Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Quando competir é bom

 Daniel e Lucy ficaram sempre juntos durante toda a competicao.
Daniel chegou em casa há 2 semanas atrás enquanto eu preparava a mesa para o almoco e me perguntou assim:
- Mamae, vai ter corrida na cidade e eu gostaria de correr.
- Sei. E o que eu tenho que fazer?
- Nada. A nao ser me deixar correr. Assim eu poderei amanha na escola me inscrever.
Uma semana depois ele chegou novamente perto de mim e me disse:
- Mamae, amanha vai ser a corrida classificatória.
- Que corrida classificatória?
- Mamae, você já se esqueceu que eu me inscrevi prá correr em nome da escola?
- Nao, sim, já me esqueci filho, desculpa. Posso ir te ver?
- Claro!!!
No dia seguinte choveu torrencialmente e a corrida classificatória ficou para uma quarta-feira à tarde. Lá foi a mae se desfazer dos outros compromissos para levá-lo; pois tinha-lhe prometido estar presente. Quarta- feira, fazia um frio de 9 graus, mae congelando mas menino quentíssimo com toda aquela agitacao. Chegamos ao local e lá estava quase que metade da escola. Olhei para o meu filho magrinho do jeito que é, e vocês podem imaginar o que mae pensou, nao é? Me abaixei para falar com ele:
-Daniel, mamae está super orgulhosa por você estar participando das eliminatórias para a classificacao. Mas você sabe: Você pode nao chegar a ser classificado. Falei com ele pausadamente.
- Eu sei mamae, sao muitos nao é?
- Sim meu filho, sao muitos. Vamos comecar os exercícios de aquecimento? Com o frio que está fazendo você poderá ter uma distencao muscular.
- Mae, nao precisa, a professora de educacao física está ai e ela vai fazer isso. Nao se preocupe.
- Mae é assim mesmo filho. - lhe respondi.- é metida a fazer e a saber tudo melhor que outras pessoas e sua mae nao é diferente de outras maes.
Ele sorriu, e eu lhe pedi que me desse cinco com as maos e lá foi ele.
A professora explicou as regras da competicao: As criancas correriam pelos anos de nascimento. Para as séries maiores meninos e meninas competiriam juntos os cinco primeiros lugares e para as séries menores os primeiros cinco meninos seriam classificados, assim como as primeiras cinco meninas. Em caso de empate, os dois se classificariam.
A professora de esporte fez o aquecimento com os competidores.
Daniel correu até a mim para entregar-me sua jaqueta, pois sem ela ele correria melhor disse-me todo empolgado dando pulinhos continuando o seu aquecimento.
- Daniel, você entendeu as regras? Para a sua série que é a terceira, somente os cinco primeiros que chegarem a frente se classificarao. Tanto menino quanto menina.
- Sim, mamae, eu entendi.
Lucy se aproximou do Daniel. Ela é a namoradinha dele desde o ano passado. E desejou-lhe boa sorte. Eles teriam que correr 1.200 metros. Foi dado o tiro de largada e as criancas comecaram a correr. Tenho que confessar que a cada volta meu coracao disparava, Daniel estava conseguindo manter o quinto lugar entre os quarenta competidores e eu nao conseguia acreditar no que estava vendo. Menino parecia que tinha colocado sebo nas canelas e danou a correr. Última volta, últimos metros para a chegada. Daniel olhou para trás para ver qual distância ele tinha do concorrente e viu Lucy, sua namoradinha. Ela havia competido no ano passado e agora ela estaria fora. Ele olhou os colega a frente dele: quatro meninos, nenhuma menina. Últimos metros eu gritava: - Corre Daniel! A mae de Lucy a meu lado gritava: - Corre Lucy!
Foi entao que vimos a cena que emocionou a todos os pais que estavam ali assistindo as eliminatórias. Daniel esticou a mao dele prá trás e Lucy entendeu que ele a queria na eliminatória no próximo domingo e os dois chegaram juntos em quinto lugar.
Eu, já estava chorando como estou agora. A mae de Lucy me abracou. Me senti estar vendo um desses filmes de competicao na televisao.
As professoras organizadoras deram os parabéns aos dois. E eles saíram com os papéis de permissao para o próximo domingo. Ontem foi a competicao. Daniel chegou em 44° lugar como Lucy fez questao de contar. Pois, aqui os meninos correram separados.
Daniel nao tirou em primeiro lugar e nem Lucy. Mas tiraram em primeiro lugar em licao da vida.
Devo confessar que eu nao estava assim nao quando crianca. Era medrosa com essas coisas e nunca participei de nenhum campeonato.
A Alê me incumbiu de escrever 5 filmes que mudaram minha vida. Devo dizer que nenhum filme, Alê mudou tanto a minha vida como a este que acabei de viver. A atitude dele me ensinou a ver o quanto muitas das vezes sou egoista e individualista.

Grande abraco

Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: