidado com as nossas palavras e como devemos mesmo ter cuidado com isso. Provérbios me ensina muito e me mostra no quanto eu preciso policiar aquilo que eu digo. Quanto mais nós falamos mais coisas podem ser usadas contra nós.
Quanto mais eu falo, menos eu escuto os outros e portanto minhas palavras e atitudes serão menos informativas. Quantas vezes eu pelo meu muito falar, eu deixei de ouvir o que os outros tinham para me ensinar.
Vocês já observaram que pessoas que muito falam nós já não as ouvimos? Nós até dissemos: Haja paciência, essa dai fala pelos cotovelos e não há nada que se aproveita!
Mães que falam demais com seus filhos e não esperam o momento certo, os filhos já não as ouvem.
As pessoas que falam demais estão muito mais interessadas em si próprias do que na outra pessoa. Parece que gostam de ouvir o eco das suas palavras.
Outra boa razão para ouvirmos mais a outra pessoa é que aprenderemos mais sobre a outra e a nossa palavra será certeira quando tivermos que dizer-lhe alguma coisa.
Se você não consegue ser breve, pode significar que você não saiba o suficiente para dar a ela um conselho e por isso fica dando voltas e mais voltas tentando se justificar com as tuas palavras.
Se conseguirmos controlar a nossa lingua viveremos em paz conosco e com as outras pessoas ao nosso redor. Então fica esta reflexão para todos nós:
- Eu falo demais, tu falas demais, nós falamos demais.

Com Vilma Correia e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: