Você faz toda a diferenca!

sábado, 29 de agosto de 2020

Jejum, Ana, a mãe de Samuel esperou

  Jejum mês de agosto de 2020:

Os que esperam no Senhor“

2.) Ana, a mãe de Samuel – 1. Samuel 1

Seu marido se chamava Elcana e ele tinha 2 mulheres.
Ana era a 1° esposa, mas ela não conseguiu dar a Elcana filhos, e então ele se casou com Penina. A Biblia conta que Penina provocava Ana sem dar tréguas.
Ela deveria sofrer muito quando Elcana saia para trabalhar nos campos e ela tinha que ajudar Penina com as crianças, não por causa das crianças mas sim por causa das provocações de Penina, pois com certeza elas viviam na mesma casa, debaixo do mesmo teto, muito comum naquela época. Ana estava rodeada de gente mas com certeza muito sozinha, solitária em sua dor, triste e infeliz. Quantas vezes nós também nos sentimos assim? Familia em redor, um bom trabalho, mas dentro da gente uma tristeza que só a gente sabe.
Uma mulher sem filhos naquela época era desprezada na sociedade em que ela vivia. Era desprezada pela propria familia.
Para a familia era como se Deus a castigasse por ela ser má interiormente onde só Deus poderia ver. Pensem na tortura.
A Biblia conta que uma vez por ano eles iam até a cidade de Ramataim até Siló, uma distancia de 30 Km mais ou menos para adorar o Senhor e cumprir as tradições de sacrificio.
Penina a provocava tanto que Ana não tinha vontade de comer.
Elcana amava Ana e ele quando a viu triste, sem vontade de comer ele lhe perguntou se ele não lhe era melhor que 10 filhos. (versiciculo 8)
Isso me leva a pensar que a outra tinha uns 10 filhos com ele.
Cada filho nós sabemos que leva quase um ano pra nascer.
Ana deveria estar estéril há mais de 12 anos. Sua dor devia ser imensa, eu mesma esperei pelo meu 1° filho 15 anos.
Ana estava no Templo orando e ela se derramou na presença do Senhor. Sua dor era tão grande que ela não conseguia mencionar palavras. Já aconteceu com você algo parecido? Comigo sim.
Ela foi tida pelo profeta como uma bêbada, Imagina, ele era o representante de Deus na terra. Mas ela não se deixou abater com essas palavras. Ela esclareceu a ele o que estava se passando com ela. E o profeta a abençoou. Vamos ver no verso 18 o comportamento de Ana depois da palavra do Profeta:
1°) Ela disse humildemente que ela esperava que a oração dela tivesse achado graça e favor diante do Senhor.
2°) Ela seguiu o seu caminho e voltou a estar ao lado de seu marido.
3°) Ela comeu
4°) E o seu rosto já não era mais triste.
Amadas, vocês podem estar se perguntando o que a história de Ana tem a ver comigo? Ana esperou confiante no Senhor. Ana, queria um filho. E você? Penina, perturbava Ana lhe apontando os filhos. Talvez você se sinta triste em ver que suas amigas estão se casando e você não conseguiu ainda sequer um namorado. Talvez seus amigos, amigas, familia, lhe cobrem isso com indiretas. Exatamente como Ana foi cobrada pela sociedade a dar um filho a Elcana. Ana, entendeu pelo caminho da oração, que isso não iria acontecer se ela quisesse esse filho só para ela. Por isso mesmo antes de recebê-lo, ela o consagrou ao Senhor.
Você não gostaria de consagrar tua vida de casada hoje ao Senhor?
E nós que já somos casadas, que tal consagrarmos os nossos maridos no Altar do Senhor?
Ana, consagrou ao Senhor o que ela ainda não tinha, tudo pela fé. Veja o que está escrito no verso 11: „ Senhor, eu o devolvo para você.“ Será que nós hoje poderíamos orar assim?
- Senhor, eu devolvo para você o meu casamento, o meu marido, os meus filhos, o marido que estou esperando há tanto tempo.
Eu o devolvo para Ti, Senhor. Amém!

Um comentário:

Mari pav disse...

Amém amiga!
Uma das históricas bíblicas mais tocantes para mim!

Beijocas 💕