Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 16 de junho de 2021

69. Dia de Provérbios 17:8-14

8- Muitas vezes os presentes funcionam, no fundo, como a chave mágica de muitas situações, servindo de muito para quem os utiliza!
9- A amizade faz esquecer muita coisa mal feita. Mas os que andam sempre a discutir são capazes de separar os melhores amigos.
10- A repreeensão dada a uma pessoa sensata atinge muito mais eficazmente os seus objetivos do que cem açoites aplicados a um insensato.
11- Os perversos vivem só para fazer o mal, por isso não deixarão de ter alguém que os castigue severamente.
12- Será menos perigoso ter um encontro com uma ursa enfurecida por lhe terem roubado os filhotes, do que com um doido num acesso de fúria.
13- Para quem paga o bem com o mal haverá sempre maldição na sua casa.
14- É difícil parar uma disputa depois de começada; por isso o melhor é evitá-la antes de se ficar envolvido nela.

 

O verso 9 do capitulo de hoje, fala de amizade, de relacionamento. Muitas das vezes por termos um amigo do qual gostamos muito, nós não queremos muitas das vezes ver a falha que ele tem. Por amor a esta amizade a gente faz olhos grossos e passamos por cima porque não queremos perder o amigo, não é assim muita das vezes? Mas existem também amigos que vivem discutindo por qualquer coisa e o que começou muitas das vezes bem, termina em separação, pois ninguém quer ter uma amizade que vive discutindo com tudo e com todos o tempo todo.

Na vida de casado isso acontece muitas das vezes nós esquecemos a ofensa, com o marido e com os filhos e acreditamos que o Amor que nos une como familia é forte para encobrir qualquer problema. Falar com a familia sobre os problemas que nos acontecem, traz cura para o nosso viver diário.
Muitas das vezes é preciso dar um tempo maior para a outra parte da nossa familia para chegar ao entendimento que nós já temos. Percebemos que o outro ainda não está tão amadurecido no assunto quanto nós.
Nós precisamos ter muito cuidado com assuntos que doem nas outras pessoas. Eu tenho aprendido que muitas das vezes é melhor deixar de lado e esperar. O tempo não cura, como dizem, mas o tempo nos faz amadurecer em vários setores da nossa vida. Estes versos de hoje são fortes em seus ensinamentos. Retribuir com mal às pessoas que nos fazeram o bem, Deus diz que essa pessoa carregará uma maldição sobre si. Muitas das vezes a gente reclama assim: pôxa, mais eu ajudei tanto essa pessoa e ela saiu falando mal de mim. Deus diz que nesse tipo de pessoa há uma maldi♪5ão, por isso elas agem assim. isso é forte demais. Leiam com atenção o verso 13 desta parte de Provérbios.

Com Georgia

Nenhum comentário: