Você faz toda a diferenca!

segunda-feira, 12 de abril de 2021

39. Dia de Provérbios 10:7-13 - 3 Parte

7- A memória do justo é abençoada, mas o nome dos perversos apodrecerá.
8- O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o insensato de lábios ficará transtornado.
9- Quem anda em sinceridade, anda seguro; mas o que perverte os seus caminhos ficará conhecido.
10- O que acena com os olhos causa dores, e o tolo de lábios ficará transtornado.
11- A boca do justo é fonte de vida, mas a violência cobre a boca dos perversos.
12- O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados.
13- Nos lábios do entendido se acha a sabedoria, mas a vara é para as costas do falto de entendimento.

3. Parte


O versiculo 10 diz: „Quem fecha os olhos para a maldade, causa os problemas, mas a repreensão clara, promove a paz“.

Casais que não discutem a relação ou os problemas que têm no seu dia a dia para não ter problemas, isso não existe. Casais que não conversam sobre os seus problemas já têm um grande problema. Quem sabe até um problema muito maior onde todos dois querem esconder mantendo uma aparência de que tudo está bem. Claro que a gente não vai ficar falando o tempo todo com os nossos maridos sobre todas as coisas do nosso dia a dia, mas aquelas que para nós são realmente importantes. Mas também nunca discutir, conversar sobre as coisas que nos aborrecem na relação, pode ser fatal. Então, importa falar a verdade em AMOR. Claro que isso é uma arte e que nem todos a têm.
Eu mesma não sou muito boa nisso, eu fico treinando, pensando e repensando cada palavra e na hora „H“, o tiro sai pelo lado errado. Mas é importante se discutir as coisas em AMOR. O que aprendemos aqui neste verso não é a verdade a respeito de cada um de nós, mas a verdade de como nos sentimos em relação ao outro, então é muito importante nós falarmos dos nossos próprios sentimentos, das nossas próprias dores, das coisas que nos ferem e nos machucam. Quando estamos numa discussão ao invés de acusarmos o outro dizendo: „você é assim, você faz e fez assim, essa é a nossa tendência humana, acusarmos o outro e talvez quem sabe para nós mesmas nos escondermos de outras coisas que há em nós que não queremos que o outro nos acuse.

Então como falar sem magoar a outra parte?
Podemos dizer assim: olha, quando você faz assim ou quando você fala dessa maneira, eu me sinto diminuida, sem valor, isso me dói, isso me fere. Não fale do outro, fale de como você se sente. Com certeza a outra pessoa também tem feridas que você causou. A outra pessoa também pensa e sente diferente de nós. Lembre-se: ao discutirmos uma relação temos que fazê-la com o coração, com clareza. A repreensão clara, promove a paz. O verdadeiro Amor, se ajuda mutualmente, relevando as falhas e as ofensas, pois o outro sempre vai querer o melhor do outro e vice e versa.

Com Vilma Correia

Nenhum comentário: