Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Como viver em outro país?

Parte 10 - Grávida, Christian fica desempregado...

Christian nesta época trabalhava para uma firma em Frankfurt. Ele viajava no domingo à noite e ficava lá até quarta-feira, dirigia 2 horas e meia para estar em casa uma noite e viajava de volta na quinta- feira bem cedo e retornava na sexta. Foi uma fase muito estressante essas viagens.

Faltavam poucas semanas para o Daniel nascer quando a firma em Frankfurt resolveu fechar às portas. Despediu todo mundo. Ele chegou em casa naquela semana, esgotado, prá baixo, sem forcas, desanimado. Tínhamos investido muito, estado sozinhos tantos meses e agora a firma se ia. Muitas foram às noites em que eu tive que levantar porque Christian tinha dores de estômago, nao conseguia dormir preocupado com a nossa situacao. Eu me levantava, fazia um mingau de baunilha, um chá, muitas noites em claro...e muitas oracoes.

Nos sentamos para o café naquela manha e logo uma idéia me veio à mente e dividi com ele minha questao.

-Chris, por que é que você nao fica autônomo?

Ele levou um baita de um susto! Ele morria de medo. Discutimos vários pontos e eu disse a ele:
- Olha, firma alguma oferece seguranca. Veja, tantos anos investidos nessa firma e ela fechou e mandou todo mundo embora. Nao vejo diferenca. Eeeeu, se fosse você, iria enviar um email para essas firmas que você prestou servico e que eles gostaram muito de você e iria tentar. Nao te custa nada no momento. Você está mesmo desempregado, você só teria a ganhar.
Ele passou aquele final de semana remoendo a idéia na cabeca dele, mas eu nao disse mais nada, afinal ele é quem sabia melhor do que eu como as coisas funcionam aqui na Alemanha.
Na segunda-feira ele saiu para o ministério de financas e foi tomar informacoes como ele poderia montar uma firma de prestacoes de servicos. Pegou toda a papelada, deu entrada na hora e uma hora depois ele tinha aberto a firma. Chegou em casa, enviou emails prá todo mundo que ele tinha trabalhado e se ofereceu. Depois de tudo feito me contou a novidade. E eu disse: -
Entao estamos na chuva e sem guarda-chuva, vamos nos molhar, entao, rs.
Ele me respondeu:
- Molhados nós já estamos, agora nós vamos é pegar o sol, rs.

No comeco da outra semana mais ou menos uma firma que ficava a uns 120 Km daqui fez contato. Ele viajou para lá, (essa é a mesma firma que fui ter com ele para encomendar o Daniel, lembram rs.) Ele voltou naquele mesmo dia com um contrato assinado, suas horas seriam pagas como ele queria e também a viagem de carro que ele teria que fazer para lá. Muito bom.

Algumas semanas mais tarde uma outra firma também fez contato. Uma pertinho da nossa casa, no bairro aqui do lado. Eles o queriam para um dia na semana. Como autônomo ele podia fazer isso. Trabalhava na outra firma 3 dias na semana e um dia nessa e um dia ele tinha para estar com a família, por enquanto.... E o melhor gente, dinheiro em caixa.

Como Christian muitas das vezes precisava trabalhar de casa durante à noite, Daniel perdeu o quarto dele mesmo antes de nascer, eu continuo depois...


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: