Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Máquinas e Pessoas


Christian se dirigiu à farmacêutica, uma jovem super simpática e pediu um spray para nariz. Ela conversou com as criancas assim:
- Olhem aquele televisor e veja como o remédio que seu pai quer vai chegar até aqui. E ai, todos nós vimos como um pequeno robot de bracos longos pegava com suas maos de ferro o remédio que ela digitou e colocava-o numa janelinha onde o remédio chegou num escorregador. As criancas ficaram fascinadas e até mesmo o Christian. A jovem sorria feliz dizendo que era muito divertido pegar remédios no almoxarifado.
Eu, que a tudo assistia...estraguei a festa dizendo: - É uma pena, pois um robot nao tem uma família para sustentar e ali bem que poderia trabalhar uma pessoa para trazer um salário para casa.
A jovem me olhou meio desconcertada. Na idade dela a gente nao pensa nessas coisas. Ao sair da farmácia Christian me falou: - Precisava falar aquilo? Ela estava tao feliz com a demonstracao.
Pois é, essa situacao tivemos também no mercado onde compramos carne. Há somente uma pessoa- caixa, todas as outras você mesmo chega com a mercadoria e faz toda a transacao. Christian que adora essas coisas foi logo para um caixa desses e eu fiquei na outra fila e ele me chamando...veio uma mulher perguntando se estava tudo bem e ele disse: - Minha esposa insiste em ficar no outro caixa. A mulher sem entender se dirigiu a mim e me disse: - A senhora nao gostaria de experimentar o nosso novo sistema? Ele é muito bom e facilita muito.
Disse a ela que isso seria um perigo para o lugar dela. E que eu estava me negando a mandá-la embora para casa mais rápido. Gente, a mulher ficou me olhando sem conseguir falar. Quando ela conseguiu falar ela me disse: - Pena que nem todos pensam como a senhora.
Fui semana passada na IKEA e lá tínhamos mais de 30 caixas com pessoas trabalhando e ontem tinhámos 4 caixas e todas as outras eletrônicas. Eu novamnete me neguei a ir para uma caixa dessas. Gente, cada vez mais em nome do progresso, em nome da perfeicao, em nome da rapidez, estamos colocando robots nos lugares de pessoas e nao me venham dizer que é assim mesmo, porque nao precisa ser. Queremos tanta rapidez para quê? Tanta eficiência para quê?

E se você faz parte daqueles que preferem um caixa desses, saiba que você está contribuindo para que um pai de família perca o seu salário. Você é responsável porque aquelas criancas nao têm comida à mesa, pensem bem antes de sair abracando qualquer novo progresso. Calcule se ele nao está tirando o emprego de alguém, pois esse alguém poderia ser você.
Também admito que existem certos empregados que seria melhor ter um robot no lugar dele de tao mal profissional que ele é. Mas eu nao estou me referindo a este tipo de situacao.


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: