Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Cartago e Roma parte 2

Viviane e Daniel na entrada das ruínas em Cartago no jardim.
Neste dia tivemos 45° e eu fiz 2 litros de soro caseiro para este passeio, fora os 6 litros de água
que bebemos o dia todo.
Clique na imagem para ampliar.


Roma estava sedenta por poder, em 275 a. C, Roma havia conquistado toda a Itália e agora queria conquistar o mar. Os negociantes romanos que agora eram políticos queriam a Sicília para eles; pois esta se localizava na metade do caminho entre Cartago e Roma. O porto em Motya era onde ficava o abastecimento e armamentos dos navios cartagineses e Roma temia quanto a isso. Tudo isso junto à cobica dos políticos romanos, se deu a primeira Guerra Púnica que durou 25 anos. Roma perdeu 700 navios contra 400 dos cartagineses. Mas por ironia da História, um dos navios cartagineses foi parar em águas romanas e assim capturado. Os construtores romanos o desmontaram e descobriram que em cada peca havia instrucoes escritas. Em apenas 45 dias os romanos conseguiram montar 220 navios.
Roma conseguiu conquistar a Sicília e controlar a passagem no Mediterrâneo Ocidental. Ela atuava como polícia, coletava os impostos e decidia quem podia entrar e sair.
No ano seguinte Roma conquistou a Sardenha e exigiu de Cartago um outro pagamento enorme no tratado Pós Guerra. Mas Roma cobicava muito mais e quebrou o tratado de paz.
Cartago estava sendo vítima de extorcao e eles queriam vinganca. Amilcar Barca um general cartaginese foi enviado ao Sul da Espanha a fim de descobrir uma nova forma de pagar sua dívida com Roma.
Anibal filho de Amilcar, jura que irá conseguir destruir Roma; impulsionado pelo ódio do pai ele pensava que com 21 elefantes bêbados, cheios de vinho ele poderia conseguir o seu intento. Mas somente 1 elefante sobreviveu à jornada. As perdas eram enormes. Quando ele 30 anos depois voltou para Cartago, os cartagineses nao o aceitaram, eles nao confiavam nele. Velho e cansado, Anibal se retira do poder, mas os romanos o queriam morto. Anibal se mata tomando veneno.

Última parte sobre a História de Cartago e Roma continua depois...

Parte 1 sobre de Cartago

Parte 3 sobre Cartago


Atenção: É expressamente proibido a cópia deste texto e imagens sem a autorização prévia do autor

Nenhum comentário: