8- Os lucros conseguidos pela exploração dos
outros, através da avareza e usura, acabarão por vir parar às mãos dos que
defenderam os que foram explorados.
9- Aquele que faz ouvidos surdos à lei de Deus, até as suas orações são
detestáveis.
10- Aquele que faz com que os retos se desviem para um mau caminho será
condenado por aquilo mesmo em que fez pecar os outros. As pessoas honestas
nunca deixarão de ser recompensadas.
11- Os ricaços são gente que em geral se considera muito esperta aos seus
próprios olhos; mas as pessoas humildes, que conhecem bem a vida, sabem
desmascará-los.
12- Quando os justos triunfam há grande alegria. Mas quando é gente corrupta
que sobe na vida, cada um procura esconder-se para se abrigar.
13- Quem esconde os seus pecados nunca
prosperará; mas quem os confessa e os abandona será perdoado.
14- Feliz é aquele que teme o Senhor. Os obstinados nunca serão felizes.
- O verso 8 tem uma história
interessante dentro da Lei de Moisés. Um judeu não podia emprestar dinheiro ou
fosse lá o que fosse e depois cobrar juros de um outro judeu. Eles poderiam
cobrar juros do estrangeiro, mas jamais de um outro judeu.
- O texto de hoje fala também sobre a oração.
Antes de orarmos, é necessário examinar o nosso coração. Confessarmos o
nosso pecado diante de Deus antes de prosseguirmos com a nossa oração.
- Não adianta falar: perdoe os meus pecados, ou perdoe todos os meus
pecados ou perdoe a multidão dos meus pecados. Nada disso. Aliás eu e você não
deveríamos ter multidões de pecados não confessados diante Deus.
- O melhor a fazer é todos os dias falarmos com Deus sobre as coisas
ruins desse mesmo dia. É preciso confessá-los diariamente. É preciso dizer em
palavras o que foi que fizemos. Pois, Deus quer saber se eu e você temos
consciência do que foi que fizemos.
- Se percebermos que erramos no momento do erro ou talvez algumas horas
depois, às vezes alguns dias depois, mas o fato é que: se dentro da gente fica
uma coisa estranha onde a gente diz: sei lá estou estranha/o por dentro,
sentindo um sentimento que a gente não sabe explicar, eu te aconselho: reveja o
que foi que você andou pensando sobre alguém, reveja as palavras ditas dos
últimos dias, reveja o que você fez. Você vai descobrir.
- E se eu e você estivermos dispostas a corrigí-los diante de Deus e
quem sabe diante das outras pessoas também...
- O perdão, só vai acontecer se realmente estivermos arrependidas. Um
coração arrependido, Deus se alegra. Não adianta chorarmos diante de Deus e nem
nos lamentarmos, Ele sabe perfeitamente o que fizemos. Ele não se deixa enganar
por nossas lágrimas sem arrependimento. Prova o teu coração diz a Biblia.
- LEMBRE -SE: Deus está sempre nos dando oportunidades de
arrependimento. Mesmo que você, assim como eu, vamos cometer o mesmo erro.
Sempre volte ao arrependimento, fale novamente: Senhor, fiz o mesmo erro,
pensei que eu já tivesse superado, me perdoe e me ajude a superar em Teu nome
Jesus, obrigada.
Parte 2
-
O texto fala de uma pessoa que tem posses e se ilude pensando que sua riqueza é
produto do seu esforço. Ele fica contando vantagem dos seus negócios e no
quanto tudo o que ele faz, faz sucesso. - Aí, aparece um outro homem, que tem
uma vida mais simples, dá uma lição de respeito ao próximo, tem boas maneiras
ao lidar com as pessoas, se importa realmente com o que acontece a sua volta,
se importa com a sua família. E ai o esperto fica humilhado. - O verso 13, é um
dos meus Provérbios preferidos, pois ele me ensina como eu devo lidar com as
minhas falhas. Que eu não posso me esconder e nem ocultar aquilo que Deus sabe
que eu fiz: “O que encobre os seus pecados não prosperará; mas aquele que os
confessa e abandona encontrará misericórdia." - Deus diz que se eu não
assumir o meu pecado ou não fizer nada a respeito do erro que cometi, eu não
PROSPERAREI, que tanto as bençãos espirituais assim como as materiais, não
acontecerão. Ui,Ui,Ui, eu tô até confessando aquilo que não fiz :-) - Viver em
harmonia com Deus, com as pessoas que eu amo, com meus amigos é tudo de bom.
Por isso ao invés de amargura escolhi viver na alegria, ao invés das lágrimas,
o riso, ao invés das reclamações, a gratidão, ao invés do julgamento em meus
pensamentos e palavras, preferi ENTENDER, ACEITAR e AMAR. Pois o AMOR, encobre tudo o de ruim que eu tenho e tudo
o de ruim que você tem. - Que o Senhor seja exaltado em nosso viver. Deus nos
abençoe em Seu Amor.
Com Georgia