Você faz toda a diferenca!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A destruicao de Cartago parte 3

Clique nas imagens para ampliá-las.

Cartago foi obrigada a pagar novas multas altíssimas à Roma. Todos os seus territórios no estrangeiro foram confiscados e seus navios incendiados. Toda a dívida seria paga num total de 50 anos. Roma queria esperar esse tempo para aniquilá-la de vez, mas Catao um extremista xenófago levou seus colegas do senado a pensar diferente. Muitos o temiam e a história diz que ele era feio que doía. Catao iniciou a 2° Guerra Púnica e ficou famoso com esta frase: " Cartago deve ser destruída".
Os romanos odiavam cada vez mais os cartagineses; pois eles conseguiram em 10 anos pagar os débitos de guerra. Roma nao poderia aceitar isso assim. Catao estava com 81 anos quando visitou Cartago e trouxe em sua capa 3 figos maduros e os apresentou ao senado dizendo que aquela maravilha pertencia aos cartagineses e que eles estavam a apenas a 3 dias dali. Com isso ele conseguiu manipular o senado contra Cartago. Com a a morte de Catao, ele havia providenciado um sucessor da dinastia: Cipiao.
Asdrúbal jovem líder cartagineses, rompeu os termos de paz. Roma enviou 85 mil soldados e exigiu que Cartago se desarmasse e abandonassem para sempre a cidade. Cartago nao teve escolha, eles ficaram e lutaram até a morte.

As tropas de Cipiao romperam às portas de Cartago, deu ordens de espalhar o medo pela cidade. Capturou primeiro as cidades baixas e incendiou às cidades altas deixando as passagens livres para ao fio da espada ir massacrando àqueles que queriam fugir. Os cavalos dos soldados romanos pisotearam os cartagineses ao ponto de seus corpos serem reduzidos a um monte de massa irreconhecíveis. Foram 6 dias e 6 noites de puro massacre. Um grupo de ancioes implorou a Cipiao que poupassem suas vidas. Eram em torno de 50 mil pessoas que foram levados como escravos. Asdrúbal vendo seu povo se entregando também cedeu. Sua esposa o desprezou, o chamou de traidor e maricas , e preferiu se jogar com os filhos ao fogo. Cartago simplesmente queimou por 17 dias.
No mesmo ano Roma fez a mesma coisa com a cidade de Coríntos na Grécia. A Roma Imperial havia chegado com muito sangue nas maos.
Mas por que Roma fez isso?
Fez isso para obter o monopólio do azeite, das azeitonas, das uvas, do vinho e dos cereais.

E as férias continuam num vôo razante pelas praias...


Parte 1 sobre Cartago
Parte 2 sobre Cartago


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: