24- Os sábios são louvados pelo seu entendimento. Os
loucos são postos a parte por causa da sua insensatez.
25- Uma testemunha de confiança que diz a verdade pode até salvar uma pessoa.
Uma falsa testemunha é traição.
26- Temer Deus dá ao homem grande força interior; e até os seus filhos
encontrarão nisso proteção.
27- O reverenciar o Senhor é uma fonte de vida; as suas águas livram da morte.
28- Uma população que se desenvolve é a glória dos governantes; a sua redução é
a ruína deles.
29- Uma pessoa com entendimento sabe controlar o seu temperamento. Ela dá-se
conta de que a irritação leva a muitos enganos.
30- Um coração em paz prolonga a vida; mas a inveja faz apodrecer os ossos.
Insensatez só gera insensatez! E parece que quando agimos assim logo a próxima insensatez está batendo a nossa porta. Quantas vezes eu agi dessa forma e depois eu amarguei. A dor de agir com insensatez traz um descontentamento em nós que é sufocante.
O verso 26 é praticamente o centro de toda a Biblia: „Aquele que teme a Deus…“ este será abençoado, este terá a força, a sabedoria, a proteção de Deus, pois o segredo do viver é este: Buscar ao Senhor todos os dias da nossa vida, é isso o que significa: „temer ao Senhor“ e não ter medo do Senhor.
Algo muito profundo está no verso 30: Da mesma forma pela qual um coração sadio garante a saúde do corpo todo, a inveja pode apodrecer os nossos ossos. Aqui Salomão estaria nos alertando da nossa parte física, o nosso corpo e o nosso psicológico.
Me entristece ver como o mundo está doente no seu interior. Como as pessoas não querem mais perdoar umas as outras e de como isso tem ficado cada vez mais grave. Os médicos dizem que há tantas novas doenças no corpo das pessoas que eles não sabem como chamá-las e nem como curá-las e que bastam 10 minutos de conversa para saber o quanto aquela vida está secando por falta de perdão e no quanto aquela pessoa está perturbada e ficando aprisionada no seu corpo por isso.
- A Biblia diz que a falta de perdão gera uma raíz de amargura que traz destruição e contamina a alma, destruindo dia após dia o relacionamento daqueles que se negam a perdoar. A perdoar os pais, os irmãos, os filhos, o vizinho, o amigo, o chefe e por ai a fora. É importante reconhecer que perdoar não é minimizar um erro ou necessariamente se reconciliar. Quando escolhemos perdoar, liberamos uma pessoa do seu endividamento a nós e nós temos paz. A Biblia diz: Tenha paz uns com os outros.
Com
Georgia Aegerter
Nenhum comentário:
Postar um comentário