Você faz toda a diferenca!

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Meio Ambiente


A decisao da nossa Chanceler aqui na Alemanha Angela Merkel certamente estimulará as maiores discussoes sobre a preservacao da biodiversidade global.
Ela afirmou que vai dar 500 milhoes de euros até 2012 e depois ela pretende que essa soma seja anual para a protecao das florestas.
«Estamos prontos para assumir a responsabilidade», afirmou Angela Merkel. «Estamos prontos para fazer tudo o que pudermos para salvar e guardar as riquezas da Terra e a fundação da vida para a humanidade».
Atualmente, a Alemanha já contribui com 210 milhões de euros anuais para a protecção das florestas internacionais.
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso, saudou a Alemanha. “Se os 191 países da Convenção tiverem o mesmo espírito de Merkel, poderíamos mostrar que estamos a falar sério quando defendemos a redução da perda da biodiversidade”, considerou.
O Greenpeace também saudou o anúncio da Alemanha. “A chanceler Merkel deu um sinal muito forte e importante”, comentou Martin Kaiser, líder da delegação da Greenpeace na conferência em Bonn.
De acordo com os estudos da ONU, o planeta enfrenta a maior crise de extinções desde o desaparecimento dos dinossauros, o que pode prejudicar a produção agrícola. Os especialistas reunidos em Bonn, procuravam formas de abrandar o ritmo da extinção de plantas e animais.
Uma das soluções apontadas é a atribuição de pagamentos aos camponeses para que protejam as florestas, uma vez que cerca de 20% das emissões mundiais de gases do efeito estufa provêm da destruição de florestas. Pesquisado Aqui.
A perda de biodiversidade prejudica a saúde. Um quarto da Fauna Mundial, desapareceu em 35 anos. A Fauna Terrestre sofreu uma reducao de 25%, a da Água Salgada 28% e o da Água Doce 29%.
Estamos vivendo um dos maiores episódios de extincao da História e o Homem contribuiu para o desaparecimento de cerca de um por cento das espécies por ano. A poluição, a agricultura, a expansão urbana, o recurso excessivo à pesca e à caça são as razões citadas para explicar esta tendência.
O ser humano consome cada vez mais recursos naturais, gastando 25% acima do que a natureza é capaz de substituir.
«A redução da biodiversidade significa que milhões de pessoas vão ter um futuro onde as reservas alimentares serão mais vulneráveis aos insetos e às doenças e onde a água estará disponível em pouca quantidade e irregularmente», lamentou James Leape, director-geral do Fundo Mundial para a Natureza.

Fazendo parte da Blogagem Coletiva do Faca a sua Parte, sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

E eu vou ficando por aqui e voltando na terca-feira.

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: