Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Jejum, Jonas mesmo sendo um profeta de Deus ele teve dificuldades em perdoar

 

Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

15.) Jonas – mesmo sendo um profeta de Deus ele teve dificuldades em perdoar - Jonas 1


No capitulo 1.3 está escrito assim: "Jonas, se levantou para fugir da presença do Senhor indo para Társis."
Jonas foi levantado por Deus para ser profeta em Israel. Deus tomava a boca de Jonas e falava com o povo. Os lábios de Jonas eram os lábios do Senhor. Quando o Senhor tomava os lábios de Jonas ele não dizia como os outros profetas: „Eu o Senhor digo.“ Mas ele dizia: „ Eu o Senhor, vos digo.“ Estão percebendo a diferença? A unção de Deus em sua vida era tremenda.
Jonas viveu 750 anos antes de Jesus. A Assíria era uma nação poderosa, e a sua capital era em Ninive. A Assíria derrotou Israel. numa guerra muito sangrenta. Os ninivitas eram sangüinários. Eles mataram todos os homens de 12 anos para cima e as mulheres foram violentadas junto com suas filhas. Os ninivitas acreditavam num „deus peixe“ e as crianças eram jogadas do alto do precipicio vivas, para que o peixe as tragassem. Jonas cresceu ouvindo essas histórias. E com certeza com um profundo ódio pelos ninivitas.
O tempo passou e 40 anos depois Jonas se tornou um profeta de valor e tinha uma boa vida. Um dia o Senhor falando com Jonas, Deus diz a ele que o pecado de Ninive era tão grande que havia subido até a Sua presença e eu já não agüento mais, disse o Senhor. E eu vou destruir essa nação. Imaginem a alegria de Jonas. Ele deve ter pensado: - finalmente este povo vai pagar tudo o que fez a minha nação. Mas Deus diz a Jonas para ir a Ninive e pregar para eles. E dizer a eles para pararem de fazer o que estavam fazendo. Que o Deus de Israel os amava, que Ele é o Deus verdadeiro, Criador de todas as coisas. E se vocês se arrependerem Ele não fará o mal que pensa em fazer. Arrependam-se. Era a mensagem que Jonas teria que transmitir da parte de Deus para aquele povo sangüinário. Upps! Com nada disso Jonas contou. Ele odiava aquela nação e o Senhor sabia disso. A maior cura que o Senhor queria fazer, não era em Ninive, mas no coração do seu profeta. E assim também é conosco amadas. O maior interesse do Senhor é em nós. O que o outro faz contra você, Deus mesmo cuidará sem que você precise se preocupar. Mas Jonas não concordou com Deus e ele decidiu não ir e fugiu. Imagina que Jonas ia dar a aquele povo a chance de se arrependerem, eles tinham mais era que morrer debaixo da justiça do Deus de Israel. Esses eram seus pensamentos sobre justiça. Pensamentos como os meus e como os teus quando se refere a alguém que muito nos fez mal. Nós queremos fazer a nossa justiça.
Ninive era o caminho da obediência a Deus, e Társis, o caminho da desobediência. Jonas preferiu seguir o caminho da desobediência. Talvez ele pensava que sendo um profeta de Deus ele poderia fazer certas coisas e que Deus não iria se importar e esquecer. Assim como muitos cristãos pensam, que por serem cristãos estão no direito de tomarem certas atitudes porque pensam que estão sendo guiados por Deus. E também muitos pastores pensam que podem fazer determinadas coisas por ser pastor. Jonas pegou um navio para Tarsis, um sentido contrário a Ninive, ele queria se distanciar o máximo deste lugar. No navio ele ficou no porão e dormiu esperando ir para bem longe de Ninive. O porão aqui tem um significado enorme. Eu quando criança quando não queria que minha mãe me achasse para lavar a louça, rs, eu me escondia embaixo da cama,rs, ficava lá tanto tempo que acaba adormecendo ali mesmo. Jonas estava fazendo o mesmo com Deus, indo para a parte mais funda do navio para se esconder de Deus. Extamente como fazemos ainda hoje quando sabemos que fizemos algo errado. A gente não quer falar sobre o assunto e a gente evita certas pessoas porque não queremos falar sobre determinadas coisas. Até tomamos caminhos diferentes para não cruzarmos com elas pelo caminho. Mas o Senhor sabia que Jonas precisava aprender algo muito importante para a vida dele e Deus mandou uma tempestade muito forte que tomou conta do mar e todos no barco ficaram com muito medo do que poderia acontecer. Quando os homens da tripulação acharam Jonas dormindo eles fizeram a Jonas 7 perguntas.
1°) O que se passa contigo, dorminhoco? Imagina alguém chamar um homem de dorminhoco, era rebaixá-lo.
2°) Declara-nos tu agora, por causa de quem nos sobreveio este mal? Eles já estavam certos de que alguma coisa não estava certa na vida de Jonas.
3°) Que ocupação é a tua? Até então, esses homens do navio não viram em Jonas um homem de Deus. Exatamente como acontece conosco quando damos um mal testemunho de Cristo, as pessoas não conseguem ver em nós a Luz de Cristo.
4°) Donde vens? Porque naquela época, dependendo de onde você vinha, você carregava uma maldição consigo.
5°) Qual é a tua terra?
6°) E de que povo és tu?
7°) Por que fizeste tu isto? Aqui, eles já o acusavam de ter tomado uma decisão de desobediência e agora todos estavam condenados com aquela tempestade que os levariam a morte.
- Deus também ao longo da leitura biblica faz perguntas a Jonas:
1°) Jonas você tem alguma razão para essa fúria?" Eita que deve ter doído lá no fundo da alma de Jonas.
2°) "Você tem alguma razão para estar tão furioso por causa da planta?" Isso já foi no capitulo 4
3°) "Você teve pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem nem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?“
Jonas em meio a sua raiva e rancor contra os ninivitas estava valorizando mais a planta que as vidas das pessoas. Será que nós não fazemos a mesma coisa no nosso dia a dia? Valorizamos mais o computador, mais o celular, mais os sonhos que temos do que dar atenção a nossa familia? Dar atenção a uma colega de trabalho que talvez está passando por sérios problemas e você sequer ora com ela? Estamos valorizando "coisas" ao invés de pessoas assim como Jonas estava fazendo. A pergunta do Senhor é a mesma para nós. O Senhor está dizendo para nós: Vê se cai a tua ficha e abra os teus olhos para aquilo que realmente conta para mim. Deixa o teu celular longe de você quando você vier falar comigo em oração para que você possa ouvir a minha voz, diz o Senhor. Parem de fugir comprando passagem para Társis, cuidem de suas familias, cuidem dos teus pais, mantenham um bom relacionamentos com teus irmãos e irmãs, mantenham seus filhos debaixo das tuas asas protegendo-os, não queiram ganhar o mundo, pois Eu o Senhor não estou lá.
Os homens no barco jogaram Jonas ao mar e um grande peixe o engoliu e ele passou 3 dias na barriga do peixe. Ali dentro, molhado, com frio, no escuro e fedendo, Jonas se arrependeu, ele orou 3 dias ao Senhor clamando por perdão e o peixe vomitou Jonas ao mar. Certamente algumas pessoas que estavam na praia viram quando ele saiu do mar e certamente eles creram que aquele profeta tinha uma mensagem do "deus" deles e a princípio o ouviram. E a Biblia diz que eles creram na Palavra de Deus e não que Jonas fora enviado do "deus peixe" que eles criam e a Biblia também conta que o Rei dos ninivitas decretou jejum total, até mesmo os animais não poderiam comer e nem beber naqueles dias, mas que somente orassem ao Deus de Jonas pedindo misericórdia para a vida deles. Leiam a história de Jonas no Velho Testamento, só são 4 capitulos.
Jonas também recebeu perguntas da parte do Senhor e nós também com este texto de Jonas.
- O que você valoriza mais? Coisas ou pessoas? Será que nós somos diferentes de Jonas, amadas?
Tem muita gente que passa a vida toda correndo atrás de se tornar rica. E quando começa a envelhecer percebe que as doenças vêm e percebem que perderam tudo correndo atrás desse „deus Mamom“. Sim, Jesus diz que o dinheiro tem um „deus e que se chama Mamom.
- Ou talvez você tenha uma grande dor em sua vida, assim como o profeta Jonas, alguém que te fez um grande mal e que te feriu e que você não consegue perdoar, tirou o teu dinheiro, não te pagou o que devia, mentiu sobre a tua vida e a vida dos teus filhos, ou um irmão teu te disse coisas que te magoaram, não faça como Jonas que fugiu, mas perdoe, perdoe, e perdoe, nisso estará a tua cura, está a cura da tua vida, a cura das tuas finanças, a cura da tua familia. Procure em teu coração se há alguém que você ainda não perdoou e perdoe agora no nome mais poderoso que é o nome do Filho de Deus
- Veja se não foi você quem possa ter magoado alguém. As vezes ficamos focadas em quem nos magoou e esquecemos de ver que nós também magoamos os outros.
Oremos:

Senhor Jesus nós Te louvamos, Te bendizemos, e pedimos que Tu visite o nosso coração. Tem misericórdia Senhor se em nosso coração há algum Jonas escondido. Que ele saia de lá pelo poder do Teu nome Jesus e nos liberte hoje Senhor de toda a falta de perdão que eu possa ainda ter em meu coração. Dá-me Senhor um coração perdoador como o coração do Teu Filho Jesus.
Encha-nos Senhor com o Teu Espirito Santo e nos dá a força, a graça, a coragem de irmos e sermos o instrumento de perdão na vida daqueles que magoamos. Te oramos no nome precioso e forte de Jesus. Amém

Nenhum comentário: