Você faz toda a diferenca!

domingo, 2 de maio de 2021

49. Dia de Provérbios 12: 15-21

15- O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
16- A ira do insensato se conhece no mesmo dia, mas o prudente encobre a afronta.
17- O que diz a verdade manifesta a justiça, mas a falsa testemunha diz engano.
18- Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.
19- O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento.
20- No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria.
21- Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de mal.

Há tantas coisas importantes neste livro de  Provérbios que eu estou pensando que um versiculo por dia  já seria uma boa decisão para analisarmos a maneira insentata que vivemos. Eu preciso aprender tantas coisas. Parece que quanto mais eu  aprendo aqui com a leitura deste livro, eu vejo o quanto minha vida em muitas ocasiões foi  tão tola, tão insentata, quanta força desperdiçada em coisas sem valor. Não sei como tem gente que consegue ler um capitulo inteiro de Provérbios e passa voando sobre esses ensinamentos, como  não consegue perceber a profundidade do que aqui está escrito. Leia os versiculos de hoje lentamente. E responda para você mesma. 

- Você recebe bem e de bom agrado um conselho quando você não pediu? 

Sim, porque às vezes a gente pede um conselho querendo ouvir um elogio da parte de quem a gente perguntou, pois queremos saber se agimos certo e corretamente em determinada situação. Mas quando alguém vem falar sem ser convidado a opinar na tua e na minha vida, recebemos essa palavra de bom agrado? Que nada! A gente estrapola, é a gota d’água que faltava para transbordar a água do copo. Há também aquelas pessoas que ao falar parece que as palavras dela é só para te menosprezar, para te colocar prá baixo e não para te aconselhar e há aquelas que só querem saber da tua vida para passar os fatos adiante. 

Quando alguém dá um bom conselho, tanto quem dá e quem recebe, ela sente paz e alegria em seu coração

E por último, Salomão fala que  Deus detesta a mentira e que as pessoas que fazem isso, são pessoas más e que elas cada vez mais estarão entranhadas em continuar assim, a não ser que ela se decida a comeãar uma nova vida com Jesus, pois somente Ele, É, o Caminho, a Verdade e o Único que pode nos dar Vida Nova, coração novo, uma mente nova.

Com Claudia Lima e Georgia Aegerter

Nenhum comentário: