Você faz toda a diferenca!

sábado, 31 de maio de 2008

Fumar ou nao fumar, eis a questao

 Nao vou ser demagoga escrevendo aqui que você nao deveria fumar. Como também nao vou escrever que fumar prejudica a sua saúde e a minha também. Há muitas outras coisas nesse mundo que também estao estragando a nossa saúde. Assim como nao vou escrever aqui que fumar é ruim. Pode ser prá você que nunca fumou, mas para quem fuma é muito bom, é relaxante. Eu quando fumava brincava com a fumaca fazendo bolinhas ou simplesmente me distraía com ela tentando achar uma forma de desenho na fumaca.
Eu costumo dizer que quem entra na chuva, vai acabar molhado. Quem fuma arrisca a sua vida e a vida daquele que nao fuma também. E dai? É, isso mesmo, e daí? A fumaca do carro que você dirige também faz mal e ninguém pára de dirigir, nao é mesmo?
Eu já fumei. Fumei de carregar carteirinha e fumá-la todinha. Logo cedo até mesmo antes do café da manha. Fumava a qualquer hora e em qualquer lugar. Fumei acho que por uns 5 anos ou mais.
Um dia comecei a perceber que ficava com pigarro, achei que estava ficando resfriada, mas o resfriado nunca chegou e aquela sensacao de algo grudado na minha garganta continuava. Fui a um médico e ele me explicou que geralmente os fumantes eram possuidor de pigarros.
"Possuidor", fiquei pensando exatamente nessa palavra. Eu possuo. Eu possuo algo. Eu possuo o pigarro derivado do cigarro que eu fumo.
Pedi ao médico que me explicasse como se dava mais ou menos essa coisa na minha garganta e ele me explicou que poderia ser refluxo laringo-faríngeo. Que é o retorno do conteúdo do estômago para a laringe e a faringe uma porçao superior do tubo digestivo.
Naquela época com 21 anos eu nao entendi patavinas daquela explicacao, mas quando vi minha sogra há 3 anos atrás tendo um câncer no estômago, nao sei porque, me veio na mente essa explicacao médica: "É o refluxo laringo-faríngeo, que é o retorno do conteúdo do estômago..."
Claro que pessoas que nao fumam também podem ter pigarro derivado de uma má alimentacao. Mas para quem fuma o risco de que toda essa secrecao num vai e vem entre a garganta e o estômago pode significar outra coisa, ah, isso pode.
Bem...dada essas explicacoes eu resolvi que queria parar de fumar. E como parar? Eu já havia tentado em outras ocasioes e nao havia conseguido. Sempre voltava a fumar.
Uma noite fui a um culto numa igreja Batista e lá o mensageiro me apresentou a Jesus sendo o Deus-Filho que podia tudo. Que Ele era o Deus dos impossíveis.
Legal, pensei. Vou desafiar esse Deus a parar de fumar. Se Ele fizer isso, vou mesmo acreditar que Ele é o Deus dos impossíveis. Mas tem um porém, ai Deus dos impossíveis. Falei assim com Deus. Nao quero sentir nenhuma vontade de fumar. Entendeu?
E estou até hoje, 26 anos sem fumar. Assim como também a minha fé cresceu no Deus dos impossíveis.
Mas se você nao quer saber de um compromisso com Deus. Ter uma nova vida em Jesus. Eu digo que você entao precisa de uma ajuda médica para parar de fumar. Porque é mesmo difícil. Nao basta só a decisao de querer parar. Nao basta ter forca de vontade. A pessoa tem que reconhecer que precisa de uma terapia.
Nao é impossível parar de fumar, mas eu digo que é muito difícil sem uma ajuda médica.

Li nesse blog aqui, o que ela passou em relacao ao cigarro. vale a pena mesmo conferir. Click aqui para lê-lo.
Eu estou visitando o pessoal que está fazendo parte da blogagem coletiva e sei que vou ler muita coisa boa.

Este texto faz parte da blogagem coletiva sobre um dia sem tabaco proposto pelo Nando e Nana.

***Recebi um recado da irma da nossa amiga blogueira Elisabete Cunha de que ela sofreu um assalto e que foi baleada no ombro. A Bete é nossa amiga, blogueira pessoa muito especial no nosso meio. Vamos orar por ela.

Bom fim de semana a todos vocês.

Nenhum comentário: