Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Pedofilia


 O abuso sexual de crianças era tratado como um assunto proibido em nossa sociedade. Mas, de alguns anos para cá essa fronteira vem sendo quebrada, e a mulher tem desempenhado um papel muito importante nessa questao.
Os dados sao alarmantes no mundo todo. As conseqüências biopsicossociais e todo o sofrimento durante o abuso sexual na crianca, ela poderá sofrer danos a curto e também a longo prazo. A verdade é: Quem sofreu qualquer tipo de abuso sexual jamais esquece. O perigo nao está longe de casa. Pode ser o próprio pai, como um tio, o melhor amigo da família ou mesmo o vizinho. Eu quando crianca um vizinho nosso tentou comigo e eu coloquei a boca no mundo e meu pai quase o comeu nos socos. A partir dai, meus pais souberam que eu estaria pronta para sempre falar sobre qualquer coisa que poderia me acontecer. Por quê? Porque lá em casa o diálogo sempre estava aberto e sem fronteiras. E eu faco o mesmo aqui em casa. Nao escondo dos filhos que estou triste, zangada ou se chorei e se me perguntam respondo exatamente onde me dói.
O abuso sexual é caracterizado como um ato de violência praticado. Se alguém faz uso de uma criança para sentir prazer sexual e se a criança não for capaz ou não tiver a idade para compreender o que está acontecendo com ela, às conseqüências desse ato brutal a levará a um sentimento de culpa, sua auto-estima será quebrada, sua sexualidade será rompida, terá dificuldades em manter relações duradouras com qualquer pessoa e a falta de confiança em si mesmo jamais será como antes, confiar nas pessoas será algo impossível para ela. A sua visao do mundo será visto por uma outra ótica. Às pessoas nao lhe serao especiais e nem importante em sua vida. Seu mundo foi arrazadoramente quebrado. O Daniel quando vai para a casa de algum amigo para brincar ou para dormir eu sempre falo com ele: Olha, se alguém passar a mao na sua bunda ou no seu pinto, você me fala. Mesmo que essa pessoa te diga para nao me falar, mas você me fala. Hoje em dia ele já comeca mesmo a entender o porquê das minhas perguntas.
A crianca que foi abusada, deverá se submeter ao longo de sua vida a uma terapia. É importante amparar a vítima, dando-lhe todo o apoio. Pessoas que já passaram pelo mesmo problema que ela, deve ajudar na recuperacao dessa crianca. Pois, somente quem já passou por tal trauma, estará melhor equipado para entendê-la, para transmitir-lhe segurança e amizade. Geralmente, ela não acredita que alguém possa ajudá-la, e denunciar o caso nunca lhe passa pela cabeca, pois o fator medo que se instala é alucinante. Por isso, a mae, que é fator principal no desenvolvimento da crianca deve observar o seu comportamento, isso é fundamental, essa observacao. Se houve modificacao, se a crianca que era tao extrovertida se ela agora se recolheu ao silêncio, se foge , quando se recebe qualquer tipo de visitas. Pais!!! Atencao. Talvez o problema nem seja esse, mas talvez outros como drogas, o que nao é o assunto de hoje...
E, em caso afirmativo, com muito carinho e paciência tentar levar a crianca a falar quem foi. A mae deve imediatamente procurar ajuda de médicos e psicólogos. Mae, nao se omita. Mae, NAO feche seus olhos. Mae, Nao finja que o abuso NAO aconteceu. Mae, enfrente tudo de frente. Mae, Nao denunciar só favorece àquele que fez esse ato tao brutal. Mae, Nao deixe que o mesmo aconteca com outras criancas que você conhece.
Um caso que me aconteceu. Eu tinha 20 anos estava indo de ônibus à noite para Sao Paulo. O cara que estava sentado ao meu lado no meio da viagem tirou o pênis prá fora. Quando percebi o que estava acontecendo, falei em voz alta: Motorista por favor, pare o ônibus que esse senhor que está sentado ao meu lado precisa ir ao banheiro. Resumindo troquei de lugar, mas antes coloquei a boca no trombone.

Georgia Aegerter

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: