Imagem do blog da Elaine Gaspareto
Existe um texto muito legal em alemao e que eu coloquei no Facebook. Ai, a Li me disse que nao conseguiu entender a traducao. Ok, difícil sim porque o texto é meio irônico e só quem vive na terrinha consegue entender nas entrelinhas. Entao ontem com um tempinho por aqui traduzi nao ao pé da letra mas de maneira que vocês poderiam entender. Divirtam-se pois, o texto é sensacional.
A época do Advento é a melhor época do inverno.
A maioria das pessoas têm gripe de inverno. Que é acompanhada de febre. Nós também temos uma, (mas ele se refere ao presépio de natal que em alemao se escreve: Krippe e ele faz uma mistura com a palavra gripe).
Três semanas antes do Natal chegar, papai monta na nossa sala o presépio e minha irmã e eu podemos ajudar.
Muitos presépios sao chatos mas o nosso nao. Nós temos outros personagens para o presépio. Eu mesmo por exemplo uma vez coloquei o José no forno, pois estava muito frio e eu achei que ele estava com frio. Mas me parece que o forno estava muito quente e ele saiu de lá todo queimado e com um rasgo nos ombros e um dos pés passou a ter um outro formato que nao ficou muito legal de se ver. Minha mae brigou comigo e disse que nem os santos estao livres da minha estupidez. Mas nao foi estupidez... minha mae continuou dizendo que Maria sem marido e sem o menino Jesus nao é bonito de se ver. Gracas a Deus eu tenho muitas figuras na minha caixa de brinquedos e fui procurar um boneco para substituir o José. Achei um Donald Duck e para o menino Jesus achei o boneco do Asterix, pois ele é bem pequeno e fora disso ele foi o único que coube dentro da manjedoura.
A mamae explodiu de raiva e disse que o menino Jesus nao poderia jamais ser a figura do Asterix e que sendo assim seria melhor colocar a figura do menino Jesus queimado.
Atrás do menino Jesus nós temos dois touros, um burro, um hipopótamos e um brotosauro. O hipopótamos e o dinosauro eu mesmo coloquei no presépio porque eu achei os touros e o burro muito chato ali sozinhos
Do lado esquerdo ao lado da manjedoura nós colocamos os três reis magos. Um dos reis magos no último Advento quando papai o limpava ele o deixou cair e o pobre se espatifou no chao. Para completar o trio eu peguei a figura do boneco do Batman para ser o substituto do terceiro rei mago que se quebrou. Os três reis magos trouxeram presentes para o menino Jesus. Ouro, incenso e mirra. Para o ouro eu peguei aquele papel dourado que vem dentro das embalagens de chicletes. Para o incenso eu peguei um cigarro de Malboro e tirei lá de dentro o fumo. Agora ele tem um cheiro bem forte quando a gente o acende. O Batman tem uma pistola na cintura, eu sei que isso nao é nenhum presente para o menino Jesus, mas quer saber de uma coisa? Com isso ele se defende do Dinosauro. Atrás dos três reis magos tenho alguns indios de cabelos vermelhos e um anjo desse tipo bem clássico.
O anjo tem o pé quebrado, por isso eu o coloquei sentado numa motocicleta, pra ficar mais fácil, assim quando ele quiser ele pode dirigí-la, porque com certeza ele nao pode mais voar tao certinho como antes.
E isso é tudo o que temos no nosso presépio, e eu acho que é o suficiente. À noite a gente apaga as luzes, acendemos as luzes do presépio e fica tudo muito bonito. Nos sentamos em volta dele e cantamos melodias do Advento.
Traducao de Georgia Aegerter
( Quelle unbekannt)
Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor.
10 comentários:
Que lindo esse texto. Fiquei imaginando cada solução dada pra repor os personagens verdadeiros e tanta criatividade apresentada. No final, mesmo com tudo trocado ,queimado ou reparado, o importante aconteceu: família reunida, natal acontece assim.LINDO! beijos,chica
Isso mesmo Chica, você entendeu perfeitamente a mensagem do texto. O menino, achou sempre uma solucao aos seus olhos. Eu adoro este texto e a Viviane no ano passado o copiou e o enviou a sua professora que depois nos contou deu muitas risadas e mostrou para a família toda.
E hoje por cai cai muita neve, estamos com tudo branco...
Um beijao
Haja criatividade amiga. Mas depois de tudo isso o que verdadeiramente interessa é o Natal acontecer. Que interessa um presépio muito lindo a quem ninguém liga e que só serve para decorar uma parte da casa.
Um abraço
Isso mesmo Elvira. Muita gente arruma o presépio somente nesta época do ano. Eu penso que o presépio tem que fazer parte de todos os dias da nossa vida.
Beijos
Essas histórias natalinas com neve, devem ter outra graça, que no verão de Dezembro não combina....
Diverti-me mesmo, Georgia, ao ler esta descrição bem original desse presépio que a menina montou !
Entendo que ela se serviu da sua imaginação de criança entendendo que o mundo já não é como há 2012 anos antes.
Como saberás, faço colecção de muita coisa : Presépios, Cristos e S. João Baptista.
Tudo peças de artesanato !
E vejo em cada uma nova peça a interpretação que o artista deu à sua realização !
Qualquer dia, os Reis Magos chegam de heli, ou mesmo de jatinho pessoal !!!...
A pistola será substituída por um anti-míssil, pois anda muito espírito malévolo vestido de santinho !
Para tua informação, tenho presépios originários de muitos países. Imagina, por isso, a diversidade que há na sua concepção ! Desde um chinês, a um do Alasca, passandopela Europa, pela América Central e pela América do Sul.
Uma delícia essa história que traduziste e nos facultas !
Bom Natal, Georgia e Família.
Um beijo.
ahahaha que texto legal, divertido, parece uma crianca contando, Ge! e vc traduziu com perfeicao.
O texto é repleto de graça, bom humor e atualidade! O autor brinca com o lúdico e o simbólico!
Muito apropriado!
E mexe com a imaginação, remete a memórias antigas...
Aqui em casa, há muitos anos passados, houve um presépio com o "Simba" do rei leão... Apareceu misteriosamente. ;))
Bons tempos,
as meninas eram meninas.
Obrigada Georgia; adorei!
beijos
(posso copiar?)
Pode, pode sim copiar.
Bjos
Adorei !!!
Bjs.
Elvira
Postar um comentário