Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Jejum, Elias, um profeta que sofreu de solidão e de depressão assim como qualquer um de nós

Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

20.8 – quinta feira

14.) Elias, um profeta que sofreu de solidão e de depressão assim como qualquer um de nós - 1. Reis 17


É impossivel falar de Jezabel e deixar o profeta Elias do lado de fora, por isso hoje vamos falar desse profeta que foi tremendo na obra do Senhor. Elias nasceu na cidade de Tisbe, a cidade hoje se localiza na Jordânia, ao sul do mar da Galiléia. Ele foi levantado por Deus como um profeta para confrontar a idolatria em que vivia o povo de Israel. Iguazinho como nos nossos dias onde idolatramos pessoas, Presidentes, chefes, cantores, artistas e fora as imagens que trazemos penduradas nos pescoços e também imagens que chamamos de santos e colocamos dentro da nossa casa e com isso nos afastamos do Deus veradeiro que detesta imagens.
Os israelitas se afastaram do Deus vivo e começaram a adorar a um deus falso chamado Baal. Certo dia Elias encontrou Acabe e falou: Certamente o Senhor Deus de Israel não trará mais chuva a Israel nos próximos anos. A chuva voltará apenas mediante a minha palavra. Depois disso, Deus pediu que Elias fosse para o riacho de Querite que ficava a leste do rio Jordão e que lá ficasse até as novas ordens dele. Em 1 Reis 17, temos o registro de que o profeta Elias anunciou que haveria uma grande seca. Devemos lembrar que Baal era considerado o deus da vida e da fertilidade. Logo, tal seca representava um ataque direto à suposta capacidade desse ídolo de controlar as condições do tempo. Vocês já ouviram isso em algum lugar? Eu sim, quando eu era pequena minha mãe freqüentava os terreiros de macumba e eles se denominavam santos. Santos que fumavam e bebiam cachaça para verem o futuro. Alguns deles diziam que eram donos dos tempos, dono dos mares, etc. Imagina, Deus o Criador fez todas as coisas e como pode uma entidade mentirosa dizer isso que ele é dono. Isso mesmo estava acontecendo em Israel. Elias fez como o Senhor lhe ordenou. Afastou-se da cidade e sobreviveu as margens do riacho de Querite por algum tempo, até que este secou porque não chovia mais sobre a terra mais ou menos há 3 anos. Deus voltou a falar com o profeta e ordenou-lhe que fosse para Serepta, hoje em dia onde fica a cidade do Libano, para encontrar-se com uma viúva, ela haveria de alimentá-lo. De forma milagrosa e providencial, Deus multiplicou a reserva de farinha e azeite da viúva até que a chuva voltasse a cair sobre a terra 1 Reis 17:14. Ainda no mesmo capítulo, lemos sobre a enfermidade do filho da viúva onde ele veio a falecer. Elias orou a Deus e o filho da viúva foi restaurado à vida novamente 1 Reis 17:19-22. Elias ficou na casa dessa pequena familia e enquanto durou a seca, não faltou azeite e farinha na casa dessa viúva. Elias confrontou os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá eles foram até o Monte Carmelo, situado hoje em dia em Haifa, no norte de Israel. Ali, dois sacrifícios seriam apresentados, um pelos pagãos e outro pelo profeta do Senhor. Ninguém poderia queimar os sacríficios, pois o fogo deveria surgir de forma sobrenatural. O verdadeiro Deus seria aquele que queimasse o sacrifício. Os profetas de Baal fizeram tudo o que puderam, mas nada aconteceu. Elias então consertou o altar do Senhor que estava quebrado, e pediu que derramassem água sob o holocausto. O profeta Elias clamou ao Senhor, e Deus respondeu com fogo que consumiu o holocausto. Todo povo de Israel reconheceu que “Jeová é Deus”. E esse é o significado do nome de Elias. Naquele dia os profetas de Baal foram mortos e uma grande chuva caiu sobre Israel. O período da seca chegou ao fim conforme Elias havia anunciado 1 Reis 18:40,41.
Sabendo disso, Jezabel prometeu vingar seus profetas e matar Elias. O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto da Judéia. A ameaça de Jezabel e a situação de Israel para o profeta que tinha amor pelo nome do Senhor, fizeram com que ele ficasse desanimado e deprimido. Elias era o porta-voz de Deus na terra, e infelizmente, ele acabou fixando seus olhos nas circunstâncias terrenas ao invés de olhar para a força do Senhor. Exatamente como nós também fazemos quando temos um problema enorme. Nós não confiamos nesse Deus que é grande. Nós o achamos pequeno para nos ajudar.
Quais foram os sintomas de Elias?
- Elias quis se isolar. Ele entrou numa caverna de onde não tinha vontade de sair. Assim como nós quando estamos numa tristeza profunda não queremos ver e nem falar com ninguém. 1 Reis 19:9.
- Ele demonstrou sentir grande descontentamento, desesperança e desinteresse pela vida. Chegando a pedir a Deus que tomasse a sua vida, pois tudo o que ele queria era morrer. Quantas vezes nós também desejamos morrer a continuar vivendo. 1 Reis 19:4.
- "Elias também apresentou baixa autoestima, expressando um sentimento de culpa e inutilidade." ...“ não sou melhor do que os meus pais”. Algumas pessoas também quando estão afetados e muito tristes começam a se comparar com a vida dos seus pais, se achando inúteis, assim como Elias estava fazendo. 1 Reis 19:4.
- Ele também esteve inquieto, com certos pensamentos que se repetiam em sua cabeça. Assim como nós quando temos um grande problema e não conseguimos desligar os nossos pensamentos e perdemos noite de sono. 1 Reis 19:10,14.
- Ele se sentia sozinho, solitário. Quem sabe até aflito com seus pensamentos. Você e eu conhecemos isso também.1 Reis 19:10.
Como Elias se recuperou do seu momento de depressão?
A Biblia diz que Elias foi tratado por Deus. O Senhor lhe forneceu alimento, descanso e vigor. Recuperando as suas forças. E é isso o que devemos aprender com essa história de Elias quando percebemos que estamos entrando num quadro de depressão ou se já estamos nele já há algum temos. Quando a Biblia diz que Deus cuidou de Elias, o Senhor está a nos dizer que devemos procurar ajuda dentro da familia de Deus. Ler Sua Palavra que é sagrada, conversar com uma pessoa que você confia e pedir a ela que ore por você. Essa pessoa não precisa ser o teu Pastor ou a sua esposa, mas alguém que você realmente confia.
- O Senhor pacientemente escutou o desabafo do desanimado e deprimido Elias, do mesmo jeito o Senhor faz também conosco. Ele escuta o nosso doloroso desabafo e amorosamente nos mostra o quanto Ele está cuidando de nós.
- Deus fez promessas a Elias de que o ministério dele não tinha sido um fracasso e muito menos que ele estava sozinho na terra. O Senhor faz o mesmo contigo e comigo quando não vemos um caminho de esperança a nossa frente.
- Deus falou a Elias que ele não estava sozinho mas que ainda havia 7 mil profetas em Israel que não tinham se dobrado em devoção a Baal. 1 Reis 19:18. O Senhor também nos diz que outras pessoas também passam por esses mesmos tipos de problemas pelas quais passamos e que nós não estamos sozinhos em nossa dor.
- O Senhor avisou a Elias que ainda havia uma importante missão que estava esperando por ele e que ele deveria fazer. Esse mesmo aviso o Senhor nos dá. Olhe para mim, diz o Senhor, não temas, levante-se, pois EU o Senhor te ajudo e te tomo pela mão direita. Isaías 41:10 e eu tenho algo importante que só você pode fazer.
- O Senhor revelou a Elias a morte de Jezabel e o fim do culto a Baal em Israel. Também disse a Elias que ele deveria ungir Eliseu como o próximo profeta de Israel. Elias foi plenamente restaurado em sua dor; e aquele homem que pensou que a morte era o melhor fim para sua vida, Deus o tomou e foi levado milagrosamente ao Céu sem provar a morte 2 Reis 2:11.
- O que eu aprendi na historia biblica de hoje?
Que nós, passamos por momentos assim onde desejamos morrer do que continuar vivendo. Se um profeta de Deus teve esses momentos de profunda tristeza de ver o povo de Deus afastado desse jeito, nós também nos entristecemos de ver como as coisas estão andando neste mundo. Mundo onde nós e nossa familia vivem.
- Tem muita gente que diz que crente de verdade não sofre depressão e que não pode ficar triste. Pode sim, pois crente não tem que ficar com as canjicas "os dentes", o tempo todo sorrindo como se fosse uma hiena e que não sente dores. A diferença é a confiança que temos em Deus de que Ele nos dará a força suficiente para passarmos pelos problemas na companhia dELE.
- Nós sabemos que hoje em dia não só os adultos sofrem de depressão assim como crianças, adolescentes e jovens. É o mal do século. Hoje em dia com tantos lares desfeitos e tantas coisas acontecendo as crianças não são somente crianças e nós mulheres e homens não temos suportado tanto peso para carregar.
Elias, um grande profeta de Deus depois de um grande sucesso, que foi ver o fogo do Senhor descer do céu e queimar o altar teve uma fase de profunda tristeza depois desse grande dia. Ele pensava que as coisas com o povo de Israel iria acontecer assim como o fogo que caiu do céu. Mas não foi assim. Para trazer as coisas quebradas em ordem é preciso tempo. Por isso, te dê este tempo. Busque ao Senhor, confie nEle, grite a tua dor e peça força a este Deus que fez os céus e a terra e que também te fez. Deus te abençoe.

Nenhum comentário: