Você faz toda a diferenca!

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cartago e o controle do mar parte 1

Catedral Católica de Luís IX em Cartago
Clique nas imagens para ampliá-las

"Cartago deve ser destruída".

Esta foi a sentenca de Roma para esta cidade. Em 150 aC, os romanos fizeram toda uma civilizacao que já existia há 8 séculos desaparecer.
Hoje, Cartago que se situa na Tunísia sua parte mais visitada, sao as suas ruínas. A cidade é belíssima, totalmente restaurada, mas sem história. Perto da moderna cidade de Túnis. Cartago é uma antiga colônia fenícia no norte da África, situada a leste do lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. Foi uma potência na Antiguidade, disputando com Roma o controle do mar Mediterrâneo. Dessa disputa resultaram as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída.
Tudo o que se sabe dela, é sobre a sua destruícao. Seus livros foram totalmente destruídos assim como os seus habitantes. Roma estrangulou a cidade, enfraqueceu seu povo durante 3 anos bloqueando os portos.

O exército romano incendiou cada distrito da cidade. O calor foi tao intenso que as paredes de pedras ficaram vermelhas. Foram 17 dias só de fogo. Por que tudo isso? Vamos à História entao...
Os cartagineses eram ótimos navegadores, possuídores de 700 navios; o mar Mediterrâneo nao era mais um segredo para eles.
A maioria dos povos do Mediterrâneo viviam isolados, mas com a chegada dos cartagineses a estas cidades e países eles levaram prosperidade. Da Espanha à Córsega, da Sicília ao Norte da África. Como o comércio prosperava eles montaram uma fábrica de cântaros para facilitar o transporte das mercadorias. Os cântaros iam cheios de azeites, azeitonas, uvas, vinho e cereais, principal alimento desses povos do Mediterrâneo até hoje.
Para entendermos bem o que aconteceu a Cartago, precisamos voltar na história 500 a.C quando Cartago era o centro do mundo, o mar era africano, eles nao tinham inimigos. Roma nesta época, era apenas uma pequena cidade na Itália central feita de madeira e lama.
Por volta de 300 a.C Roma se preparava para se tornar um estado militarizado. Ela estava incomodada que suas ilhas ao lado como a Sardenha pertenciam aos cartagineses, onde eles se beneficiavam com o ouro, prata, cobre, estanho e zinco. Todos esses metais eram levados pelos cartagineses em seus navios possantes.
Como eram feitos esses navios e como os romanos aproveitaram uma chance única, será o nosso próximo tema.

Parte 2 sobre Cartago
Parte 3 sobre Cartago


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: