Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Como viver em outro país?

Parte 9 - Comprar e depois trocar

Para treinar a língua, eu comprava muitas das vezes uma blusa de tamanho menor para depois trocá-la. Muitas foram as situacoes engracadas, muitas das vezes usei o mesmo verbo de trocar dinheiro, para trocar a peca de roupa,rs. Nao enxerguei a diferenca até que um dia uma senhora numa loja me disse assim:
- Olha, quando você troca dinheiro, entao você utiliza esse verbo, mas neste caso que você quer trocar a blusa o verbo é este aqui... - Ri muito da minha situacao e fiquei agradecida àquela senhora.

Outra situacao que nunca me esqueci foi quando fui à padaria e pedi a mulher um pao grande e a pedi que o cortasse na máquina. Mas usei o verbo errado. Ao invés de pedí-la para cortar em fatias, o verbo que usei foi para cortá-lo e jogá-lo fora, ahahahaha! A mulher na padaria riu de mim e eu perguntei o que tinha sido. Ela entao me explicou a diferenca. Essas situacoes foram muitas. Mas a gente tem que levar na esportiva, pois o melhor é falar, mesmo que errado. Enquanto eu morria de vergonha de falar, nao aprendia, pois ficava inibida, com medo de errar. Eu cheguei a um ponto que pensei: Por que é que eu tenho que falar essa língua perfeita? Mas eu nao tenho. Eu sou brasileira e nao sou alema, nao preciso de maneira alguma falar perfeitamente. E se por um lado eu tento me expressar, por outro lado, eles também têm que tentar me entender.
A partir dessa minha conscientizacao a coisa fluiu. Eu faco tudo, resolvo tudo por aqui como já contei prá vocês. Discuto na escola do meu filho se preciso for, resolvo as papeladas no banco, Christian nao pára o mundo dele para me socorrer no meu dia a dia nao. Cada um tem o seu papel e sua funcao e eu levo o meu muito bem.
Eu lamento que somente tive essas 10 semanas de curso intensivo. Nao tive como fazer outros cursos porque os filhos chegaram e o tempo mingou... mas nem por isso eu me deixo intimidar.
Uma coisa que fazia no comeco também, era por exemplo: - Pedia ao Christian para me escrever no papel o que eu precisava perguntar no banco. Ele me escrevia o verbo principal da frase e eu a partir dali formulava a minha frase. Com erros, mas a formulava e eles me entendiam.
Christian desempregado e eu grávida como foi nossa reacao...tema para a próxima série...


E uma nova Blogagem Coletiva está na blogesfera.
Quem estiver interessado em participar passe no Compulsao Diária.


Um abraco


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: